Esta rotina permite localizar e consultar, de forma rápida, as informações referentes às solicitações de mercadorias realizadas na empresa pelo usuário logado e, até mesmo, a edição dos produtos da requisição selecionada. 

Para estar disponível para edição ou exclusão, a requisição e todos os seus itens devem estar no status Aberto, ou seja, a requisição foi criada porém, ainda não foi atendida pelo setor requisitado responsável.
Além disso, para esta rotina, é imprescindível que as empresas utilizadas no módulo possuam Unidade Federativa (UF) cadastrada no  Configurador Bimer em  Geral / Empresas / aba Cadastro / Geral / UF.

 


Nova Requisição


  1. Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a Empresa solicitante do produto.
  3. Clique em .
  4. Preencha os campos necessários para cadastrar a requisição, incluindo: 

    CampoDescrição
    Setor requisitanteSelecione o setor que está solicitando o produto.
    Setor requisitado

    Selecione o setor que será responsável por atender a solicitação.

    No cadastro localizado no Configurador Bimer Geral/ Setores, são definidos os setores responsáveis pelo atendimento das requisições na empresa.

    Centro de custo(Opcional) Selecione o centro de custo, caso a empresa solicitante do produto tenha sido configurada para trabalhar com controle de Centros de custos no Bimer ERP. Ao selecionar é possível, por exemplo, realizar um rateio interno de consumo de um determinado setor. Essas divisões serão utilizadas para associar custos e arrecadações a projetos ou departamentos específicos.
    Tipo de requisição

    Selecione a categoria da requisição:

     Indica que a requisição será utilizada para solicitar materiais de um determinado setor. Este tipo de requisição dá baixa no estoque do setor requisitado e alimenta o setor requisitante.

    Indica que a requisição será utilizada para solicitar materiais de uso e consumo de um determinado setor. Este tipo de requisição apenas dá baixa no estoque do setor requisitado e não alimenta o setor requisitante, pois os itens da requisição são utilizados para consumo e, consequentemente, não são somados no estoque do setor. O sistema dispõe de 3 (três) formas para fazer uma requisição de consumo:

    1ª - Se o setor requisitante e o requisitado forem o mesmo, independentemente de marcar a opção Requisição de consumo.
    2ª - Se for marcada a opção Requisição de consumo em uma solicitação de um setor diferente daquele que foi requisitado.
    3ª - Se o setor requisitante não controlar estoque, será marcada de forma automática a opção Requisição de consumo.

    Caso o sistema trabalhe com autorizador gerencial para requisição, o sistema irá alertá-lo que a requisição pode ser gerada aberta. Além disso, caso o usuário não possua permissão para gerar a requisição de consumo atendida, esta não será atendida automaticamente.

     Indica que a requisição será utilizada para registrar a perda de mercadoria no setor.

    Caso crie uma requisição onde o setor requisitante e o requisitado sejam os mesmos e esta opção esteja marcada, a opção Requisição de consumo não será marcada automaticamente. O mesmo ocorre quando o setor requisitante não controla estoque. 

    Urgente
    • Marcada: a requisição será exibida no módulo Requisição de Material de maneira que ela seja visualmente destacada como um atendimento de requisição prioritário com relação as demais.

    • Desmarcada: indica que a requisição não é prioridade e será atendida conforme a ordem das solicitações ou seus status, que podem ser: não urgente, de devolução, de consumo ou de atendimento.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  5. Clique em .
    Sabia que você pode inserir produtos não cadastrados diretamente na Requisição no Bimer Up?

    Basta clicar no botão Inserir produto não cadastrado e digitar a descrição do item que você precisa. Assim, o sistema já registra a informação, e você não perde tempo procurando algo que ainda não está no seu catálogo.
    Mas Atenção! Para ter acesso a essa facilidade, o sistema precisa estar configurado para trabalhar com "Produto a ser utilizado como padrão" e seu perfil de usuário deve ter permissão para essa função no Bimer Up. winking face


    1. Selecione o produto a ser solicitado.

    2. Informe a quantidade desse produto.

      A quantidade disponível do produto no setor requisitado será recuperado pelo sistema caso o cálculo da quantidade disponível estiver configurado no Configurador Bimer em Estoque / Opções / Cálculos / Quant. prevista e disponível, e poderão ser utilizados para o calcular as variáveis: Qt. estoque, Qt. futura, Qt. requisitada, Qt. comprada, Qt. pendente e Qt. processamento.

    3. Selecione nome do funcionário que está solicitando o produto ao setor.
    4. (Opcional) Clique em para ter acesso ao quadro de estoque do produto informado.
    5. Clique em Salvar.
    6. (Opcional) Repita os passos para incluir mais produtos à requisição, caso necessário.

      Dica:

      Para informação sobre a quantidade dos itens você pode configurar o sistema para o setor requisitado atender as solicitações que possuam produtos com quantidade em estoque igual ou menor que zero. Para tal, acesse o Configurador Bimer, em Geral/ Setores/ cadastro ou edição do setor/ aba Dados/ edição do setor disponível para atendimento da requisição. Da mesma forma, você também pode configurar para que o sistema permita atender requisições que possuam produtos com característica que permite saldo negativo no módulo Atendimentos e Requisição de Mercadorias, em Ferramentas/ Opções/ Módulo requisitante/ Informe a característica que permite saldo negativo do produto.

  6. (Opcional) Descreva uma Observação que julgue necessário referente à requisição criada.
  7. Clique em Salvar para que gere a requisição com o Status conforme a configuração realizada no Bimer:

    Será criado com status Aberta caso seja uma requisição de consumo para setores diferentes e esteja habilitado o acesso Permite criar requisição de consumo no Cadastro de usuários, em Usuários / Perfis de acesso do usuário / Perfil Individual / Sistemas / módulo Bimer UP, e Cadastro de usuários em Perfil de usuário / Controle de acesso aos sistemas / módulo Bimer UP. Este ficará com status de Aberta até que seja atendida pelo setor requisitado.

    Será criado com o status Autorização Pendente caso o Bimer esteja configurado para Trabalhar com controle de alçada (Autorizador gerencial) no aplicativo RequisicaoWeb, no Configurador Bimer, em Estoque / Opções / Geral, e o usuário não tenha as permissões necessárias para autorizar a requisição, permanecendo assim até que a autorização seja aprovada.

    Será criado com status Totalmente atendida caso estejam habilitados os acessos Permite criar requisição de consumo e Permite criar requisição de consumo Atendida localizado, no Cadastro de usuários em Usuários / Perfis de acesso do usuário / Perfil Individual / Sistemas / módulo Bimer UP e Cadastro de usuários em Perfil de usuário / Controle de acesso aos sistemas / módulo Bimer UP. Para este status, o produto deve possuir a quantidade em estoque. Caso contrário, é necessário marcar a configuração Permite atender requisição que possua produto(s) com quantidade em estoque igual ou menor que zero, localizada no Configurador Bimer, em Geral / Setores / Setores disponíveis para atendimento da requisição, de modo que a requisição possa ser atendida.

    Ao concluir a solicitação serão mantidas as principais informações na tela, caso queira realizar uma nova requisição. Para limpar esses dados, clique em F5 ou recarregue a página do seu navegador.


Configurações


Nas configurações do módulo Requisições você define configurações essenciais para o funcionamento da rotina e, além disso, define também algumas preferências de como o aplicativo deve se comportar.

As configurações abaixo refletem as definições do módulo Requisição de Materiais no desktop. Qualquer ajuste feito no desktop será automaticamente replicado no BimerUP , e vice-versa.


  1. Clique em  Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP .
  2. No canto superior direito da tela, clique em Configurações .
  3. Configure as opções de cada aba, conforme a sua necessidade: 
    gear Cadastro   

    Opção Descrição
    Trabalhar com autorizador gerencial na Requisição

    Esta configuração define como a autorização de requisições funciona no sistema.

    • Marcada:

      • Habilita a rotina de autorização gerencial no aplicativo RequisiçãoWeb.

      • No Cadastro do Usuário (em Configurações do Usuário / Autorizador gerencial / Requisição web), será habilitada a opção "Possui permissão para autorizar requisições".

      • Permissões de Autorização:

        • Se a opção "Possui permissão para autorizar requisições" for marcada e nenhum filtro for informado, o usuário poderá autorizar todos os produtos. 

          • Ao filtrar por Famílias de produtos (sem Grupo de Produtos), o usuário autoriza todas as famílias informadas para qualquer grupo de produto.

          • Ao filtrar por Famílias de produtos e Grupos de Produtos, o usuário autoriza somente produtos que possuam ambas as configurações.

          • Ao filtrar por Produtos específicos, esses produtos serão autorizados pelo usuário, independente dos filtros de Grupo ou Família de produto.

        • Se a opção "Possui permissão para autorizar requisições" não estiver marcada, ou se houver restrições de família, grupo, produto ou faixa de valor, qualquer requisição criada pelo RequisiçãoWeb com itens fora dessas regras não será gerada imediatamente. Ela dependerá da aprovação do Autorizador Gerencial, ou do uso de usuário e senha com permissão de acesso.

    • Desmarcada:

      • Não permite trabalhar com a autorização gerencial via aplicativo RequisiçãoWeb.

    Cancelar requisição de material após autorização ser negada

    Marque esta opção para que, caso uma autorização de requisição de material seja negada pelo usuário no Autorizador Gerencial do BimerUp, a requisição e seus itens sejam alterados para o status Cancelada (em vez de "Autorização Negada").

    (informação)  Esta opção só fica disponível se a opção acima "Trabalhar com autorizador gerencial na Requisição" estiver marcada.

    Permitir alterar o código da requisição
    • Marcada: possibilita alterar o código da requisição ao criar uma nova requisição.
    • Desmarcada: ao criar uma nova requisição, o campo "Código" ficará oculto e este será criado com base na ordem do sistema.
    Será obrigatório o preenchimento do centro de custo
    • Marcada: o preenchimento da informação do centro de custo será obrigatória ao criar uma nova requisição.
    • Desmarcada: o preenchimento da informação do centro de custo será opcional ao criar uma nova requisição.
    Será obrigatório o preenchimento do funcionário
    • Marcada: o preenchimento da informação do Funcionário será obrigatória ao adicionar um item em uma nova requisição.
    • Desmarcada: o preenchimento da informação do Funcionário  será opcional ao adicionar um item em uma nova requisição.
    Criticar quantidade pedida superior à quantidade máxima do produto
    • Marcada: se usuário tiver o acesso Liberar quantidade pedida superior à quantidade máxima do produto bloqueado no Cadastro de Usuário, o sistema emitirá um aviso crítico indicando que não será possível gravar a requisição, pois a quantidade solicitada excede a quantidade máxima do produto no setor. Esta quantidade máxima é indicada no Cadastro do Produto / Empresa / Empresas / Dados / Qt. Máxima.
    • Desmarcada: se usuário tiver o acesso Liberar quantidade pedida superior à quantidade máxima do produto bloqueado no Cadastro de Usuário , não será possível gravar a requisição, pois a quantidade solicitada excede a quantidade máxima do produto no setor, ou seja, não será exibida nenhuma crítica por parte do sistema. 
    Permitir inclusão de produtos inativos para compra
    Habilitar o campo lote/série na tela de itens, caso o setor requisitado controle lote/série
    • Marcada: na tela de inclusão de itens, será exibido um campo para incluir o lote/série do item selecionado
    • Desmarcada: na tela de inclusão de itens, não será exibido o campo para inclusão do lote/série do item.
    Característica que permite saldo negativo do produtoInforme uma característica de produto para que, mesmo que o setor requisitado tenha estoque negativo de determinado produto, a requisição possa ser gerada.
    gear Operações   

    Nesta aba, você visualiza e edita as operações vinculadas às requisições de materiais. As informações apresentadas aqui, refletem nas opções do módulo Requisição de materiais.

    light bulb Mas Lembre-se!
    Qualquer alteração realizada nesta tela será automaticamente sincronizada com o módulo Requisição de materiais, garantindo a consistência das informações em ambos os sistemas.

    GrupoCampoDescrição
    OperaçõesRequisição

    Informe a operação com tipo de movimento: saída, que atualiza estoque e possui tipo de documento interno.

    Essa operação será usada na Requisição de consumo, independente se o setor requisitante controla ou não estoque.

    Devolução

    Escolha a operação com tipo de movimento: devolução de saída, que atualiza estoque e possui tipo de documento interno.

    Essa operação será usada nas movimentações de Devolução.

    Transferência

    Selecione a operação com tipo de movimento: transferência de saída que não possui operação de entrada para transferência, que atualiza estoque e possui tipo de documento interno.

    Será usada na Requisição que não seja de consumo, quando ambos os setores controlem estoque.

    PerdaControla Estoque

    Informe a operação com tipo de movimento: saída, que atualiza estoque e possui tipo de documento interno

    Usada quando o setor requisitante e requisitado é o mesmo, comum em casos de devolução de produtos para o setor requisitado.

    Não controla estoque

    Selecione a operação com tipo de movimento: saída, que não atualiza estoque e possui tipo de documento interno.

    Usada quando o setor requisitante e requisitado da perda são diferentes.

    Exemplo

    Bimer No dia anterior, o setor Fincaneiro (Não controla estoque) pediu 1 Tonner para o setor Almoxarifado (Controla estoque). N aquele momento, a quantidade já saiu do estoque Almoxarifado.

    Porém, no dia seguinte, o produto foi danificado e deu Perda Total

    Ao inserir o setor requisitante Financeiro e o requisitado Almoxarifado, com a opção PERDA marcada, o sistema não movimenta o estoque e utiliza a operação de PERDA NÃO CONTROLA ESTOQUE apenas para registrar a perda ocorrida.

  4. Clique em Salvar.



Filtrar Requisição


  1. Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP .

  2. Selecione a Empresa que solicitou o produto.

  3. Informe o Período da geração da requisição para filtrar a busca.

    A opção Customizado fornece a possibilidade de inserir uma Data inicial e final do período de busca.

  4. Clique em Filtros e informe os dados adicionais para otimizar sua busca, se necessário.

    CampoDescrição
    Setor RequisitanteSelecione o setor que está solicitando o produto.
    Setor RequisitadoSelecione o setor responsável por atender a solicitação.
    Produto ou requisiçãoInforme o código da requisição ou  código/nome do produto  (completo ou parcial) para realizar a consulta diretamente por requisição ou produto específico.
    Status

    Selecione um dos status da requisição que pode ser:

    • Abertas: todas as requisições que estão com status "Aguardando" e todos os seus itens como "Aberta" no Bimer Desktop.
    • Em atendimento: todas as requisições que estão em processo de atendimento por parte do setor requisitado. Nesse caso, entram as requisições que estão com status de "Aguardando" ou "Parcialmente Atendidas" e seus itens que estejam no status: "Ag. Cotação", "Ag. Compra", "Merc. Disponível", etc.
    • Canceladas: todas as requisições que foram "Canceladas" pelo setor requisitado.
    • Finalizadas: todas as requisições que foram "Atendidas com corte" ou "Totalmente atendidas".
    Período de cadastro

    Selecione o período em que a requisição foi cadastrada no sistema.

  5. Clique em Filtrar.
  6. Clique sobre a requisição para consultar os detalhes da requisição selecionada. 

    Se você não tiver acesso para visualizar o custo da última compra do produto, o sistema também bloqueará a visualização do total do custo .


Alterar Produto da Requisição


  1. Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições  no menu do Bimer UP .

  2. Localize a requisição.

  3. Clique no botão da requisição.

  4. Clique no botão ao lado do item.
  5. Altere o produto e também a quantidade, caso necessário.

  6. (Opcional) Altere o nome do funcionário para o qual foi solicitado o produto.
  7. Clique em Atualizar.

  8. (Opcional) Descreva uma Observação que julgue necessário referente à requisição. 

  9. Clique em Gravar.

Excluir Produto da Requisição


  1. Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições  no menu do Bimer UP .

  2. Localize a requisição.

  3. Clique no botão da requisição.

  4. Clique no botão ao lado do item.
  5. Confirme a exclusão. 

  6. (Opcional) Descreva uma Observação que julgue necessário referente à requisição. 

  7. Clique em Gravar.


Adicionar Produto à Requisição


  1. Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições  no menu do Bimer UP.

  2. Localize a requisição.

  3. Clique no botão da requisição.

  4. Clique em Adicionar Item.

  5. Selecione o Produto e a quantidade.
  6. (Opcional) Clique em  para ter acesso ao quadro de estoque do produto informado.
  7. (Opcional) Selecione o nome do funcionário para o qual foi solicitado o produto.

  8. Clique em Incluir.
  9. (Opcional) Descreva uma Observação que julgue necessário referente à requisição

  10. Clique em Gravar.


Excluir Requisição


  1. Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP .

  2. Localize a requisição.

  3. Clique no botão da requisição.

  4. Confirme a exclusão.


Imprimir Requisição


  1. Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP .

  2. Localize a requisição.

  3. Clique no botão da requisição.

  4. Confirme a impressão. 

    Dica:

    Se você desejar imprimir uma requisição imediatamente após criá-la, verifique se a opção Imprimir a requisição no sistema Requisição de Material (desktop) está habilitada. Se a opção Exibir tela de confirmação no momento da impressão/visualização estiver marcada, o sistema solicitará a sua confirmação antes de imprimir a requisição. Caso contrário, se a opção estiver desmarcada, a requisição será impressa automaticamente.