A rotina de Leitura de Dados permite selecionar notas fiscais para integração com a escrita fiscal, filtrando por período e tipos de movimento.


  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Integração com escrita fiscal/ Leitura de dados.
  2. Informe o período desejado para a leitura dos documentos enviados à escrita fiscal.

  3. (Opcional) Clique em Ajuda ao lado do período para consultar os tipos de data para escrituração, conforme definido no Cadastro da empresa em Estoque/ Integração escrita fiscal

    • Caso configurado para usar data de emissão, o sistema carregará documentos com data de emissão no período.
    • Caso configurado para data do documento, apenas os documentos com datas de saída ou entrada no período serão lidos.

  4. Marque os Tipos de documentos a serem integrados:
    Tipos de DocumentosDescrição
    Notas fiscais de saídaEmitidas pela empresa no Faturamento, geralmente envolvendo vendas, devoluções de compras, saídas, e transferências.
    Notas fiscais de entradaDe mercadorias que entraram na empresa, configuradas como compra, entrada ou devolução de venda.
    Serviços prestadosNotas fiscais de serviços prestados, operações com ISS ou produtos de tipo serviço.
    Serviços tomadosNotas fiscais de serviços prestados, operações com ISS ou produtos de tipo serviço.
    Notas fiscais de conhecimento de transporte (CT-e) sem vínculo com NF-e de entrada

    Transportes lançados no módulo CT-e que não estejam vinculados a uma NF-e de entrada e cujo tomador tenha o mesmo CNPJ da empresa lançadora.


    (informação)  Para empresas com notas fiscais mistas (ICMS e ISS na mesma nota), é recomendável marcar todos os tipos.

  5. Clique em Avançar.
  6. Adicione as Empresas
  7. (Opcional) Marque a opção Gerar Bloco K para empresas que gerarão este controle (controle da produção e do estoque).
  8. (Opcional) Informe o período para corrigir informações no Bloco K, permitindo atualizar informações modificadas.
  9. Clique em Concluir.