Esta rotina permite localizar e consultar, de forma rápida, as informações referentes às solicitações de mercadorias realizadas na empresa pelo usuário logado e, até mesmo, a edição dos produtos da requisição selecionada. 

Para estar disponível para edição ou exclusão, a requisição e todos os seus itens devem estar no status Aberto, ou seja, a requisição foi criada porém, ainda não foi atendida pelo setor requisitado responsável.
Além disso, para esta rotina, é imprescindível que as empresas utilizadas no módulo possuam Unidade Federativa (UF) cadastrada no  Configurador Bimer em  Geral / Empresas / aba Cadastro / Geral / UF.

 


Nova Requisição


  1. Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a Empresa solicitante do produto.
  3. Clique em .
  4. Preencha os campos necessários para cadastrar a requisição, incluindo: 

    CampoDescrição
    Setor requisitanteSelecione o setor que está solicitando o produto.
    Setor requisitado

    Selecione o setor que será responsável por atender a solicitação.

    No cadastro localizado no Configurador Bimer Geral/ Setores, são definidos os setores responsáveis pelo atendimento das requisições na empresa.

    Centro de custo(Opcional) Selecione o centro de custo, caso a empresa solicitante do produto tenha sido configurada para trabalhar com controle de Centros de custos no Bimer ERP. Ao selecionar é possível, por exemplo, realizar um rateio interno de consumo de um determinado setor. Essas divisões serão utilizadas para associar custos e arrecadações a projetos ou departamentos específicos.
    Tipo de requisição

    Selecione a categoria da requisição:

     Indica que a requisição será utilizada para solicitar materiais de um determinado setor. Este tipo de requisição dá baixa no estoque do setor requisitado e alimenta o setor requisitante.

    Indica que a requisição será utilizada para solicitar materiais de uso e consumo de um determinado setor. Este tipo de requisição apenas dá baixa no estoque do setor requisitado e não alimenta o setor requisitante, pois os itens da requisição são utilizados para consumo e, consequentemente, não são somados no estoque do setor. O sistema dispõe de 3 (três) formas para fazer uma requisição de consumo:

    1ª - Se o setor requisitante e o requisitado forem o mesmo, independentemente de marcar a opção Requisição de consumo.
    2ª - Se for marcada a opção Requisição de consumo em uma solicitação de um setor diferente daquele que foi requisitado.
    3ª - Se o setor requisitante não controlar estoque, será marcada de forma automática a opção Requisição de consumo.

    Caso o sistema trabalhe com autorizador gerencial para requisição, o sistema irá alertá-lo que a requisição pode ser gerada aberta. Além disso, caso o usuário não possua permissão para gerar a requisição de consumo atendida, esta não será atendida automaticamente.

     Indica que a requisição será utilizada para registrar a perda de mercadoria no setor.

    Caso crie uma requisição onde o setor requisitante e o requisitado sejam os mesmos e esta opção esteja marcada, a opção Requisição de consumo não será marcada automaticamente. O mesmo ocorre quando o setor requisitante não controla estoque. 

    Urgente
    • Marcada: a requisição será exibida no módulo Requisição de Material de maneira que ela seja visualmente destacada como um atendimento de requisição prioritário com relação as demais.

    • Desmarcada: indica que a requisição não é prioridade e será atendida conforme a ordem das solicitações ou seus status, que podem ser: não urgente, de devolução, de consumo ou de atendimento.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  5. Clique em .
    1. Selecione o produto a ser solicitado.

    2. Informe a quantidade desse produto.

      A quantidade disponível do produto no setor requisitado será recuperado pelo sistema caso o cálculo da quantidade disponível estiver configurado no Configurador Bimer em Estoque / Opções / Cálculos / Quant. prevista e disponível, e poderão ser utilizados para o calcular as variáveis: Qt. estoque, Qt. futura, Qt. requisitada, Qt. comprada, Qt. pendente e Qt. processamento.

    3. Selecione nome do funcionário que está solicitando o produto ao setor.
    4. (Opcional) Clique em para ter acesso ao quadro de estoque do produto informado.
    5. Clique em Salvar.
    6. (Opcional) Repita os passos para incluir mais produtos à requisição, caso necessário.

      Dica:

      Para informação sobre a quantidade dos itens você pode configurar o sistema para o setor requisitado atender as solicitações que possuam produtos com quantidade em estoque igual ou menor que zero. Para tal, acesse o Configurador Bimer, em Geral/ Setores/ cadastro ou edição do setor/ aba Dados/ edição do setor disponível para atendimento da requisição. Da mesma forma, você também pode configurar para que o sistema permita atender requisições que possuam produtos com característica que permite saldo negativo no módulo Atendimentos e Requisição de Mercadorias, em Ferramentas/ Opções/ Módulo requisitante/ Informe a característica que permite saldo negativo do produto.

  6. (Opcional) Descreva uma Observação que julgue necessário referente à requisição criada.
  7. Clique em Salvar para que gere a requisição com o Status conforme a configuração realizada no Bimer:

    Será criado com status Aberta caso seja uma requisição de consumo para setores diferentes e esteja habilitado o acesso Permite criar requisição de consumo no Cadastro de usuários, em Usuários / Perfis de acesso do usuário / Perfil Individual / Sistemas / módulo Bimer UP, e Cadastro de usuários em Perfil de usuário / Controle de acesso aos sistemas / módulo Bimer UP. Este ficará com status de Aberta até que seja atendida pelo setor requisitado.

    Será criado com o status Autorização Pendente caso o Bimer esteja configurado para Trabalhar com controle de alçada (Autorizador gerencial) no aplicativo RequisicaoWeb, no Configurador Bimer, em Estoque / Opções / Geral, e o usuário não tenha as permissões necessárias para autorizar a requisição, permanecendo assim até que a autorização seja aprovada.

    Será criado com status Totalmente atendida caso estejam habilitados os acessos Permite criar requisição de consumo e Permite criar requisição de consumo Atendida localizado, no Cadastro de usuários em Usuários / Perfis de acesso do usuário / Perfil Individual / Sistemas / módulo Bimer UP e Cadastro de usuários em Perfil de usuário / Controle de acesso aos sistemas / módulo Bimer UP. Para este status, o produto deve possuir a quantidade em estoque. Caso contrário, é necessário marcar a configuração Permite atender requisição que possua produto(s) com quantidade em estoque igual ou menor que zero, localizada no Configurador Bimer, em Geral / Setores / Setores disponíveis para atendimento da requisição, de modo que a requisição possa ser atendida.

    Ao concluir a solicitação serão mantidas as principais informações na tela, caso queira realizar uma nova requisição. Para limpar esses dados, clique em F5 ou recarregue a página do seu navegador.


Configurações


Nas configurações do módulo Requisições você define configurações essenciais para o funcionamento da rotina e, além disso, define também algumas preferências de como o aplicativo deve se comportar.

As configurações abaixo refletem as definições do módulo Requisição de Materiais no desktop. Qualquer ajuste feito no desktop será automaticamente replicado no BimerUP, e vice-versa.


  1. Clique em  Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP.
  2. No canto superior direito da tela, clique em Configurações .
  3. Configure as opções de cada aba, conforme a sua necessidade: 
    Cadastro   

    Opção Descrição
    Permitir alterar o código da requisição
    • Marcada: possibilita alterar o código da requisição ao criar uma nova requisição.
    • Desmarcada: ao criar uma nova requisição, o campo "Código" ficará oculto e este será criado com base na ordem do sistema.
    Será obrigatório o preenchimento do centro de custo
    • Marcada: o preenchimento da informação do centro de custo será obrigatória ao criar uma nova requisição.
    • Desmarcada: o preenchimento da informação do centro de custo será opcional ao criar uma nova requisição.
    Será obrigatório o preenchimento do funcionário
    • Marcada: o preenchimento da informação do Funcionário será obrigatória ao adicionar um item em uma nova requisição.
    • Desmarcada: o preenchimento da informação do Funcionário será opcional ao adicionar um item em uma nova requisição.
    Criticar quantidade pedida superior à quantidade máxima do produto
    • Marcada: se usuário tiver o acesso Liberar quantidade pedida superior à quantidade máxima do produto bloqueado no Cadastro de Usuário, o sistema emitirá um aviso crítico indicando que não será possível gravar a requisição, pois a quantidade solicitada excede a quantidade máxima do produto no setor. Esta quantidade máxima é indicada no Cadastro do Produto / Empresa / Empresas / Dados / Qt. Máxima.
    • Desmarcada: se usuário tiver o acesso Liberar quantidade pedida superior à quantidade máxima do produto bloqueado no Cadastro de Usuário, não será possível gravar a requisição, pois a quantidade solicitada excede a quantidade máxima do produto no setor, ou seja, não será exibida nenhuma crítica por parte do sistema. 
    Permitir inclusão de produtos inativos para compra
    Habilitar o campo lote/série na tela de itens, caso o setor requisitado controle lote/série
    • Marcada: na tela de inclusão de itens, será exibido um campo para incluir o lote/série do item selecionado
    • Desmarcada: na tela de inclusão de itens, não será exibido o campo para inclusão do lote/série do item.
    Característica que permite saldo negativo do produtoInforme uma característica de produto para que, mesmo que o setor requisitado tenha estoque negativo de determinado produto, a requisição possa ser gerada.
    Operações   

    Nesta aba, você visualiza e edita as operações vinculadas às requisições de materiais. As informações apresentadas aqui, refletem nas opções do módulo Requisição de materiais.

    light bulb Mas Lembre-se!
    Qualquer alteração realizada nesta tela será automaticamente sincronizada com o módulo Requisição de materiais, garantindo a consistência das informações em ambos os sistemas.

    GrupoCampoDescrição
    OperaçõesRequisição

    Informe a operação com tipo de movimento: saída, que atualiza estoque e possui tipo de documento interno.

    Essa operação será usada na Requisição de consumo, independente se o setor requisitante controla ou não estoque.

    Devolução

    Escolha a operação com tipo de movimento: devolução de saída, que atualiza estoque e possui tipo de documento interno.

    Essa operação será usada nas movimentações de Devolução.

    Transferência

    Selecione a operação com tipo de movimento: transferência de saída que não possui operação de entrada para transferência, que atualiza estoque e possui tipo de documento interno.

    Será usada na Requisição que não seja de consumo, quando ambos os setores controlem estoque.

    PerdaControla Estoque

    Informe a operação com tipo de movimento: saída, que atualiza estoque e possui tipo de documento interno

    Usada quando o setor requisitante e requisitado é o mesmo, comum em casos de devolução de produtos para o setor requisitado.

    Não controla estoque

    Selecione a operação com tipo de movimento: saída, que não atualiza estoque e possui tipo de documento interno.

    Usada quando o setor requisitante e requisitado da perda são diferentes.

    Exemplo

    Bimer No dia anterior, o setor Fincaneiro (Não controla estoque) pediu 1 Tonner para o setor Almoxarifado (Controla estoque). Naquele momento, a quantidade já saiu do estoque Almoxarifado.

    Porém, no dia seguinte, o produto foi danificado e deu Perda Total

    Ao inserir o setor requisitante Financeiro e o requisitado Almoxarifado, com a opção PERDA marcada, o sistema não movimenta o estoque e utiliza a operação de PERDA NÃO CONTROLA ESTOQUE apenas para registrar a perda ocorrida.

  4. Clique em Salvar.



Filtrar Requisição


  1. Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP.

  2. Selecione a Empresa que solicitou o produto.

  3. Informe o Período da geração da requisição para filtrar a busca.

    A opção Customizado fornece a possibilidade de inserir uma Data inicial e final do período de busca.

  4. Clique em Filtros e informe os dados adicionais para otimizar sua busca, se necessário.

    CampoDescrição
    Setor RequisitanteSelecione o setor que está solicitando o produto.
    Setor RequisitadoSelecione o setor responsável por atender a solicitação.
    Produto ou requisiçãoInforme o código da requisição ou  código/nome do produto (completo ou parcial) para realizar a consulta diretamente por requisição ou produto específico.
    Status

    Selecione um dos status da requisição que pode ser:

    • Abertas: todas as requisições que estão com status "Aguardando" e todos os seus itens como "Aberta" no Bimer Desktop.
    • Em atendimento: todas as requisições que estão em processo de atendimento por parte do setor requisitado. Nesse caso, entram as requisições que estão com status de "Aguardando" ou "Parcialmente Atendidas" e seus itens que estejam no status: "Ag. Cotação", "Ag. Compra", "Merc. Disponível", etc.
    • Canceladas: todas as requisições que foram "Canceladas" pelo setor requisitado.
    • Finalizadas: todas as requisições que foram "Atendidas com corte" ou "Totalmente atendidas".
    Período de cadastro

    Selecione o período em que a requisição foi cadastrada no sistema.

  5. Clique em Filtrar.
  6. Clique sobre a requisição para consultar os detalhes da requisição selecionada. 

    Se você não tiver acesso para visualizar o custo da última compra do produto, o sistema também bloqueará a visualização do total do custo .


Alterar Produto da Requisição


  1. Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP.

  2. Localize a requisição.

  3. Clique no botão da requisição.

  4. Clique no botão ao lado do item.
  5. Altere o produto e também a quantidade, caso necessário.

  6. (Opcional) Altere o nome do funcionário para o qual foi solicitado o produto.
  7. Clique em Atualizar.

  8. (Opcional) Descreva uma Observação que julgue necessário referente à requisição. 

  9. Clique em Gravar.

Excluir Produto da Requisição


  1. Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP.

  2. Localize a requisição.

  3. Clique no botão da requisição.

  4. Clique no botão ao lado do item.
  5. Confirme a exclusão. 

  6. (Opcional) Descreva uma Observação que julgue necessário referente à requisição. 

  7. Clique em Gravar.


Adicionar Produto à Requisição


  1. Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP.

  2. Localize a requisição.

  3. Clique no botão da requisição.

  4. Clique em Adicionar Item.

  5. Selecione o Produto e a quantidade.
  6. (Opcional) Clique em  para ter acesso ao quadro de estoque do produto informado.
  7. (Opcional) Selecione o nome do funcionário para o qual foi solicitado o produto.

  8. Clique em Incluir.
  9. (Opcional) Descreva uma Observação que julgue necessário referente à requisição

  10. Clique em Gravar.


Excluir Requisição


  1. Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP.

  2. Localize a requisição.

  3. Clique no botão da requisição.

  4. Confirme a exclusão.


Imprimir Requisição


  1. Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP.

  2. Localize a requisição.

  3. Clique no botão da requisição.

  4. Confirme a impressão. 

    Dica:

    Se você desejar imprimir uma requisição imediatamente após criá-la, verifique se a opção Imprimir a requisição no sistema Requisição de Material (desktop) está habilitada. Se a opção Exibir tela de confirmação no momento da impressão/visualização estiver marcada, o sistema solicitará a sua confirmação antes de imprimir a requisição. Caso contrário, se a opção estiver desmarcada, a requisição será impressa automaticamente.