Este tipo de auditoria faz um rastreamento completo do lote contábil selecionado, dividindo por usuário cada ação realizada, fazendo com que todas as movimentações estejam disponíveis para análise. Isso facilita a transparência e permite um levantamento das operações feitas pelos usuários.

Serão registrados na Auditoria todas as inclusões, alterações, exclusões e cancelamentos da exclusão de um lançamento contábil (recuperar lançamentos) tanto manualmente, pelo usuário, como de forma automática, feita pela rotina de geração de lançamentos contábeis do financeiros e do estoque. Além disso, a auditoria também evidencia as seguintes situações, caso haja:

  • Na baixa de um item negativo do contas a pagar, caso as contas de débito e crédito sejam invertidas pela opção Inverter as contas do lançamento contábil de baixa de itens do Contas a Pagar com valor negativo, presente na configuração do sistema Cobertura Contábil, em Cadastros e configurações/ Opções/ Complementar.   
  • Na devolução de um cheque a receber, quando a conta da pessoa é recuperada utilizando a combinação da conta da pessoa e a natureza de lançamento configurada para cheques devolvidos, presente no Configurador Bimer em Financeiro/ Opções/ Cheque/ A receber.


  1. Acesse a aba Lançamentos Contábeis, no Cobertura Contábil.
  2. Realize o filtro para localizar o lote.
  3. Clique sobre o lote para selecioná-lo.
  4. Clique em Auditoria.
  5. Preencha as informações necessárias para filtrar por período de modificação, categoria e/ou por um trecho a ser localizado no detalhe do log.
  6. Clique em Filtrar para exibir a auditoria conforme o filtro informado.