Service e Client 3.9.1
Destacamos os seguintes recursos liberados:
- Criação de rotina para tentar reenviar arquivos para nuvem quando houver falha no envio.
Este recurso funcionará da seguinte maneira:
Quando houver uma falha no envio de um arquivo, o sistema tentará enviar outros arquivos que também estão pendentes de envio.
Uma nova tentativa de envio dos arquivos com falha serão feitas a cada 15 minutos.
Quando o serviço do Alterdata Backup for iniciado, será verificado se existem arquivos pendentes de envio para nuvem, e caso haja e rotina será iniciada.
- Envio de e-mail quando houver falha no envio de arquivos para nuvem.
Este recurso trabalhará em paralelo com a tarefa supracitada. Sempre que houver uma falha no envio de um arquivo para nuvem, um status de falha será vinculado ao arquivo.
Após a terceira tentativa de envio do arquivo para nuvem falhar, será enviado um e-mail para o cliente notificando a falha no envio e listando os arquivos que falharam.
- Alerta em tela quando o backup feito for consideravelmente menor que o backup anterior.
A pedido do suporte shop, foi solicitando um alerta ao cliente quando o arquivo de backup recém gerado for consideravelmente menor que o backup anterior. Visto que é comum correr que a base seja corrompida e tabelas inteiras sejam apagadas.
- Tempo restante estimado para conclusão do backup.
Criado um indicador do tempo restante estimado para conclusão do backup. Este indicador está baseado na média de tempo gasto nos últimos 5 backups.
O indicador não é um contador regressivo, visto que outros processos podem estar em concorrência a tarefa de backup. A ideia é não deixar impressão que a tarefa está travada.
- Mostrar data de último backup na tela inicial
Para facilitar deixamos em tela a data do último backup feito.
Obs: Esta informação é do último backup feito, independente da base de dados. Para os clientes que usam mais de uma base de dados no mesmo código de cliente, não será descriminado por este recurso de qual base é o backup.
Podendo ser conferido pelo menu "Arquivos". Para saber como localizar os backups pelo menu "Arquivos" Clique aqui.
- Mostrar se o computador que está acessando o sistema é o servidor do Alterdata Backup.
Para os computadores que são servidor do Alterdata Backup, não será apresentado mais : "Conectado em : localhost ou Conectado em : (nome do computador/ ip), será apresentada apenas a palavra Servidor.
Os demais computadores que tem se conectam a um serviço instalado em outra máquina, continuará apresentando o "Conectado em: (nome do computador/ ip)".
Outras tarefas:
- Criação de retry no Alterdata Backup Client para não mostrar "Serviço não encontrado" na primeira tentativa de conexão.
- Utilizar HTTPs no acesso à telemetria