O Conciliare foi desenvolvido para reunir informações dos títulos de forma automática, sendo alimentado com informações referentes as vendas no sistema e aos valores de recebimento e retorno dos títulos. Uma vez que um valor é pago pela administradora do cartão, o Conciliare realiza o recebimento do título e gera no Bimer um lote de baixa de maneira automática. Todavia, em casos de inconsistência, para os títulos com o status Pendente de conciliação o Conciliare permite ajustar essas pendências de forma manual.

Entre outras, esta rotina pode ser utilizada nas seguintes situações:

  • Número de NSU ou autorização errado ou inexistente;
  • Dados divergentes de bandeira ou adquirente entre o Bimer e a administradora.  

    Dica:

    Clique aqui para saber mais sobre a integração do Conciliare com o Bimer.


Confirmar Conciliação 


Esse processo deve ser feito quando há um título com status marcado, que não foi conciliado automaticamente por apresentar algumas informações divergentes em relação as que constam na administradora.

  1. Clique no menu Painel de análise/ Vendas, no painel principal do Conciliare.
  2. Marque o período para apuração por emissão ou vencimento.

  3. Clique sobre um dos Períodos de emissão ou vencimento apresentados, ou seja, de 1 a 180 dias ou informe uma data específica no filtro.
  4. Clique no botão Detalhes na linha referente a empresa exibida.

  5. Em Tipo de valor, selecione a opção Marcados.
  6. Clique em confirmar conciliação

    Dica:

    Para confirmar a conciliação para mais de uma venda, marque os títulos correspondentes e, em seguida, clique em Confirmar selecionados.

  7. Confirme a conciliação da venda.

Desfazer Marcação 


Esse processo deve ser feito para desmarcar um título com status marcado, que não foi conciliado automaticamente por apresentar algumas informações divergentes em relação as que constam na administradora.

  1. Clique no menu Painel de análise/ Vendas, no painel principal do Conciliare.
  2. Marque o período para apuração por emissão ou vencimento.

  3. Clique sobre um dos Períodos de emissão ou vencimento apresentados, ou seja, de 1 a 180 dias ou informe uma data específica no filtro.
  4. Clique no botão Detalhes na linha referente a empresa exibida.

  5. Em Tipo de valor, selecione a opção Marcados.
  6. Marque um ou mais títulos para desfazer a conciliação.
  7. Clique em Desfazer selecionados.
  8. Confirme a ação onde a marcação será desfeita para a(s) venda(s) selecionada(s).

Conciliação Manual


Esse processo deve ser feito quando há um título que veio do Bimer, mas não foi conciliado no site, pois apresenta algumas informações divergentes em relação as que constam na administradora.


  1. Clique no menu Painel de análise/ Vendas, no painel principal do Conciliare.
  2. Marque o período para apuração por emissão ou vencimento.

  3. Clique sobre um dos Períodos de emissão ou vencimento apresentados, ou seja, de 1 a 180 dias ou informe uma data específica no filtro.
  4. Clique no botão Detalhes na linha referente a empresa exibida.

  5. Em Tipo de valor, selecione a opção Pendentes.
  6. Clique em Conciliar.
  7. Através dos filtros, busque informações correspondentes entre as vendas do Bimer e as vendas da administradora, cruzando as informações para identificar a contrapartida da venda e realizar a conciliação.
  8. Clique em Filtrar.
  9. Selecione um título para realizar a conciliação.
  10. Clique em Conciliar

    Após este procedimento, os títulos passarão para o status Conciliado. Visto que o título já está na administradora, assim que for pago será realizado o recebimento automático no Conciliare e, consequentemente, a baixa no Bimer.

Recebimento Manual


Esse processo é feito quando a administradora não consegue identificar um determinado valor gerado pela empresa, fazendo com que a informação de venda não exista no site para ser conciliada com o título do Bimer.

  1. Clique no menu Painel de análise/ Vendas, no painel principal do Conciliare.
  2. Marque o período para apuração por emissão ou vencimento.

  3. Clique sobre um dos Períodos de emissão ou vencimento apresentados, ou seja, de 1 a 180 dias ou informe uma data específica no filtro.
  4. Clique no botão Detalhes na linha referente a empresa exibida.

  5. Em Tipo de valor, selecione a opção Pendentes.

  6. Clique em Conciliar.
  7. Clique em Recebimento Manual.

  8. Informe os dados da baixa, bem como o Motivo da baixa ter sido realizada manualmente.
  9. Clique em Receber.  

     Após este procedimento, os títulos passarão para o status Recebido e um lote de baixa será criado no Bimer.

Ajuste Manual


Esse processo é utilizado para forçar a conciliação de uma venda do Bimer com um registro da administradora que possua informações diferentes (como quantidade de parcelas, por exemplo). Ao executar essa rotina, o título original será renegociado no Bimer, gerando novos títulos conforme as informações da administradora.

  1. Clique no menu Painel de análise/ Vendas, no painel principal do Conciliare.
  2. Marque o período para apuração por emissão ou vencimento.

  3. Clique sobre um dos Períodos de emissão ou vencimento apresentado, ou seja, de 1 a 180 dias ou informe uma data específica no filtro.
  4. Clique no botão Detalhes na linha referente a empresa exibida.

  5. Em Tipo de valor, selecione a opção Pendentes.

  6. Clique em Conciliar.
  7. Selecione no filtro a opção Valor.
  8. Clique em Filtrar.
  9. Selecione um título para realizar o ajuste.
  10. Confirme o ajuste dos valores a ser feito no sistema. 

    Neste momento será aberta a tela de Ajuste de vendas, onde será informado todos os títulos com o mesmo número de NSU/Autorização, de acordo com os dados que foram relacionados (tanto do Bimer como da administradora).

  11. Clique em Ajustar

     Observe que os dados da administradora agora foram substituídos pelos dados do título.