O que há de novo?
A maior parte das novidades da versão 12.3 foram recursos para melhorar os nossos painéis de monitoramento e melhorias no envio dos dados dos clientes para nossa base, mas sempre há entregas de valor ao cliente final.
Podemos destacar:
Exibir lista de bases ao clicar em "Fazer Backup"
Caso um cliente tenha mais de uma base registrada e seja necessário fazer um backup imediato, ao clicar em "Fazer Backup" será exibida uma lista de bases para o usuário escolher qual base ele deseja fazer o backup.
Não listar arquivos na nuvem com extensões diferentes da que foi aberta.
Clientes que possuem backup na nuvem, quando abrirem o Alterdata Backup pelo Bimer, só serão listados os backups de bases SQLserver.
Quando abrirem o Alterdata Backup pelo Pack, immobile ou Shop, só serão listados backups das bases Postgres.
Evitando assim que um cliente possa escolher um arquivo de backup incompatível com o banco de dados que foi informado na abertura do sistema.
Download de arquivos será feito no diretório de Backup;
Percebemos que quando baixávamos um arquivo da nuvem ele sempre era baixado na unidade C e depois transferido ao diretório de backup, então ajustamos a rotina para sempre baixar diretamente no diretório de backup.
Notificação de agendamento perdido e e-mail só serão disparados após 75 horas.
As notificações apresentadas no live desktop e e-mails de agendamento perdidos só serão enviados se houver mais de 75 horas do último backup feito.
Por que disso?
Muitas vezes o cliente encerrava o expediente na sexta feira mais cedo, ou havia um feriado na sexta feira. Quando isso ocorria, logo na segunda quando ele ligava o servidor era notificado de agendamento perdido. Durante o dia um backup seria feito automaticamente normalizando a situação.
Desta forma evitamos que um aviso desnecessário chegue ao cliente.