NF-e com Status "Enviando"

Percebeu que sua nota está muito tempo com o status Enviando no Faturamento? Então este artigo te ajudará a analisar o que pode estar ocorrendo e resolver a situação! beaming face with smiling eyes 

Verificação inicial

Antes de te passar as verificações a serem feitas, há uma que é extremamente importante: warning a NF-e está autorizada na SEFAZ? warning 


Se você não se lembrar como consultar se sua NF-e está autorizada, utilize este link para consultar. Após acessar o site, basta informar a chave de acesso da sua nota e preencher o captcha.

Ah, e para pegar a chave de acesso da sua nota, basta localizá-la no Faturamento, clicar sobre ela com o botão direito do mouse e clicar em Copiar a chave de acesso.


Depois que você verificar a sua nota, siga o passo a passo abaixo de acordo com o resultado da sua consulta!

NF-e não autorizada na SEFAZ

Bem, se você consultou sua nota e ela não consta no site da SEFAZ, pode ser que ela nem tenha chegado lá para ser analisada. Assim, verifique primeiramente se o seu envio de nota está pelo NF-Easy ou se pelo próprio Faturamento.


Verificação da rotina de envio

Para conferir se o método de envio configurado, acesse Configurador / Faturamento / Opções / Dados gerais / Comunicação com a SEFAZ:

Siga o passo a passo de acordo com a rotina definida no caminho acima.

Envio pelo NF-Easy

  • Certifique-se de que o aplicativo NF-Easy esteja aberto e com o agendamento iniciado;
  • Verifique se a empresa que está emitindo a nota está corretamente cadastrada no NF-easy / Empresas.
  • Verifique no NF-Easy / Configuração geral se o diretório raiz apontado é o mesmo que está apontado em Configurador / Faturamento / Opções / NF-e / Diretórios;
  • Verifique se o certificado digital está válido e instalado ou conectado corretamente na máquina na qual o NF-Easy está aberto;
  • Teste a comunicação do certificado digital pelo portal do eCAC;

Caso haja falha de comunicação, tente reinstalar o certificado digital na máquina em que o NF-Easy está aberto.

  • No NF-Easy, acesse a aba Teste de comunicação e teste a comunicação com a SEFAZ e com a Alterdata;



Envio pelo Faturamento

  • Reinicie o seu Faturamento (considere fechar não somente o que está aberto no seu computador, mas todos que estiverem aberto);
  • Tente reenviar a sua nota.

NF-e autorizada na SEFAZ

Se você consultou sua nota e ela está constando no site, então a questão é apenas no retorno para o sistema.

  • Acesse Configurador / Faturamento / Opções / NF-e / Geral, verifique se a impressora está localizada com sucesso;
  • Na mesma tela, verifique se está marcada a opção Os retornos de NF-e serão processados pelo sistema Faturamento;
    • Caso esta opção esteja desmarcada, é preciso verificar se o módulo Gerente Eletrônico (GEAgente) está aberto e executando a tarefa de retorno de NF-e.

Geralmente o Gerente Eletrônico fica instalado no servidor. Em caso de dúvidas, verifique com seu TI para checar essa informação.

Clique aqui para verificar como cadastrar e agendar tarefas do Gerente Eletrônico.



  • Caso todas essas verificações estejam corretas, no Faturamento, selecione sua NF-e com o botão direito e clique na opção Obter retorno.

O recurso de Obter retorno está disponível apenas na versão 11.01.02.00 do Bimer.