O módulo Escrita Fiscal é responsável por receber e processar os dados vindos da movimentação do Bimer, e a partir desses dados gerar a Escrituração Fiscal Digital (EFD), entregar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), o Imposto sobre produtos industrializados (IPI) e o SPED Contribuições, além de gerar as guias para recolhimento dos tributos, etc. Com essas informações o processo de integração do Bimer gera um arquivo, que será importado no sistema de Escrita Fiscal para realizar a sua escrituração, e no prazo definido pelo governo cumprir as obrigações conforme a legislação vigente. 

Na integração a rotina basicamente funciona da seguinte forma:

  1. Configurações no Bimer para integração;
  2. Leitura dos documentos que serão exportados no Bimer;
  3. Exportação para o Fiscal por meio do arquivo SPED Alterdata;
  4. Importação no Fiscal e geração das obrigações legais como geração de guias, livros e SPED. 

Para esta rotina, é imprescindível que o módulo Escrita Fiscal esteja devidamente instalado e implantado para o correto funcionamento do processo. 

Cadastrar Integração com Escrita Fiscal


  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
  2. Clique em Novo.

  3. Nas abas apresentadas, cadastre a integração incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Empresa

    Selecione o código da empresa cadastrada no Bimer.

    CFOP

    Selecione o Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) encontrado no item da nota fiscal.

    Se a nota possuir produtos com CFOPs diferentes, são criados registros separados.

    Na NF 00001 há 03 produtos, sendo 02 com CFOP 5.102 e 01 com CFOP. 5.403. Na integração, haverá 02 registros da NF 00001, um com os valores referentes aos itens com CFOP 5.102, e outro com os valores referentes ao item com CFOP 5.403.

    Documento de entrada / saída

    O documento é marcado como entrada ou saída de acordo com o CFOP selecionado.

    CSTF

    Selecione a identificação do Código da Situação Tributária Federal (CSTF).

    Para notas de venda emitidas pelo módulo Faturamento ou de compra registrada no módulo Nota Fiscal de Entrada, este campo é preenchido de acordo com a informação contida em Cadastro da Operação / Integração Fiscal / Códigos diversos/ Situação tributária Federal (CSTF).

    Código DIPIInforme o código referente a Declaração de Informações sobre Produtos Industrializados (DIPI). Este campo é preenchido automaticamente se o código estiver previamente informado em Cadastro da Operação / Integração Fiscal / Códigos diversos/ Código DIPI.
    EspécieInforme a identificação da espécie de documento que foi utilizada para registrar o documento. Ex.: NF, NFe, NFSe, CF, etc. Para este campo, é utilizada a informação contida em Configurador Bimer / Estoque / Tipo de documento / Dados/ Espécie.
    Série / Sub-série

    Informe o número de série que foi utilizado para registrar o documento. Para este campo, é utilizada a informação contida em Configurador Bimer / Estoque / Tipo de documento / Dados/ Série/Sub-série.

    Modelo fiscal ISSCaso a Nota Fiscal seja de serviço, é utilizado o código do modelo fiscal contido em Configurador Bimer / Estoque / Tipo de documento / Dados/ Modelo Fiscal (ISS).
    Modelo fiscal ICMSSelecione o modelo fiscal do documento que foi utilizado para registrar o documento. Ex.: 55 - Nota Fiscal Eletrônica. Para este campo, é utilizada a informação contida em Configurador Bimer / Estoque / Tipo de documento / Dados/ Modelo Fiscal (ICMS).
    Tipo recolhimentoPara Notas Fiscais de serviço emitidas pelo módulo Faturamento, é utilizada a informação contida no cadastro do tipo de documento vinculado à operação da NF / Integração Fiscal/ Tipo de recolhimento.
    Número do documentoInforme o número de identificação da Nota Fiscal.
    Data de emissãoInforme a data de emissão do documento.
    Data do documentoSe for uma nota fiscal de venda ou saída emitida pelo módulo Faturamento, é utilizada a data de saída informada no envio da NF para a SEFAZ. Se for uma nota fiscal de entrada ou compra, é utilizada a data informada no campo Referência do módulo Nota Fiscal de Entrada.
    Cód. antecipação tributáriaEste campo é preenchido com o código informado em Cadastro da Operação / Integração Fiscal / Códigos diversos/ Código de antecipação tributária.
    CSTInforme o Código de Situação Tributária (CST) do serviço.
    DescontoEste campo é preenchido de acordo com o valor do desconto concedido no total da nota, informado no campo Vl. desconto do módulo Nota Fiscal de Entrada ou, no módulo Faturamento em Outros/ Desconto/Valor.
    FreteEste campo é preenchido de acordo com o do frete concedido destacado na nota fiscal, informado no campo Valor do Frete do módulo Nota Fiscal de Entrada ou, no módulo Faturamento em Outros na edição do documento.
    Nat. operação ISSPara Notas Fiscais de serviço emitidas pelo módulo Faturamento, é utilizada a informação contida no cadastro do tipo de documento vinculado à operação da NF / Integração Fiscal/ Nat. operação.
    SeguroEste campo é preenchido de acordo com o valor do seguro destacado na nota fiscal, informado no campo Valor do Seguro do módulo Nota Fiscal de Entrada ou, no módulo Faturamento em Outros na edição do documento.
    Despesas acessóriasEste campo é preenchido de acordo com o valor informado no campo Outras despesas acessórias do módulo Nota Fiscal de Entrada ou, no módulo Faturamento em Outros na edição do documento.
    OperaçãoInforme a operação que foi utilizada para realizar a emissão ou registro do documento.
    FornecedorSelecione o fornecedor do serviço.
    EndereçoSelecione o endereço do serviço.
    Situação documento SPEDSelecione a situação da NF junto à Secretaria da Fazenda. Informe, por exemplo, se a NF está regular, cancelada, denegada, etc. O tipo de conta e seu status são verificados no faturamento.
    Serviço SPEDSelecione o tipo de serviço que foi prestado ou adquirido. Este campo é preenchido de acordo com o código informado em Cadastro do Produto / Fiscal / Tributos/ Item na lista de serviços.
    Enviado para escrita fiscal

    Marque esta opção caso o documento em edição já foi exportado para o sistema Fiscal.

    Se, por exemplo, um documento já foi exportado, mas por algum motivo você deseja que ele seja exportado novamente, basta manter a opção desmarcada.

    Valor contábilInforme o valor total contido no documento.
    GrupoCampoDescrição
    ICMSBaseInforme o valor que compõe a base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS).
    %Informe a alíquota de ICMS que será aplicada sobre a base de cálculo.
    ValorInforme o valor correspondente ao ICMS do documento.
    Outros

    Informe o valor contábil que não entra para a base de cálculo do ICMS.

    Há vários motivos para uma parte do valor não entrar para a base de cálculo do ICMS. Por exemplo, em uma nota fiscal que possui ICMS ST, o valor deste não é somado ao valor da base de cálculo do ICMS normal.

    IsentosInforme o valor dos produtos que são isentos de ICMS.
    AjusteEste valor não deve ser preenchido no processo de integração. Caso possua necessidade de lançar algum valor de ajuste para o documento, este deverá ser incluso manualmente no próprio módulo Fiscal.
    Red. baseInforme o valor de redução da base de dados do ICMS, caso haja algum produto na nota fiscal nesta condição.
    IPIBaseInforme o valor que compõe a base de cálculo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
    %Informe a alíquota de IPI que será aplicada sobre a base de cálculo.
    ValorInforme o valor correspondente ao IPI calculado do documento.
    Outros

    Informe o valor contábil que não entra para a base de cálculo do IPI.

    Uma nota fiscal tem 01 produto que incide IPI e outro que tenha sido beneficiado com suspensão de imposto ou com alíquota zero. Então, o valor referente ao produto em que não há incidência de IPI aparece neste campo.

    Isentos

    Informe o valor dos produtos que são isentos de IPI.

    Uma nota fiscal tem 01 produto que incide IPI e outro isento de cálculo deste imposto. Então, o valor referente ao produto isento de IPI aparece neste campo.

    Ajuste

    Este valor não deve ser preenchido no processo de integração. Caso possua necessidade de lançar algum valor de ajuste para o documento, este deverá ser incluso manualmente no próprio módulo Fiscal.

    Não apurado

    Informe o valor de IPI que não será aproveitado pela empresa na apuração do imposto.

    Uma empresa que não apura IPI, mas compra produtos com IPI. O valor do IPI da Nota Fiscal de compra não tem nenhuma utilidade em termos crédito para empresa, na apuração do imposto. Ele será apenas custo de compra. Então, esse valor deve ser lançado no campo de IPI Não apurado.

    ISS

    Este imposto incide apenas notas fiscais de serviço.

    Base

    Informe o valor que compõe a base de cálculo de Impostos Sobre Serviços (ISS).

    %Informe a alíquota de ISS que incidirá sobre a base de cálculo.
    ValorInforme o valor correspondente ao ISS calculado no documento.
    GrupoCampoDescrição
    Substituição tributáriaBaseInforme o valor da base de cálculo do ICMS - Substituição tributária no documento.
    ValorInforme o valor correspondente ao cálculo do ICMS - Substituição tributária no documento.
    Substituição tributária internaBaseEste campo é utilizado somente para documentos registrados no módulo Nota Fiscal de Entrada; caso a empresa trabalhe com o regime de Substituição Tributária interna. Desse modo, o campo é preenchido com o valor utilizado na base de cálculo para o imposto.
    Valor

    Este campo é utilizado somente para documentos registrados no módulo Nota Fiscal de Entrada; caso a empresa trabalhe com o regime de Substituição Tributária interna. Desse modo, o campo é preenchido com o valor resultante do cálculo da Substituição Tributária interna.

    Diferencial de alíquota

    Este grupo só é utilizado para documentos registrados no módulo Nota Fiscal de Entrada, cuja operação utilizada para o registro esteja configurada em operação da NF / Integração Fiscal/ Calcula diferencial de alíquota.

     

    BaseEste campo é preenchido referente à Base com o mesmo valor de base de cálculo do ICMS normal.
    Alíquota

    Este campo é preenchido referente à Alíquota com diferença entre a alíquota utilizada para o cálculo do ICMS normal e alíquota de ICMS informada no cadastro da UF da empresa.

    Foi feita uma compra em GO, e a alíquota da ICMS utilizada foi 12%, e a alíquota interna da UF da empresa foi 19%, o sistema preencherá com 7% = (19% - 12%).

    ValorEste campo é preenchido com o valor da Base * Alíquota.

    Outros

    PISInforme o valor calculado do PIS no documento.
    COFINSInforme o valor calculado da COFINS no documento.
    CSLLInforme o valor calculado da CSLL no documento.
    Base INSSInforme o valor correspondente à base de cálculo de INSS.
    Alíquota INSSInforme o valor correspondente à alíquota que será aplicada sobre a base de cálculo de INSS.
    INSSInforme o valor correspondente ao valor resultante do cálculo de INSS.
    Tipo de pagamento

    Este campo será preenchido com 0 – A vista, 1 – A prazo ou 2 – Sem pagamento.

    • Para notas fiscais emitidas no módulo Faturamento, essa informação fica localizada na edição do documento na aba Negiciação/ Tipo de pagamento.

    • Para notas fiscais registradas no módulo Nota Fiscal de Entrada, o sistema resgata esta informação.

    Cód. base cálculo crédito PIS/COFINSEste campo será preenchido apenas para documentos registrados no módulo Nota Fiscal de Entrada, com a informação da edição do item da NF / Impostos/ Código da base de cálculo de crédito PIS/COFINS.
    Cesta básicaEste campo virá sempre desmarcado, pois, no Bimer, não há recursos específicos sobre cesta básica.
    Desoneração de ICMSEste campo virá marcado se, na emissão de uma nota fiscal houver produtos com desoneração de ICMS.

    Aviso de conhecimento de transporte

    As informações referentes à este grupo somente serão preenchidas para documentos vindos do módulo Nota Fiscal de Entrada/ Transportadora.

    Nr. sérieInforme o número de série do conhecimento de transporte lançado na entrada de um documento.
    Nr. documentoInforme o número correspondente ao conhecimento de transporte lançado na entrada de um documento.
    ModeloInforme o modelo correspondente ao código fiscal do conhecimento de transporte.
    ValorInforme o valor do conhecimento de transporte lançado na entrada do documento.
    Nr. títuloInforme o número do título do conhecimento de transporte.
    CFOPSelecione o Código Fiscal de Operação e Prestação (CFOP) do conhecimento de transporte.
    Dt. emissãoEsta informação é preenchida de acordo com a data informada na entrada do documento.
    Dt. entradaEsta informação é preenchida de acordo com a data informada na entrada do documento.
    Situação tributária PISSelecione o código identificador da situação tributária do frete em relação ao PIS.
    Situação tributária COFINSSelecione o código identificador da situação tributária do frete em relação à COFINS.
    Situação tributária ICMSSelecione o código identificador da situação tributária do frete em relação ao ICMS.
    Natureza de operaçãoEste campo é preenchido de acordo com o conteúdo informado na entrada do documento.
    Indicador da natureza de frete contratadoEste campo é preenchido de acordo com o conteúdo informado na entrada do documento.
    Cidade origem / destinoSelecione a cidade de origem e destino do serviço.
    Valores complementaresIPIEstes campos só serão preenchidos quando o documento for uma Nota Fiscal de Complemento de imposto emitida no módulo Faturamento. Os valores complementares referem-se ao informado na nota.
    ICMS
    ICMS ST
    TelecomunicaçãoTipo de assinante para telecomunicação

    Selecione o tipo de assinante de serviço para o SPED.

    Essa informação é obrigatória no registro 001 da coluna 506 do layout SPED.

    ImportaçãoTipo de declaração

    Este campo será preenchido para notas fiscais de importação emitidas no módulo Faturamento. Este campo refere-se ao tipo de declaração de importação informado no cadastro da NF / Exterior/ Tipo de declaração.

    Número do ato concessório do regime drawbackEste campo será preenchido para notas fiscais de importação emitidas no módulo Faturamento. Este campo refere-se ao tipo de importação informado no cadastro da NF / Exterior/ Nr. Do ato concessório de regime drawback.

    A aba Lançamentos contábeis só precisa ser preenchida caso a empresa trabalhe realizando a integração Fiscal x Contábil, e no Cadastro da Operação / Integração Fiscal/ Lançamentos Contábeis, esteja configurado com os códigos de lançamentos automáticos para a contabilidade.

    Na aba Itens da nota / DIPI, é possível visualizar, adicionar e ajustar os produtos referentes ao documento fiscal.

    • Visualizar Produto

      1. No painel, selecione o produto.
      2. Dê um duplo clique sobre o produto selecionado.

    • Adicionar Produto
      1. Clique em Adicionar.

      2. Nas abas apresentadas, cadastre o produto incluindo os campos:

        CampoDescrição
        Código do Produto

        Selecione o código de identificação do produto.

        Este campo pode ser preenchido com o código do produto na DIPI se em Configurador Bimer / Integração Fiscal / Geral/ Tipo de código do produto estiver marcado DIPI.

        (Opcional) Cód. WFiscalEste campo é preenchido com o código informado no Cadastro do Produto do Bimer / Fiscal / Geral/ Cód. Fiscal.
        UnidadeSelecione a unidade do produto utilizada na criação do documento. O sistema não utiliza a unidade do cadastro do produto, e sim a que for informada na criação do documento.
        Cálculo do ICMSSelecione a tabela de cálculo de ICMS vinculada ao cadastro do produto.
        QuantidadeInforme a quantidade do produto que foi movimentada no documento.
        Valor unitário

        Informe o valor unitário do produto utilizado na criação do documento.

        Na integração fiscal, o valor unitário pode ser influencidado pelas seguintes configurações:

        • Configurador Bimer / Faturamento / Opções / NF-e / Complementar/ Considerar o valor de acréscimo no valor unitário do item no XML;

        • Configurador Bimer / Faturamento / Opções / Declaração de importação / Frete internacional/ Soma ao valor do item (acréscimo);

        • Configurador Bimer / Estoque / Tributos / Cálculo de ICMS / Integração fiscal / Quanto aos valores de IPI e substituição tributária nos itens/ Somar o valor de IPI ao valor unitário;

        • Configurador Bimer / Estoque / Tributos / Cálculo de ICMS / Integração fiscal / Quanto aos valores de IPI e substituição tributária nos itens/ Somar o valor de substituição tributária ao valor unitário.

        Valor mercadoriaInforme o valor total do produto, incluindo impostos e acréscimos, como: IPI, Substituição Tributária, etc.
        IPIInforme o valor total do IPI.
        Base ICMSInforme o valor do produto sobre o qual foi aplicado o cálculo do ICMS.
        Base substituiçãoInforme o valor utilizado para o cálculo do ICMS - Substitução Tributária.
        Valor substituiçãoInforme o valor utilizado para o cálculo da Substitução Tributária.
        DescontoInforme o valor de desconto concedido no produto.
        GrupoCampoDescrição
        Substituição tributáriaOrigem da mercadoriaSelecione a origem da mercadoria.
        Situação tributária ICMS

        Selecione a situação tributária do produto em relação ao ICMS.

        Situação tributária IPI

        Selecione a situação tributária do produto em relação ao IPI.

        Situação tributária PIS

        Selecione a situação tributária do produto em relação ao PIS.

        Situação tributária COFINS

        Selecione a situação tributária do produto em relação ao COFINS.

        Base de situação tributária internaO sistema discriminará a situação tributária específica do produto, bem como a identificação da origem do produto informadas na criação do documento.
        Valor de situação tributária internaCaso haja o cálculo da substituição tributária interna do documento, o sistema informa a base de cálculo e o valor deste imposto, por produto.
        CampoDescrição
        BaseInforme o valor da base de cálculo do produto.
        AlíquotaInforme a alíquota do produto que incidirá sobre a base de cálculo.
        ValorEste campo é preenchido com o valor da Base * Alíquota.
      3. Clique em Ok.


    • Editar Produto
      1. No painel, selecione o produto.
      2. Clique em Editar.
      3. Realize as alterações necessárias.
      4. Clique em Ok.

    CampoDescrição
    Observação da notaDescreva uma observação que julgar necessária que será apresentada na nota.
    Discriminação do Serviço (NFS-e)

    Descreva uma observação que sera exibida na exportação de dados na linha do Registro 11 contendo arquivo de texto.

    O sistema resgata essa observação no campo Complemento do item da nota fiscal, mas você pode alterá-la conforme necessidade.

  4. Clique em Ocorrências para consultar alguma ocorrência no registro do cadastro, caso haja.
  5. Clique em Ok.

 


Localizar Integração com Escrita Fiscal


  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
  2. Clique em Localizar.
  3. Escolha o Campo a ser selecionado.

  4. Insira no campo Procurar por a informação relativa ao campo selecionado.

  5. Clique em Localizar.
  6. Selecione a integração fiscal.
  7. Clique em Ok.

    Dica:

    Você também pode localizar as integrações utilizando as opções do filtro da tela de integração.

  8. Consulte a integração que será exibida visualmente de acordo com a seguinte legenda:

    LegendaDescrição

    Ainda não exportado para o Escrita Fiscal.

    Já exportado para o Escrita Fiscal.

    Não será exportado para o Escrita Fiscal.

    Nota Fiscal de Aviso de conhecimento de Transporte (ACT).

    Documento alterado! Faça a leitura novamente.

    Com ocorrência.
    (informação) Só será exportado para o Escrita Fiscal após ajustes.



Editar Integração com Escrita Fiscal


  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
  2. Localize a Integração fiscal.
  3. Clique em Editar.
  4. Altere os campos necessários. 

  5. Clique em Ok para salvar e fechar a tela de integração.


Excluir Integração com Escrita Fiscal


  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
  2. Localize a Integração fiscal.
  3. Clique em Excluir.
  4. Confirme a exclusão.


Imprimir Integração com Escrita Fiscal


Permite imprimir todos as integrações que foram cadastrados nesta rotina. 

Para esta rotina, o sistema recupera o arquivo .rtm configurado no Configurador Bimer em Estoque/ Opções/ Integração fiscal/ Relatórios.


  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
  2. Localize a Integração fiscal.
  3. Clique em Imprimir.
  4. Clique em Ok.


Visualizar Integração com Escrita Fiscal


Permite visualizar um relatório de todos as integrações que foram cadastrados nesta rotina. 

  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
  2. Localize a Integração fiscal.
  3. Clique em Visualizar.
  4. Clique em Ok

    Dica:

    Maximize a tela para melhor exibição do relatório.

Desmarcar Documentos Enviados para a Escrita Fiscal


Esta rotina é utilizada quando necessário gerar novamente o Arquivo SPED contendo os documentos já exportados para o fiscal (cor turquesa ) na tela de Integração Fiscal. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando for preciso corrigir um movimento integrado anteriormente contendo informações incorretas, como o valor da nota ou impostos. Ou, simplesmente, for necessário realizar testes a fim de gerar um novo arquivo para importação.


  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
  2. Localize a Integração fiscal.
  3. Clique em Desmarcar.
  4. Informe o período para desmarcar os documentos enviados para a escrita fiscal.

    Dica:

    Na opção de ajuda desta configuração, você pode conferir a relação dos tipos de data para escrituração de documentos, presente nas configurações das Empresas cadastradas no Configurador . Além disso, você pode consultar essa listagem também na Cobertura Contábil em Cadastro e Configurações/ Integração com Escrita Fiscal.

    No Configurador em Geral/ Empresas/ aba Integração Fiscal/ grupo "Tipo de data para escrituração de:", além de consultar as datas, você alterá-las, quando necessário.

  5. Marque os Tipos de documentos que deseja desmarcar.

  6. Clique em Próximo.
  7. Adiocione as Empresas.
  8. Clique em Concluir.
  9. Confirme a rotina para desmarcar os documentos enviados para a escrita fiscal.


Excluir lançamentos por Filtro


Esta rotina é utilizada quando necessário retirar algum documento da integração com o Escrita Fiscal. 

Essa opção não deleta o movimento do Bimer somente da tela de integração. Após a exlusão, ao realizar um novo filtro é possível verifcar que as notas não estão mais presentes na tela de integração. Todavia, caso realize uma nova leitura de dados para a escrita fiscal, os documentos retornam para exibição na tela de integração fiscal.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
  2. Localize a Integração fiscal.
  3. Clique em Excluir lançamentos.
  4. Informe o período para excluir os documentos enviados para a escrita fiscal.  

    Dica:

    Na opção de ajuda desta configuração, você pode conferir a relação dos tipos de data para escrituração de documentos, presente nas configurações das Empresas cadastradas no Configurador . Além disso, você pode consultar essa listagem também na Cobertura Contábil em Cadastro e Configurações/ Integração com Escrita Fiscal.

    No Configurador em Geral/ Empresas/ aba Integração Fiscal/ grupo "Tipo de data para escrituração de:", além de consultar as datas, você alterá-las, quando necessário.

  5. Selecione os Tipos de documentos que deseja excluir.
  6. Clique em Próximo.
  7. Adicione as Empresas.
  8. Clique em Concluir.
  9. Confirme a rotina para excluir os documentos enviados para a escrita fiscal.



Realizar a Leitura dos Dados para a Integração Fiscal


Esta rotina permite filtrar quais notas serão carregadas para integrar com o sistema escrita fiscal, podendo limitar por período e tipos de movimento. 


  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
  2. Clique em Leitura de dados.
  3. Informe o período para leitura dos documentos enviados para a escrita fiscal. 

    Na opção de ajuda desta configuração, você pode conferir a relação dos tipos de data para escrituração de documentos, presente nas configurações das Empresas cadastradas no Configurador . Além disso, você pode consultar essa listagem também na Cobertura Contábil em Cadastro e Configurações/ Integração com Escrita Fiscal.

    No Configurador em Geral/ Empresas/ aba Integração Fiscal/ grupo "Tipo de data para escrituração de:", além de consultar as datas, você alterá-las, quando necessário.

    (informação) Caso no cadastro da empresa estiver configurado para trabalhar com data de emissão, o sistema irá resgatar todos os documentos cujas datas de emissão sejam dentro do período estabelecido no filtro. Todavia, caso esteja configurado para trabalhar com data do documento, será resgatado apenas os documentos cujas datas de saída ou de entrada estejam dentro do período estabelecido.

  4. Marque os Tipos de documento a serem lidos. 

    Notas fiscais faturadas: são as notas fiscais emitidas pela empresa através do Faturamento. Em geral, são notas fiscais que possuem as operações configuradas como venda, saída, devolução de compra ou de entrada, e transferência de venda ou saída.

    Notas fiscais de entrada: são as notas fiscais de mercadoria que entraram na empresa. Em geral, são notas fiscais que possuem as operações configuradas como compra, entrada e devolução de venda ou de saída.

    Serviços prestados : são as notas fiscais referentes aos serviços que a empresa prestou. Em geral, são notas fiscais faturadas que a operação está marcada para calcular ISS, ou o produto é do tipo serviço ou serviço comercializado.

    Serviços tomados : são as notas fiscais referentes aos serviços que a empresa tomou. Em geral, são notas fiscais de entrada, que a operação está marcada para calcular ISS, ou o produto é do tipo serviço ou serviço comercializado.

    Dica:

    Se a(s) empresa(s) trabalhar(em) com Nota fiscal mista, ou seja, calculando ICMS e ISS na mesma Nota fiscal, é aconselhável marcar todos os tipos de Notas fiscais.

  5. Clique em Avançar.
  6. Adicione as Empresas.
  7. Clique em Concluir. 


Exportar Dados para Escrita Fiscal


Depois de feita a leitura de dados para a escrita fiscal e conferidos os registros resultantes desta leitura, as informações estão prontas para serem exportadas para o Escrita Fiscal. Assim vamos gerar o arquivo SPED Layout Alterdata por meio desse recurso.


  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
  2. Clique em Exportar dados.
  3. Informe o período para leitura dos documentos enviados para a escrita fiscal. 

    Dica:

    Na opção de ajuda desta configuração, você pode conferir a relação dos tipos de data para escrituração de documentos, presente nas configurações das Empresas cadastradas no Configurador . Além disso, você pode consultar essa listagem também na Cobertura Contábil em Cadastro e Configurações/ Integração com Escrita Fiscal.

    No Configurador em Geral/ Empresas/ aba Integração Fiscal/ grupo "Tipo de data para escrituração de:", além de consultar as datas, você alterá-las, quando necessário.

  4. Selecione a origem dos dados para geração do arquivo:
    • SACA: Marque essa opção para que gere o arquivo contendo as informações dos dados dos sistemas da linha SACA (SWGer, SCli, SFat, SEst, etc.) da Alterdata.
    • SPED: Marque essa opção para que gere o arquivo contendo as informações dos documentos, necessárias para a geração do SPED.
  5. Marque os Tipos de documento para geração dos dados.

    Notas fiscais faturadas: são as notas fiscais emitidas pela empresa através do Faturamento. Em geral, são notas fiscais que possuem as operações configuradas como venda, saída, devolução de compra ou de entrada, e transferência de venda ou saída.

    Notas fiscais de entrada: são as notas fiscais de mercadoria que entraram na empresa. Em geral, são notas fiscais que possuem as operações configuradas como compra, entrada e devolução de venda ou de saída.

    Serviços prestados : são as notas fiscais referentes aos serviços que a empresa prestou. Em geral, são notas fiscais faturadas que a operação está marcada para calcular ISS, ou o produto é do tipo serviço ou serviço comercializado.

    Serviços tomados : são as notas fiscais referentes aos serviços que a empresa tomou. Em geral, são notas fiscais de entrada, que a operação está marcada para calcular ISS, ou o produto é do tipo serviço ou serviço comercializado.

    Dica:

    Se a(s) empresa(s) trabalhar(em) com Nota fiscal mista, ou seja, calculando ICMS e ISS na mesma Nota fiscal, é aconselhável marcar todos os tipos de Notas fiscais.

  6. Clique em Avançar.
  7. Adicione as Empresas.
  8. Clique em Avançar.
  9. Adicione as Operações.
  10. No filtro de Geração do arquivo informe:

    CampoDescrição
    Código da empresa

    Informe o código da empresa a ser utilizado no arquivo para a geração com a Escrita Fiscal, caso o código da empresa no fiscal seja diferente em relação ao código da empresa no Bimer.

    Caso este campo não seja preechido, será utilizado o código informado no cadastro de empresas.

    Nome do arquivo para a geração com a Escrita FiscalInforme o nome do arquivo para a integração com a Escrita Fiscal.
    Gera log de documentos exportadosMarque está opção para que, ao fnal da exportação o sistema gere um relatório contendo os documentos gerados.
    Forçar exportação dos registros com ocorrências

    Marque está opção para que, o sistema envie para a escrituração fiscal, documentos com ocorrências, que podem gerar inconsistência no SPED e outros arquivos fiscais.

    Caso marcada será gerado um registro de informação (log) do usuário que forçou a exportação.

  11. Clique em Concluir.


Gerar Relatório Bloco K


Utilize esta opção para visualizar as informações do bloco K200 (Controle da Produção e do Estoque) antes de gerar o arquivo de texto para o Escrita Fiscal. 

Esse relatório só apresentará resultado caso exista alguma Leitura de Dados com leitura do bloco K.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
  2. Clique em Relatório Bloco K.
  3. Configure o relatório conforme necessário.


Consultar Ocorrências


Esta rotina permite verificar o tipo de ocorrência apresentadas na rotina de Integração com escrita fiscal, caso haja.


  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Documentos.
  2. Selecione a integração e clique em Ocorrências.
  3. Consulte detalhadamente a relação de ocorrência apresentada, indicada de acordo com a Legenda de ocorrências
    OcorrênciaDescrição
    1O modelo fiscal não foi informado.
    2A empresa não foi informada.
    3O CFOP não foi informado.
    4A espécie não foi informada.
    5A série / sub-série não foi informada.
    6O número do documento não foi informado.
    7A pessoa não foi informada.
    8A situação SPED não foi informada.
    9A data de emissão não foi informada.
    10A data do documento não foi informada.
    11A situação tributária do ICMS ou situação da operação não foi informada no(s) item(ns).
    12O valor contábil não foi informado.
    13O número de série do ACT não foi informado.
    14O modelo do ACT não foi informado.
    15O número do título do ACT não foi informado.
    16O valor do documento do ACT não foi informado.
    17O CFOP do ACT não foi informado.
    18A situação tributária do ICMS do ACT não foi informado.
    19A natureza da operação do ACT não foi informado.
    20A data de emissão do ACT não foi informado.
    21A data de entrada do ACT não foi informado.
    22A situação tributária do PIS do ACT não foi informada. Obrigatório por possuir integração com SPED PIS e COFINS.
    23A situação tributária do COFINS do ACT não foi informada. Obrigatório por possuir integração com SPED PIS e COFINS.
    24O código da base de cálculo de crédito do PIS/COFINS(outros) não foi informado. Obrigatório por possuir integração com SPED PIS e COFINS.
    25O indicador da natureza do frete contratado não foi informado. Obrigatório por possuir integração com SPED PIS e COFINS.
    26O modelo fiscal 10, exige uma pessoa do tipo jurídica.
    27A soma dos impostos ICMS/IPI/ISS do documento, deve ser igual ao valor contábil.
    28A soma da base do ICMS dos itens, deve ser igual à base do ICMS da capa.
    29A soma do valor do IPI dos itens, deve ser igual ao valor do IPI da capa.
    30A situação tributária do ICMS informada no item, exige que seja informado uma base para o ICMS.
    31A situação tributária do IPI informada no item, exige que seja informado uma base para o IPI.
    32O CFOP informado no documento, não está de acordo com o estado da empresa e do cliente.
    33O CFOP informado no documento, não está de acordo com o tipo de nota(entrada ou saída).
    34A situação tributária do PIS para ISS deve ser preenchida. Obrigatório por possuir integração com SPED PIS e COFINS.
    35A situação tributária do COFINS para ISS deve ser preenchida. Obrigatório por possuir integração com SPED PIS e COFINS.
    36O documento de ISS(entrada), está sem a informação da base de crédito do PIS/COFINS. Obrigatório por possuir integração com SPED PIS e COFINS.
    37O documento de ISS(entrada), está sem a informação da data de execução do serviço. Obrigatório por possuir integração com SPED PIS e COFINS.
    38O documento de ISS(saída), está sem a informação da data de execução do serviço. Obrigatório por possuir integração com SPED PIS e COFINS.
    39O documento de entrada, está sem o código da base de cálculo de crédito do PIS/COFINS. Obrigatório por possuir integração com SPED PIS e COFINS.
    40O documento de importação no regime Drawback, está sem a informação do tipo de declaração(documento de importação). Obrigatório por possuir integração com SPED PIS e COFINS.
    41O documento de importação no regime Drawback, está sem a informação do número do ato concessório(documento de importação). Obrigatório por possuir integração com SPED PIS e COFINS.
    42A situação tributária do PIS deve ser preenchida no(s) item(ns).
    43A situação tributária do COFINS deve ser preenchida no(s) item(ns).
    44O serviço SPED não foi informado.
    45Nenhum item informado.
    46A soma da base de Substituição Tributária interna dos itens deve ser igual à base de Substituição Tributária interna da capa.
    47A soma do valor de Substituição Tributária interna dos itens deve ser igual ao valor de Substituição Tributária interna da capa.
    48Existem itens com o código de situação tributária 30 (isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária), 40 (isenta) ou 41 (não tributada) com valor de base de ICMS informado.
    49Código da antecipação tributária inválido.
    50A origem da mercadoria não foi informada no(s) item(ns).
    51Alguns itens têm informações de DIFAL base dupla, mas a integração ainda não suporta esses registros. O documento poderá ser exportado com essa ocorrência, mas será preciso ajustar manualmente os dados de DIFAL base dupla no fiscal.