Percebeu que sua nota está muito tempo com o status Enviando no Faturamento? Então este artigo te ajudará a analisar o que pode estar ocorrendo e resolver a situação!
Verificação inicial
Antes de te passar as verificações a serem feitas, há uma que é extremamente importante: a NF-e está autorizada na SEFAZ?
Se você não se lembrar como consultar se sua NF-e está autorizada, utilize este link para consultar. Após acessar o site, basta informar a chave de acesso da sua nota e preencher o captcha.
Ah, e para pegar a chave de acesso da sua nota, basta localizá-la no Faturamento, clicar sobre ela com o botão direito do mouse e clicar em Copiar a chave de acesso.
Depois que você verificar a sua nota, siga o passo a passo abaixo de acordo com o resultado da sua consulta!
NF-e não autorizada na SEFAZ
Bem, se você consultou sua nota e ela não consta no site da SEFAZ, pode ser que ela nem tenha chegado lá para ser analisada. Assim, verifique primeiramente se o seu envio de nota está pelo NF-Easy ou se pelo próprio Faturamento.
Verificação da rotina de envio
Para conferir se o método de envio configurado, acesse Configurador / Faturamento / Opções / Dados gerais / Comunicação com a SEFAZ:
Siga o passo a passo de acordo com a rotina definida no caminho acima.
Envio pelo NF-Easy
- Certifique-se de que o aplicativo NF-Easy esteja aberto e com o agendamento iniciado;
- Verifique se a empresa que está emitindo a nota está corretamente cadastrada no NF-easy / Empresas.
- Verifique no NF-Easy / Configuração geral se o diretório raiz apontado é o mesmo que está apontado em Configurador / Faturamento / Opções / NF-e / Diretórios;
- Verifique se o certificado digital está válido e instalado ou conectado corretamente na máquina na qual o NF-Easy está aberto;
- Teste a comunicação do certificado digital pelo portal do eCAC;
Caso haja falha de comunicação, tente reinstalar o certificado digital na máquina em que o NF-Easy está aberto.
- No NF-Easy, acesse a aba Teste de comunicação e teste a comunicação com a SEFAZ e com a Alterdata;
Envio pelo Faturamento
- Reinicie o seu Faturamento (considere fechar não somente o que está aberto no seu computador, mas todos que estiverem aberto);
- Tente reenviar a sua nota.
NF-e autorizada na SEFAZ
Se você consultou sua nota e ela está constando no site, então a questão é apenas no retorno para o sistema.
- Acesse Configurador / Faturamento / Opções / NF-e / Geral, verifique se a impressora está localizada com sucesso;
- Na mesma tela, verifique se está marcada a opção Os retornos de NF-e serão processados pelo sistema Faturamento;
- Caso esta opção esteja desmarcada, é preciso verificar se o módulo Gerente Eletrônico (GEAgente) está aberto e executando a tarefa de retorno de NF-e.
Geralmente o Gerente Eletrônico fica instalado no servidor. Em caso de dúvidas, verifique com seu TI para checar essa informação.
Clique aqui para verificar como cadastrar e agendar tarefas do Gerente Eletrônico.
- Caso todas essas verificações estejam corretas, no Faturamento, selecione sua NF-e com o botão direito e clique na opção Obter retorno.
O recurso de Obter retorno está disponível apenas na versão 11.01.02.00 do Bimer.