Se você tem dúvidas sobre como configurar o Bimer para fazer o cálculo de ICMS ST por valor ou por fórmula, então este artigo é para você! Você verá que a maior parte das configurações são iguais, o que muda é o tipo de cálculo que você irá marcar no tópico "Cálculo de ICMS". Vejamos o passo a passo.
Ah, lá no final tem um mapa mental sobre ICMS para te ajudar
Por valor x Por fórmula
- Por valor: neste tipo, é utilizada como base de cálculo da ST a tabela de preço configurada no cálculo de ICMS;
- Por fórmula: este tipo possibilita a montagem de fórmulas para o cálculo da base e do valor do imposto.
Configurações
Operação
Para que seu cálculo de ICMS ST calcule corretamente, é necessário que a sua operação esteja marcada para tal cálculo. Por isso, realize os passos abaixo:
- Acesse Configurador / Estoque / Operação;
- Na aba Cálculos, marque para calcular ICMS e ICMS substituição tributária;
- Feito isso, marque outras configurações que sejam necessárias para que a base de cálculo seja corretamente calculada (como a soma de IPI à base de ICMS ST, por exemplo, se houver);
- Realize as demais configurações das sua operação, como você já está acostumado.
Cálculo de ICMS
Depois de configurar sua operação, chegou a hora de cadastrar sua tabela de cálculo de ICMS ST. Para isso:
- Acesse Configurador / Estoque / Tributos / Cálculo de ICMS;
Atenção!
Caso você tenha produtos que calculem ICMS e outros que calculam também a substituição tributária, o ideal é que você tenha cálculos separados nessa parte da configuração. Ou seja, ao acessar o caminho indicado acima, você deverá ter uma tabela de ICMS normal e outra tabela de ICMS ST. Dessa forma, você vinculará a tabela correta de acordo com o tipo de produto. Assim, se você precisar emitir um documento em que, na mesma nota, tenham produtos com e sem ST, as configurações serão levadas corretamente a cada um.
- Na tabela de cálculo de ICMS ST, clique em "Adicionar";
- Na aba Dados, informe as UFs de origem e destino, bem como o CFOP utilizado na operação, a alíquota interestadual e a CST (ou CSOSN);
- Na aba Substituição tributária/Antecipação de ICMS, marque a opção "Calcula substituição tributária";
- Na mesma aba, mas na seção "Tipo de cálculo", marque a opção que você utilizará: "Por valor" ou "Por fórmula".
Dica
De acordo com a opção que você marcar, outros campos serão habilitados para que você preencha. Por exemplo:
Por valor: será habilitado o campo "Preço" para você informar a tabela de preço que será utilizada para obtenção do valor de base da substituição tributária (a tabela de preço calculada pode ser configurada em Configurador / Estoque / Preço. Não se esqueça de vincular a tabela de preço no cadastro do produto).
Se você quiser entender melhor como é feito o cálculo do sistema, dentro da seção "Tipo de cálculo" tem um sinal de interrogação que explica tudo para você!;
Por fórmula: será habilitado o ícone de calculadora para que você possa montar a fórmula de cálculo da base de ICMS ST. É possível ainda colocar algumas alíquotas e simular o cálculo para confirmar se a fórmula está do jeito que você precisa.
Se você quiser entender melhor como funciona a construção da fórmula, clique em "Montar fórmula" e, no canto inferior esquerdo da tela, clique no sinal de interrogação .
Feitos os passos acima, basta gravar.
Cadastro do Produto
Após cadastrar o cálculo de ICMS, é necessário informá-lo dentro do cadastro do produto. Dessa forma, o sistema saberá que toda vez que for emitida uma nota fiscal com origem, destino e CFOP, ele deverá informar a CST e a alíquota interestadual deste cálculo de ICMS ST. Para isso, faça o seguinte:
- Acesse o cadastro do seu produto;
- Na aba Impostos, informe a tabela de ICMS ST no campo "Cálculo de ICMS".
- Feito isso, salve o cadastro do seu produto.
Cadastro de UF
Um último passo necessário para o cálculo de ICMS é informar a alíquota interna dos estados do Brasil. Assim, acesse:
- Configurador / Geral / Endereços / UF;
- Abra a UF da nota em questão e informe a alíquota interna de ICMS desse estado, depois é só salvar.
Caso você compre ou venda para todo o Brasil, é necessário informar a alíquota interna de ICMS de todos os estados. Assim, independentemente da UF da nota, a alíquota já estará preenchida.
Depois de realizar as configurações acima, é só cadastrar sua nota e o tributo será calculado automaticamente. Ah, se você já estava com o módulo de emissão de notas aberto durante as configurações, é necessário fechar e reabrir, ok?!
Vamos relembrar as formas de cálculo de ICMS ST?
Até a próxima!