Nas configurações de Opções Gerais você define suas preferências gerais de como a rotina deve funcionar.

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Opções/ Movimento/ Opções Gerais.
  2. Realize as configurações de acordo com sua preferência, incluindo os campos:

    Campo

    Descrição

    Trabalhar com informação da quantidade por embalagem

    Marque esta opção para habilitar o campo de quantidade de embalagem no pedido.

    Não atualizar automaticamente a quantidade de embalagem do produto ao alterar o campo "qt. por embalagem" no item da nota (Nota Fiscal de Entrada)

    Marque esta opção para não atualizar a quantidade de embalagem do produto ao alterar o campo Qt. por embalagem no item da nota do módulo Nota Fiscal de Entrada.

    Bloquear a movimentação quando a quantidade pedida não for múltipla da quantidade por embalagem
    Marque esta opção para que bloquear a movimentação quando a quantidade pedida não for múltipla da quantidade de embalagens.
    Não permitir fazer transferências entre empresas quando a quantidade de transferência for maior que a quantidade disponível em estoque
    Marque esta opção para não permitir transferências entre empresas quando a quantidade de transferência for maior que a disponível no estoque.
    Libera os lotes de transferência entre empresas automaticamente
    Desmarque esta opção para não liberar os lotes de transferência entre as empresas automaticamente.
    Obrigar o preenchimento da natureza de lançamento nos itens (Nota Fiscal de Entrada / Pedido de Compras)

    Desmarque esta opção para não obrigar o preenchimento da natureza de lançamento nos itens dos módulos Nota Fiscal de Entrada e Pedido de Compras.

    A entrada de lote terá possibilidade de informar sublote

    Marque esta opção para que no momento de entrada de lote você tenha a possibilidade de informar um sublote.

    Composição do preçoAtualiza automaticamente o custo do produto na liberação de notas fiscais de entradaMarque esta opção para atualizar o custo do produto no momento da liberação das notas fiscais de entrada.
    Atualizar valores dos impostosMarque esta opção para o sistema atualizar os valores dos impostos.
    Trabalha com estoque distribuídoTrabalha com estoque distribuído

    Marque esta opção caso trabalhe com estoque distribuído, na tela de itens do Pré-pedido e na tela de cadastro de itens no Pedido de Venda.

    Para utilizar o estoque distribuído no Pedido de Venda é necessário que em Configurador Bimer / Faturamento / Opções do Faturamento / Pedido de Venda / Liberação esteja assinalada a opção O sistema Pedido de venda poderá liberar pedidos que possuam itens em estoque distribuído.


    O estoque distribuído é um recurso que permite que uma empresa visualize e venda produtos no estoque de outras filiais do mesmo grupo.

    Exemplo:

    A filial 01 faz a venda de um produto onde no seu estoque local há somente 7 unidades, mas a quantidade solicitada pelo cliente é de 20 unidades. Através do estoque distribuído, as 20 unidades poderão ser vendidas, sendo que 13 serão transferidas da matriz ou de outra filial que possuir a quantidade necessária em estoque.


    Existem uma série de vantagens caso sua empresa trabalhe com o estoque de modo integrado! Por exemplo: 

      • Diminuição de custos com compras: pode ocorrer do produto que acabou em determinada filial está sobrando na matriz. Assim, em vez de recomprar com o fornecedor, a empresa pode simplesmente fazer uma transferência dos produtos, sem arcar com o custo de reposição deste produto!
      • Gerenciamento de estoque: já que as empresas estão integradas pelo estoque, o gestor de compras consegue analisar com uma visão mais ampla todos os produtos que estão nos estoques. E desse modo, em vez de recomprar com o fornecedor, pode ser feita uma distribuição para outras empresas que necessitam do produto.
      • Não perder vendas: determinados produtos podem demorar para chegar do fornecedor, especialmente quando temos compras do exterior, ou de regiões do Brasil onde a expedição é demorada. E também existem casos em que o cliente não pode esperar um longo prazo, assim em vez de esperar 30 dias para a chegada do produto, você pode mandar para o cliente em apenas 2, pegando de uma filial.

      • Ações de vendas: se foi verificado que as empresas estão com acúmulo de certo produto, que tal fazer uma promoção no E-commerce ou varejo para conseguir vender esse produto e fazer o giro de estoque?
      • Omnichannel: se sua empresa aplica o conceito de possuir vários canais de vendas e uma experiência de compras integradas para seu público, o estoque distribuído pode ser uma grande ajuda! Pois assim você consegue tornar mais rápido o processo de expedição e agilizar a entrega das mercadorias. Mas como, você pergunta, simples! O cliente compra o produto com a matriz, mas ele mora mais próximo de uma filial, assim, a matriz pode passar a venda desse produto para a filial e entregar o produto mais rapidamente.
    Gerar o pedido de venda, criado no aplicativo Pré-pedido, com o status (L)iberado caso possua itens em estoque distribuído
    • Marcado: ao transformar um pré-pedido em pedido de venda, será criado com o status de Liberado somente se as formas de pagamentos utilizadas sejam informadas no Configurador do Ponto de Venda / Ferramentas / Opções / Pré-pedido / Pedido de venda / Financeiro, na tabela Informar as formas de pagamento para gerar os pedidos de venda com status Liberado.

    • Desmarcado: ao transformar um pré-pedido em pedido de venda, será criado com o status de Aguardando.

    Esta opção será habilitada somente se Trabalha com estoque distribuído estiver marcada.

    Operação (de transferência) a ser utilizada na criação dos pedidos transitórios (que atualize estoque e não atualize financeiro)

    Informe a operação de transferência configurada para atualizar o estoque.

    Esta opção será habilitada somente se Trabalha com estoque distribuído estiver marcada.


  3. Clique em Gravar.