Esta rotina permite localizar e consultar, de forma rápida, as informações referentes às solicitações de mercadorias realizadas na empresa pelo usuário logado e, até mesmo, a edição dos produtos da requisição selecionada.
Para estar disponível para edição ou exclusão, a requisição e todos os seus itens devem estar no status Aberto, ou seja, a requisição foi criada porém, ainda não foi atendida pelo setor requisitado responsável.
Além disso, para esta rotina, é imprescindível que as empresas utilizadas no módulo possuam Unidade Federativa (UF) cadastrada no Configurador Bimer em Geral / Empresas / aba Cadastro / Geral / UF.
Nova Requisição
- Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP.
- Selecione a Empresa solicitante do produto.
- Clique em .
Preencha os campos necessários para cadastrar a requisição, incluindo:
Campo Descrição Setor requisitante Selecione o setor que está solicitando o produto. Setor requisitado Selecione o setor que será responsável por atender a solicitação.
No cadastro localizado no Configurador Bimer Geral/ Setores, são definidos os setores responsáveis pelo atendimento das requisições na empresa.
Centro de custo (Opcional) Selecione o centro de custo, caso a empresa solicitante do produto tenha sido configurada para trabalhar com controle de Centros de custos no Bimer ERP. Ao selecionar é possível, por exemplo, realizar um rateio interno de consumo de um determinado setor. Essas divisões serão utilizadas para associar custos e arrecadações a projetos ou departamentos específicos. Tipo de requisição Selecione a categoria da requisição:
Urgente - Marcada: a requisição será exibida no módulo Requisição de Material de maneira que ela seja visualmente destacada como um atendimento de requisição prioritário com relação as demais.
- Desmarcada: indica que a requisição não é prioridade e será atendida conforme a ordem das solicitações ou seus status, que podem ser: não urgente, de devolução, de consumo ou de atendimento.
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- Marcada: a requisição será exibida no módulo Requisição de Material de maneira que ela seja visualmente destacada como um atendimento de requisição prioritário com relação as demais.
- Clique em Sabia que você pode inserir produtos não cadastrados diretamente na Requisição no Bimer Up?
asta clicar no botão Inserir produto não cadastrado e digitar a descrição do item que você precisa. Assim, o sistema já registra a informação, e você não perde tempo procurando algo que ainda não está no seu catálogo.
Mas Atenção! B Para ter acesso a essa facilidade, o sistema precisa estar configurado para trabalhar com "Produto a ser utilizado como padrão" e seu perfil de usuário deve ter permissão para essa função no Bimer Up.Selecione o produto a ser solicitado.
Informe a quantidade desse produto.
A quantidade disponível do produto no setor requisitado será recuperado pelo sistema caso o cálculo da quantidade disponível estiver configurado no Configurador Bimer em Estoque / Opções / Cálculos / Quant. prevista e disponível, e poderão ser utilizados para o calcular as variáveis: Qt. estoque, Qt. futura, Qt. requisitada, Qt. comprada, Qt. pendente e Qt. processamento.
- Selecione nome do funcionário que está solicitando o produto ao setor.
- (Opcional) Clique em quadro de estoque do produto informado. para ter acesso ao
- Clique em Salvar.
(Opcional) Repita os passos para incluir mais produtos à requisição, caso necessário.
Dica:
Para informação sobre a quantidade dos itens você pode configurar o sistema para o setor requisitado atender as solicitações que possuam produtos com quantidade em estoque igual ou menor que zero. Para tal, acesse o Configurador Bimer, em Geral/ Setores/ cadastro ou edição do setor/ aba Dados/ edição do setor disponível para atendimento da requisição. Da mesma forma, você também pode configurar para que o sistema permita atender requisições que possuam produtos com característica que permite saldo negativo no módulo Atendimentos e Requisição de Mercadorias, em Ferramentas/ Opções/ Módulo requisitante/ Informe a característica que permite saldo negativo do produto.
. - (Opcional) Descreva uma Observação que julgue necessário referente à requisição criada.
Clique em Salvar para que gere a requisição com o Status conforme a configuração realizada no Bimer:
Ao concluir a solicitação serão mantidas as principais informações na tela, caso queira realizar uma nova requisição. Para limpar esses dados, clique em F5 ou recarregue a página do seu navegador.
Configurações
Nas configurações do módulo Requisições você define configurações essenciais para o funcionamento da rotina e, além disso, define também algumas preferências de como o aplicativo deve se comportar.
As configurações abaixo refletem as definições do módulo Requisição de Materiais no desktop. Qualquer ajuste feito no desktop será automaticamente replicado no BimerUP , e vice-versa.
- Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP .
- No canto superior direito da tela, clique em Configurações .
- Configure as opções de cada aba, conforme a sua necessidade:
Cadastro
Opção Descrição Trabalhar com autorizador gerencial na Requisição Esta configuração define como a autorização de requisições funciona no sistema.
Marcada:
Habilita a rotina de autorização gerencial no aplicativo RequisiçãoWeb.
No Cadastro do Usuário (em Configurações do Usuário / Autorizador gerencial / Requisição web), será habilitada a opção "Possui permissão para autorizar requisições".
Permissões de Autorização:
Se a opção "Possui permissão para autorizar requisições" for marcada e nenhum filtro for informado, o usuário poderá autorizar todos os produtos.
Se a opção "Possui permissão para autorizar requisições" não estiver marcada, ou se houver restrições de família, grupo, produto ou faixa de valor, qualquer requisição criada pelo RequisiçãoWeb com itens fora dessas regras não será gerada imediatamente. Ela dependerá da aprovação do Autorizador Gerencial, ou do uso de usuário e senha com permissão de acesso.
Desmarcada:
Não permite trabalhar com a autorização gerencial via aplicativo RequisiçãoWeb.
Cancelar requisição de material após autorização ser negada Marque esta opção para que, caso uma autorização de requisição de material seja negada pelo usuário no Autorizador Gerencial do BimerUp, a requisição e seus itens sejam alterados para o status Cancelada (em vez de "Autorização Negada").
Esta opção só fica disponível se a opção acima "Trabalhar com autorizador gerencial na Requisição" estiver marcada.
Permitir alterar o código da requisição - Marcada: possibilita alterar o código da requisição ao criar uma nova requisição.
- Desmarcada: ao criar uma nova requisição, o campo "Código" ficará oculto e este será criado com base na ordem do sistema.
Será obrigatório o preenchimento do centro de custo - Marcada: o preenchimento da informação do centro de custo será obrigatória ao criar uma nova requisição.
- Desmarcada: o preenchimento da informação do centro de custo será opcional ao criar uma nova requisição.
Será obrigatório o preenchimento do funcionário - Marcada: o preenchimento da informação do Funcionário será obrigatória ao adicionar um item em uma nova requisição.
- Desmarcada: o preenchimento da informação do Funcionário será opcional ao adicionar um item em uma nova requisição.
Criticar quantidade pedida superior à quantidade máxima do produto - Marcada: se usuário tiver o acesso Liberar quantidade pedida superior à quantidade máxima do produto bloqueado no Cadastro de Usuário, o sistema emitirá um aviso crítico indicando que não será possível gravar a requisição, pois a quantidade solicitada excede a quantidade máxima do produto no setor. Esta quantidade máxima é indicada no Cadastro do Produto / Empresa / Empresas / Dados / Qt. Máxima.
- Desmarcada: se usuário tiver o acesso Liberar quantidade pedida superior à quantidade máxima do produto bloqueado no Cadastro de Usuário , não será possível gravar a requisição, pois a quantidade solicitada excede a quantidade máxima do produto no setor, ou seja, não será exibida nenhuma crítica por parte do sistema.
Permitir inclusão de produtos inativos para compra - Marcada: a inclusão de um item inativo será permitido ao criar uma requisição, ainda que em Cadastro do Produto em Empresa / Empresas / Dados esteja desmarcada a opção Ativo compra.
- Desmarcada: a inclusão de um item inativo será bloqueada ao criar uma requisição.
Habilitar o campo lote/série na tela de itens, caso o setor requisitado controle lote/série - Marcada: na tela de inclusão de itens, será exibido um campo para incluir o lote/série do item selecionado
- Desmarcada: na tela de inclusão de itens, não será exibido o campo para inclusão do lote/série do item.
Característica que permite saldo negativo do produto Informe uma característica de produto para que, mesmo que o setor requisitado tenha estoque negativo de determinado produto, a requisição possa ser gerada. Operações
Nesta aba, você visualiza e edita as operações vinculadas às requisições de materiais. As informações apresentadas aqui, refletem nas opções do módulo Requisição de materiais.
Mas Lembre-se!
Qualquer alteração realizada nesta tela será automaticamente sincronizada com o módulo Requisição de materiais, garantindo a consistência das informações em ambos os sistemas.Grupo Campo Descrição Operações Requisição Informe a operação com tipo de movimento: saída, que atualiza estoque e possui tipo de documento interno.
Essa operação será usada na Requisição de consumo, independente se o setor requisitante controla ou não estoque.
Devolução Escolha a operação com tipo de movimento: devolução de saída, que atualiza estoque e possui tipo de documento interno.
Essa operação será usada nas movimentações de Devolução.
Transferência Selecione a operação com tipo de movimento: transferência de saída que não possui operação de entrada para transferência, que atualiza estoque e possui tipo de documento interno.
Será usada na Requisição que não seja de consumo, quando ambos os setores controlem estoque.
Perda Controla Estoque Informe a operação com tipo de movimento: saída, que atualiza estoque e possui tipo de documento interno.
Usada quando o setor requisitante e requisitado é o mesmo, comum em casos de devolução de produtos para o setor requisitado.
Não controla estoque Selecione a operação com tipo de movimento: saída, que não atualiza estoque e possui tipo de documento interno.
Usada quando o setor requisitante e requisitado da perda são diferentes.
ExemploNo dia anterior, o setor Fincaneiro (Não controla estoque) pediu 1 Tonner para o setor Almoxarifado (Controla estoque). N aquele momento, a quantidade já saiu do estoque Almoxarifado.
Porém, no dia seguinte, o produto foi danificado e deu Perda Total.
Ao inserir o setor requisitante Financeiro e o requisitado Almoxarifado, com a opção PERDA marcada, o sistema não movimenta o estoque e utiliza a operação de PERDA NÃO CONTROLA ESTOQUE apenas para registrar a perda ocorrida.
- Clique em Salvar.
Filtrar Requisição
Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP .
Selecione a Empresa que solicitou o produto.
Informe o Período da geração da requisição para filtrar a busca.
A opção Customizado fornece a possibilidade de inserir uma Data inicial e final do período de busca.
Clique em Filtros e informe os dados adicionais para otimizar sua busca, se necessário.
Campo Descrição Setor Requisitante Selecione o setor que está solicitando o produto. Setor Requisitado Selecione o setor responsável por atender a solicitação. Produto ou requisição Informe o código da requisição ou o código/nome do produto (completo ou parcial) para realizar a consulta diretamente por requisição ou produto específico. Status Selecione um dos status da requisição que pode ser:
- Abertas: todas as requisições que estão com status "Aguardando" e todos os seus itens como "Aberta" no Bimer Desktop.
- Em atendimento: todas as requisições que estão em processo de atendimento por parte do setor requisitado. Nesse caso, entram as requisições que estão com status de "Aguardando" ou "Parcialmente Atendidas" e seus itens que estejam no status: "Ag. Cotação", "Ag. Compra", "Merc. Disponível", etc.
- Canceladas: todas as requisições que foram "Canceladas" pelo setor requisitado.
- Finalizadas: todas as requisições que foram "Atendidas com corte" ou "Totalmente atendidas".
Período de cadastro Selecione o período em que a requisição foi cadastrada no sistema.
- Clique em Filtrar.
- Clique sobre a requisição para consultar os detalhes da requisição selecionada.
Se você não tiver acesso para visualizar o custo da última compra do produto, o sistema também bloqueará a visualização do total do custo .
Alterar Produto da Requisição
Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP .
Clique no botão
da requisição.- Clique no botão ao lado do item.
Altere o produto e também a quantidade, caso necessário.
- (Opcional) Altere o nome do funcionário para o qual foi solicitado o produto.
Clique em Atualizar.
(Opcional) Descreva uma Observação que julgue necessário referente à requisição.
- Clique em Gravar.
Excluir Produto da Requisição
Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP .
Clique no botão
da requisição.- Clique no botão ao lado do item.
Confirme a exclusão.
(Opcional) Descreva uma Observação que julgue necessário referente à requisição.
- Clique em Gravar.
Adicionar Produto à Requisição
Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP.
Clique no botão
da requisição.Clique em Adicionar Item.
- Selecione o Produto e a quantidade.
- (Opcional) Clique em para ter acesso ao quadro de estoque do produto informado.
(Opcional) Selecione o nome do funcionário para o qual foi solicitado o produto.
- Clique em Incluir.
(Opcional) Descreva uma Observação que julgue necessário referente à requisição.
- Clique em Gravar.
Excluir Requisição
Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP .
Clique no botão
da requisição.Confirme a exclusão.
Imprimir Requisição
Clique em Estoque/ Requisição/ Minhas requisições no menu do Bimer UP .
Clique no botão
da requisição.Confirme a impressão.
Dica:
Se você desejar imprimir uma requisição imediatamente após criá-la, verifique se a opção Imprimir a requisição no sistema Requisição de Material (desktop) está habilitada. Se a opção Exibir tela de confirmação no momento da impressão/visualização estiver marcada, o sistema solicitará a sua confirmação antes de imprimir a requisição. Caso contrário, se a opção estiver desmarcada, a requisição será impressa automaticamente.