Nesta rotina vamos te ensinar como abrir um novo contato de venda para um cliente, garantindo que você mantenha um registro organizado e atualizado de todas as informações relevantes. Ao seguir, por meio de passos simples e diretos, você estará no caminho para otimizar sua rede de relacionamentos e tornar o processo de vendas mais eficiente e eficaz. 

warning  Os acessos para essa rotina seguem os mesmos padrões para o sistema desktop CRM - Vendas (Follow Up), concedidos no módulo Cadastro de Usuários, de acordo com o seu perfil.

Bimer Não se esqueça de que a qualquer momento você pode clicar em Salvar Rascunho, localizado no rodapé da tela de cadastro. Essa função permite que você salve o formulário sem finalizar o cadastro, para que você possa completá-lo posteriormente. Mesmo que você não clique neste botão, o sistema cria automaticamente um rascunho periodicamente. Após salvar o rascunho, você poderá acessá-lo em Carregar Rascunho ou em Notificações/ Rascunhos.



  1. Acesse a aba CRM / Contato de Venda/ Cadastro de Contato de Venda no menu do Bimer UP.
  2. Na tela de cadastro, em Dados da pessoa, informe os dados do cliente para o qual está sendo realizado o contato de venda. 
    Novo Cadastro:

    Ao cadastrar um cliente pela primeira vez, preencha os campos obrigatórios: nome completo, nome curto, nome fantasia, CPF/CNPJ, tipo da pessoa* e inscrição estadual. Se o cliente for prospectado, o único campo obrigatório será o nome. Mesmo assim, não se esqueça de clicar no botão para incluir uma referência de contato, informando nome, telefone, celular e e-mail.
    light bulb *Caso o cliente seja do tipo jurídico, você pode importar os dados da receita federal pelo CNPJ da pessoa.

    Pessoa Cadastrada:

    Se o contato for para um cliente ou prospectado que já esteja registrado no sistema, selecione a opção "Localizar cliente ou prospectado (F2)". Em seguida, preencha os detalhes necessários para realizar a pesquisa e acessar as informações existentes sobre essa pessoa. Certifique-se apenas de revisar e atualizar os dados conforme necessário para manter seus registros precisos e atualizados.

  3. Nos demais campos, preencha os dados do Contato de Venda:
    Agrupamento

    Campo

    Descrição
    Dados do Contato





    Descrição do contato Informe uma breve descrição do que está em negociação. Por exemplo: Bimer + ISS-Easy
    Contato prioritárioMarque esta opção para destacar o atendimento no CRM Vendas, a fim de que seja identificada a necessidade de priorizar o contato.
    Assunto atualUm breve comentário sobre o contato. Por exemplo, se há alguma coisa pendente, algum aviso, etc.
    Tipo de atendimentoInforme o Tipo de atendimento que será usado para registrar o contato e fazer seu acompanhamento no CRM Vendas. Caso configurado, será sugerido automaticamente pelo sistema, o tipo de atendimento indicado na opção Tipo de atendimento padrão para vendas, localizado no Configurador Bimer em CRM/ Opções/ Contato (vendas follow-up)/ Geral.
    Descrição do ParecerDescreva o que foi tratado durante o contato. Por exemplo: “O cliente manteve contato para saber informações sobre o "produto X", e combinamos uma visita de demonstração.”
    Tipo de ContatoSelecione por qual meio foi realizado o contato. Ex.: Telefone, e-mail, etc.
    Pessoa de Contato do Parecer

    Descreva o nome da pessoa com quem precisa falar durante a negociação.

    EndereçoDados do EndereçoPreencha os dados do endereço da pessoa, caso seja uma pessoa nova. Se for uma pessoa já cadastrada, o sistema já trará essas informações preenchidas.
    Pessoa RelacionadaPessoa RelacionadaSelecione a filial ou representação onde será vinculado o cadastro do cliente, ou prospectado.
    ItensNovo itemIndique o produto ou serviço que está sendo negociado. Para adicionar múltiplos itens, clique em + Novo Item, e o sistema calculará automaticamente o Valor Aproximado e o Valor Total com a soma dos valores dos itens.
    Dados Complementares
    Sistema AtualSistema que a pessoa está utilizando atualmente.
    Meio de ContatoEscolha qual o meio de contato usado na comunicação empresa X cliente. Por exemplo: Evento, Anúncio, Redes Sociais, etc.
    Dados do Próximo ContatoNome do Usuário/ Data de próximo contato

    Selecione o login do próximo usuário que será responsável por esse atendimento e a data em que esse atendimento deve ser exibido no CRM - Atendimento dele.

    Dados do Conato InternoNome do Usuário/ Data contato interno

    Selecione a data e o login de um usuário secundário para que este também acompanhe o atendimento.

    Exemplo:

    Um usuário SUPERVISOR precisa estar ciente do que está acontecendo no atendimento e precisa dar um parecer sobre isso, então você coloca o login do usuário SUPERVISOR no contato interno e o seu próprio login como próximo contato. Seguindo este exemplo, a data que informar como data de contato interno, indicará a data em que este atendimento deve aparecer no CRM- Atendimento do usuário SUPERVISOR.

    Spy SystemE-mails para Spy

    (Opcional) Inclua os usuários que devem receber, via e-mail, notificações do atendimento até que seja encerrado.

    O Spy System é um notificador (via e-mail) de atividades realizadas em algumas partes do sistema.

  4. Clique em Concluir Cadastro.