Nota fiscal de serviço com status "enviando"

Fala a verdade, já aconteceu com você de tentar enviar uma nota para a prefeitura e fica com o status Enviando e não sai disso?
Impedindo a autorização da nota? Mas por que isso ocorre? E como resolver?
Vêm comigo e você vai ficar por dentro de várias dicas para facilitar sua vida.
(piscar o olho)


Verificações

Temos 2 formas de configurar o retorno das notas e essas não podem operar simultaneamente, são elas:
Tarefa de retorno pelo gerente eletrônico;
Retorno através do módulo faturamento.
Essa função é essencial para o bimer. Sem o retorno, as notas já estarão autorizadas na prefeitura, mas o sistema não exibirá o status atualizado.

Tarefa de retorno pelo gerente eletrônico

  • Verifique se a tarefa 000142 - tarefa para obter o retorno do isseasy está criada e agendada.
    Se não lembra com criar e agendar, não se preocupe, aqui está o link.
  • Veja se o módulo gerente eletrônico está aberto.
    Clique aquipara saber como executá-lo.



Retorno pelo módulo faturamento

  1. Acesse o módulo configurador;
  2. Vá na aba faturamento depois em opções;
  3. Localiza NFS-e, depois clique em geral;
  4. Informe o diretório onde se encontra o excutável do ISS-easy;
  5. Marque a opção os retornos de nfs-e serão processados pelo módulo faturamento.

Retorno pelo faturamento vs tarefa de retorno 

Faturamento é mais rápido pois:

  • A tarefa poderá ter concorrências com outras no gerente eletrônico;
  • A própria máquina que faz o envio, processa o retorno.

Isseasy

  • O isseasy precisa sempre está em execução para que haja a comunicação com sua prefeitura.
    Verifique se o isseasy está aberto na máquina servidora.
  • Caso esteja em execução, feche-o e abra.
  • Force o envio, clicando o botão direito no aplicativo e depois clique em forçar envio.
  • No Isseasy, verifique no campo empresa se está tudo certo com o certificado. Reaponte-o.

Diretório bimer x isseasy

Para que o isseasy consiga enviar as notas que vem do Faturamento, é preciso que o diretório raiz nas duas aplicações sejam os mesmos.

  • No bimer vá configurador / faturamento / opções / nfs-e / diretórios.
  • No isseasy clique em opções / diretório raiz.

Teste de conexão

Esse recurso mostra se há algum tipo de caminho bloqueado para o envio do documento. Temos dois tipos de comunicação, que ficam no isseasy / botão direito / testar conexão:

  • Alterdata: Verifica se o CNPJ da empresa informada está cadastrado junto à Alterdata para a utilização da aplicação. Se o teste não for bem sucedido confira se os dados cadastrais de sua empresa está correta no isseasy ou entre em contato conosco.
  • Prefeitura: Verifica se o web service de sua prefeitura está sendo acessado corretamente. Se ocorrerem falhas verifique com seu responsável de TI ou entre em contato conosco.


O que achou? As dicas foram úteis? Aqui no ajuda alterdata você tem este e vários outros artigos.
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