Cálculo de ICMS ST - Por valor ou por fórmula

Se você tem dúvidas sobre como configurar o Bimer para fazer o cálculo de ICMS ST por valor ou por fórmula, então este artigo é para você! Você verá que a maior parte das configurações são iguais, o que muda é o tipo de cálculo que você irá marcar no tópico "Cálculo de ICMS". Vejamos o passo a passo. (grande sorriso)

Ah, lá no final tem um mapa mental sobre ICMS para te ajudar winking face 

Por valor x Por fórmula

  • Por valor: neste tipo, é utilizada como base de cálculo da ST a tabela de preço configurada no cálculo de ICMS;
  • Por fórmula: este tipo possibilita a montagem de fórmulas para o cálculo da base e do valor do imposto. 


Configurações

Operação

Para que seu cálculo de ICMS ST calcule corretamente, é necessário que a sua operação esteja marcada para tal cálculo. Por isso, realize os passos abaixo:

  • Acesse Configurador / Estoque / Operação;
  • Na aba Cálculos, marque para calcular ICMS e ICMS substituição tributária;
  • Feito isso, marque outras configurações que sejam necessárias para que a base de cálculo seja corretamente calculada (como a soma de IPI à base de ICMS ST, por exemplo, se houver);
  • Realize as demais configurações das sua operação, como você já está acostumado. 


Se você não souber exatamente as configurações do que deve ou não ser considerado na base de cálculo dos seus tributos, verifique com o seu contador para que ele possa te orientar corretamente. 


Cálculo de ICMS

Depois de configurar sua operação, chegou a hora de cadastrar sua tabela de cálculo de ICMS ST. Para isso:

  • Acesse Configurador / Estoque / Tributos / Cálculo de ICMS;


Atenção!

Caso você tenha produtos que calculem ICMS e outros que calculam também a substituição tributária, o ideal é que você tenha cálculos separados nessa parte da configuração. Ou seja, ao acessar o caminho indicado acima, você deverá ter uma tabela de ICMS normal e outra tabela de ICMS ST. Dessa forma, você vinculará a tabela correta de acordo com o tipo de produto. Assim, se você precisar emitir um documento em que, na mesma nota, tenham produtos com e sem ST, as configurações serão levadas corretamente a cada um.


  • Na tabela de cálculo de ICMS ST, clique em "Adicionar";
  • Na aba Dados, informe as UFs de origem e destino, bem como o CFOP utilizado na operação, a alíquota interestadual e a CST (ou CSOSN);
  • Na aba Substituição tributária/Antecipação de ICMS, marque a opção "Calcula substituição tributária";
  • Na mesma aba, mas na seção "Tipo de cálculo", marque a opção que você utilizará: "Por valor" ou "Por fórmula". 


Dica

De acordo com a opção que você marcar, outros campos serão habilitados para que você preencha. Por exemplo:

Por valor: será habilitado o campo "Preço" para você informar a tabela de preço que será utilizada para obtenção do valor de base da substituição tributária (a tabela de preço calculada pode ser configurada em Configurador / Estoque / Preço. Não se esqueça de vincular a tabela de preço no cadastro do produto). 
Se você quiser entender melhor como é feito o cálculo do sistema, dentro da seção "Tipo de cálculo" tem um sinal de interrogação (interrogação) que explica tudo para você!;

Por fórmula: será habilitado o ícone de calculadora para que você possa montar a fórmula de cálculo da base de ICMS ST. É possível ainda colocar algumas alíquotas e simular o cálculo para confirmar se a fórmula está do jeito que você precisa. 
Se você quiser entender melhor como funciona a construção da fórmula, clique em "Montar fórmula" e, no canto inferior esquerdo da tela, clique no sinal de interrogação (interrogação).

Feitos os passos acima, basta gravar

Cadastro do Produto

Após cadastrar o cálculo de ICMS, é necessário informá-lo dentro do cadastro do produto. Dessa forma, o sistema saberá que toda vez que for emitida uma nota fiscal com origem, destino e CFOP, ele deverá informar a CST e a alíquota interestadual deste cálculo de ICMS ST. Para isso, faça o seguinte:

  • Acesse o cadastro do seu produto;
  • Na aba Impostos, informe a tabela de ICMS ST no campo "Cálculo de ICMS".
  • Feito isso, salve o cadastro do seu produto.

Cadastro de UF

Um último passo necessário para o cálculo de ICMS é informar a alíquota interna dos estados do Brasil. Assim, acesse:

  • Configurador / Geral / Endereços / UF;
  • Abra a UF da nota em questão e informe a alíquota interna de ICMS desse estado, depois é só salvar.



Caso você compre ou venda para todo o Brasil, é necessário informar a alíquota interna de ICMS de todos os estados. Assim, independentemente da UF da nota, a alíquota já estará preenchida.


Depois de realizar as configurações acima, é só cadastrar sua nota e o tributo será calculado automaticamente. Ah, se você já estava com o módulo de emissão de notas aberto durante as configurações, é necessário fechar e reabrir, ok?!


Vamos relembrar as formas de cálculo de ICMS ST?





Até a próxima! (piscar o olho)