O módulo Escrita Fiscal é responsável por receber e processar os dados vindos da movimentação do Bimer, e a partir desses dados gerar a Escrituração Fiscal Digital (EFD), entregar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), o Imposto sobre produtos industrializados (IPI) e o SPED Contribuições, além de gerar as guias para recolhimento dos tributos, etc. Com essas informações o processo de integração do Bimer gera um arquivo, que será importado no sistema de Escrita Fiscal para realizar a sua escrituração, e no prazo definido pelo governo cumprir as obrigações conforme a legislação vigente.
Na integração a rotina basicamente funciona da seguinte forma:
- Configurações no Bimer para integração;
- Leitura dos documentos que serão exportados no Bimer;
- Exportação para o Fiscal por meio do arquivo SPED Alterdata;
Importação no Fiscal e geração das obrigações legais como geração de guias, livros e SPED.
Para esta rotina, é imprescindível que o módulo Escrita Fiscal esteja devidamente instalado e implantado para o correto funcionamento do processo.
Cadastrar Integração com Escrita Fiscal
- Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
Clique em Novo.
Nas abas apresentadas, cadastre a integração incluindo os campos:
- Clique em Log para consultar alguma ocorrência de erro no registro do cadastro, caso haja.
- Clique em Ok.
Localizar Integração com Escrita Fiscal
- Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
- Clique em Localizar.
Escolha o Campo a ser selecionado.
Insira no campo Procurar por a informação relativa ao campo selecionado.
- Clique em Localizar.
- Selecione a integração fiscal.
Clique em Ok.
Dica:
Você também pode localizar as integrações utilizando as opções do filtro da tela de integração.
Consulte a integração que será exibida visualmente de acordo com a seguinte legenda:
Legenda Descrição Ainda não exportado para o Escrita Fiscal. Já exportado para o Escrita Fiscal. Não será exportado para o Escrita Fiscal. Nota Fiscal de Aviso de conhecimento de Transporte (ACT) Documento alterado! Faça a leitura novamente Erro! Só será expostado para o Escrita Fiscal após ajustes.
Editar Integração com Escrita Fiscal
- Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
- Localize a Integração fiscal.
- Clique em Editar.
Altere os campos necessários.
Clique em Ok para salvar e fechar a tela de integração.
Excluir Integração com Escrita Fiscal
- Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
- Localize a Integração fiscal.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Imprimir Integração com Escrita Fiscal
Permite imprimir todos as integrações que foram cadastrados nesta rotina.
Para esta rotina, o sistema recupera o arquivo .rtm configurado no Configurador Bimer em Estoque/ Opções/ Integração fiscal/ Relatórios.
- Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
- Localize a Integração fiscal.
- Clique em Imprimir.
Clique em Ok.
Visualizar Integração com Escrita Fiscal
Permite visualizar um relatório de todos as integrações que foram cadastrados nesta rotina.
- Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
- Localize a Integração fiscal.
- Clique em Visualizar.
Clique em Ok.
Dica:
Maximize a tela para melhor exibição do relatório.
Desmarcar Documentos Enviados para a Escrita Fiscal
Esta rotina é utilizada quando necessário gerar novamente o Arquivo SPED contendo os documentos já exportados para o fiscal (cor turquesa ) na tela de Integração Fiscal. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando for preciso corrigir um movimento integrado anteriormente contendo informações incorretas, como o valor da nota ou impostos. Ou, simplesmente, for necessário realizar testes a fim de gerar um novo arquivo para importação.
- Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
- Localize a Integração fiscal.
- Clique em Desmarcar.
- Informe o período para desmarcar os documentos enviados para a escrita fiscal.
Dica:
Na opção de ajuda desta configuração, você pode conferir a relação dos tipos de data para escrituração de documentos, presente nas configurações das Empresas cadastradas no Configurador . Além disso, você pode consultar essa listagem também na Cobertura Contábil em Cadastro e Configurações/ Integração com Escrita Fiscal.
No Configurador em Geral/ Empresas/ aba Integração Fiscal/ grupo "Tipo de data para escrituração de:", além de consultar as datas, você alterá-las, quando necessário.
Marque os Tipos de documentos que deseja desmarcar.
- Clique em Próximo.
- Adiocione as Empresas.
- Clique em Concluir.
- Confirme a rotina para desmarcar os documentos enviados para a escrita fiscal.
Excluir lançamentos por Filtro
Esta rotina é utilizada quando necessário retirar algum documento da integração com o Escrita Fiscal.
Essa opção não deleta o movimento do Bimer somente da tela de integração. Após a exlusão, ao realizar um novo filtro é possível verifcar que as notas não estão mais presentes na tela de integração. Todavia, caso realize uma nova leitura de dados para a escrita fiscal, os documentos retornam para exibição na tela de integração fiscal.
- Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
- Localize a Integração fiscal.
- Clique em Excluir lançamentos.
- Informe o período para excluir os documentos enviados para a escrita fiscal.
Dica:
Na opção de ajuda desta configuração, você pode conferir a relação dos tipos de data para escrituração de documentos, presente nas configurações das Empresas cadastradas no Configurador . Além disso, você pode consultar essa listagem também na Cobertura Contábil em Cadastro e Configurações/ Integração com Escrita Fiscal.
No Configurador em Geral/ Empresas/ aba Integração Fiscal/ grupo "Tipo de data para escrituração de:", além de consultar as datas, você alterá-las, quando necessário.
- Selecione os Tipos de documentos que deseja excluir.
- Clique em Próximo.
- Adicione as Empresas.
- Clique em Concluir.
- Confirme a rotina para excluir os documentos enviados para a escrita fiscal.
Realizar a Leitura dos Dados para a Integração Fiscal
Esta rotina permite filtrar quais notas serão carregadas para integrar com o sistema escrita fscal, podendo limitar por período e tipos de movimento.
- Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
- Clique em Leitura de dados.
Informe o período para leitura dos documentos enviados para a escrita fiscal.
Caso no cadastro da empresa estiver configurado para trabalhar com data de emissão, o sistema irá resgatar todos os documentos cujas datas de emissão sejam dentro do período estabelecido no filtro. Todavia, caso esteja configurado para trabalhar com data do documento, será resgatado apenas os documentos cujas datas de saída ou de entrada estejam dentro do período estabelecido.Dica:
Na opção de ajuda desta configuração, você pode conferir a relação dos tipos de data para escrituração de documentos, presente nas configurações das Empresas cadastradas no Configurador . Além disso, você pode consultar essa listagem também na Cobertura Contábil em Cadastro e Configurações/ Integração com Escrita Fiscal.
No Configurador em Geral/ Empresas/ aba Integração Fiscal/ grupo "Tipo de data para escrituração de:", além de consultar as datas, você alterá-las, quando necessário.
Marque os Tipos de documento a serem lidos.
- Clique em Avançar.
- Adicione as Empresas.
Clique em Concluir.
Exportar Dados para Escrita Fiscal
Depois de feita a leitura de dados para a escrita fiscal e conferidos os registros resultantes desta leitura, as informações estão prontas para serem exportadas para o Escrita Fiscal. Assim vamos gerar o arquivo SPED Layout Alterdata por meio desse recurso.
- Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
- Clique em Exportar dados.
Informe o período para leitura dos documentos enviados para a escrita fiscal.
Dica:
Na opção de ajuda desta configuração, você pode conferir a relação dos tipos de data para escrituração de documentos, presente nas configurações das Empresas cadastradas no Configurador . Além disso, você pode consultar essa listagem também na Cobertura Contábil em Cadastro e Configurações/ Integração com Escrita Fiscal.
No Configurador em Geral/ Empresas/ aba Integração Fiscal/ grupo "Tipo de data para escrituração de:", além de consultar as datas, você alterá-las, quando necessário.
- Selecione a origem dos dados para geração do arquivo:
- SACA: Marque essa opção para que gere o arquivo contendo as informações dos dados dos sistemas da linha SACA (SWGer, SCli, SFat, SEst, etc.) da Alterdata.
- SPED: Marque essa opção para que gere o arquivo contendo as informações dos documentos, necessárias para a geração do SPED.
Marque os Tipos de documento para geração dos dados.
- Clique em Avançar.
- Adicione as Empresas.
- Clique em Avançar.
- Adicione as Operações.
No filtro de Geração do arquivo informe:
Campo Descrição Código da empresa Informe o código da empresa a ser utilizado no arquivo para a geração com a Escrita Fiscal, caso o código da empresa no fiscal seja diferente em relação ao código da empresa no Bimer.
Caso este campo não seja preechido, será utilizado o código informado no cadastro de empresas.
Nome do arquivo para a geração com a Escrita Fiscal Informe o nome do arquivo para a integração com a Escrita Fiscal. Gera log de documentos exportados Marque está opção para que, ao fnal da exportação o sistema gere um relatório contendo os documentos gerados. Forçar exportação dos registros com erro Marque está opção para que, o sistema envie para a escrituração fiscal, documentos com erros, que podem gerar inconsistência no SPED e outros arquivos fiscais.
Caso marcada será gerado um registro de informação (log) do usuário que forçou a exportação.
Clique em Concluir.
Gerar Relatório Bloco K
Utilize esta opção para visualizar as informações do bloco K200 (Controle da Produção e do Estoque) antes de gerar o arquivo de texto para o Escrita Fiscal.
Esse relatório só apresentará resultado caso exista alguma Leitura de Dados com leitura do bloco K.
- Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
- Clique em Relatório Bloco K.
- Configure o relatório conforme necessário.
Consultar Registros (Log) de Erro
Esta rotina permite verifcar erros nos registros apresentados na rotina de leitura de dados para a escrita fiscal de maneira que, ao selecioná-lo na tela principal e clicar em Log de erro, o sistema exiba as inconsistências daquele documento, caso haja.
- Acesse o menu Cadastros e configurações/ Integração com escrita fiscal, no Cobertura Contábil.
- Localize a Integração fiscal.
- Clique em Log de erro.
- Consulte detalhadamente a relação de ocorrênica apresentada, caso haja.