Após cadastrar os planos de contas, contas, históricos, planos de centros de custos e centros de custos no WPDH e importar esses dados para o Cobertura Contábil, é necessário realizar o vínculo da empresa com o plano de contas, além de informar no sistema se a empresa vai trabalhar ou não com centros de custos, informando em caso positivo, o plano de centro de custos utilizado pela empresa.


  1. Acesse a aba Cadastros e configurações, no Cobertura Contábil.
  2. Clique no menu Empresas.
  3. Selecione a Empresa desejada.
  4. Clique em Editar.
  5. Informe os dados necessários nos seguintes campos:

    Campo Descrição
    Plano de contas Informe o Plano de Contas que deve ser utilizado para esta empresa.
    Dt. fechamento contábil Neste campo, é possível definir uma data de fechamento contábil para empresa. Ao definir uma data, o sistema não permite que lançamentos retroativos a esta data sejam realizados. Caso não tenha sido cadastrada uma data de fechamento contábil nas configurações da empresa no Bimer (Configurador Bimer em Geral / Empresas / aba Cadastro / Complementar), este campo vai aparecer em branco, possibilitando a sua edição. Caso seja estabelecida uma data no cadastro de empresa no Configurador Bimer, esta será informada automaticamente, podendo ser alterada.
    Código da empresa no WCont Informe o código referente a esta mesma empresa no sistema contábil (WCont).
    Trabalha com centro de custos Marque esta opção quando a empresa trabalhar com Centros de Custo. Ao marcá-la, será habilitado o campo Plano de centro de custos, possibilitando selecionar qual será o plano de centros de custo a ser utilizado para as movimentações contábeis desta empresa.
    Trabalha com SPED contábil O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato digital específico e padronizado. Marque esta opção caso a empresa possua obrigatoriedade de geração desse arquivo.


  6. Clique em OK.