Quais notificações o Alterdata Backup manda por e-mail?


Ter rotinas automáticas é ótimo mas em funções importantes como o backup é importante receber um aviso quando algo sair dos trilhos.
Foi com essa preocupação que no Alterdata Backup foi desenvolvido rotinas para notificação via e-mail. 

Agora vamos lá conhecer quais cenários podem gerar uma notificação para você.

Durante a execução do backup, pode acontecer imprevistos que impedem do backup ser realizado completamente e quando isso acontece,
queremos deixa-lo informado.


Alguns cenários que podem tornar isso possível:

  • Falha de conexão com o banco de dados;
  • Processo de backup interrompido manualmente;
  • Base de dados corrompida

Imagina que você agendou seu backup para ser feito de Segunda a Sexta às 17h e na última sexta feira você precisou sair mais cedo e desligou o computador às 16h.

Nesse caso, o backup que estava programado para 17h não foi feito. Depois de 24h, na próxima vez que o serviço for iniciado, vamos avisar você que o último backup não foi feito,
para que tenha oportunidade de fazer um novo backup imediatamente.

Dispositivos removíveis como Pendrive, HDExterno ou até uma partição pode ficar indisponível se um desses dispositivos for desconfigurado ou desconectado.

Se isso acontecer, você não fica sem um backup e nem sem um alerta. Vamos te avisar por e-mail que o diretório estava indisponível e que o backup foi feito em diretório padrão.
O diretório padrão é: C:\Programdata\Alterdata\Backup-Arquivos

Uma redução expressiva no tamanho do backup de um dia para o outro pode não ser um bom sinal.
Se isso acontecer, enviamos uma notificação alertando.

Se fez uma manutenção na sua base ou alguma outra operação que possa ter reduzido o tamanho da sua base, não se preocupe pois vai ser natural o tamanho do backup reduzir.
Caso contrário, procure o nosso time do suporte para se certificar que está tudo bem com seu backup.

Ficamos felizes de mandar esse e-mail. Ele é o indicativo que o seu plano de armazenamento na nuvem já está ativo no seu Alterdata Backup.
A partir dali, os próximos backups quando concluídos poderão ser enviados para o nosso armazenamento na nuvem, trazendo ainda mais segurança para o seu backup.

Não sabia que o seu backup pode ser guardado na nuvem? Temos este artigo (Planos Alterdata Backup) com mais informações.

Este e-mail é muito importante.

Se você tem o nosso plano de armazenamento em nuvem e passou mais de 7 dias e nenhum backup foi enviado, isso precisa ser resolvido urgente.
Mandamos esse e-mail toda semana até que os envios de backup para a nuvem estejam 100% normalizados.

Este e-mail também é muito importante.

O plano foi ativado e até o dia do envio deste e-mail sua nuvem não recebeu nenhum backup. As vezes falta uma pequena configuração para que os backups automáticos comecem.
Conte com o nosso time de especialistas se precisar de ajuda nesse caso.

Este é um aviso.
Se a sua base cresceu bastante e cabe poucos backups da sua base de dados, então você precisa ficar ciente.

Mas keep calm, mesmo que a sua nuvem fique 100% cheia, seus backups não deixarão de ser enviados para nuvem.
Seu plano automaticamente sobe para o próximo nível e avisamos por e-mail quando isso acontecer.



E para cadastrar o e-mail que vai receber essa notificação?
O ajuste é dentro da opção Geral >> E-mails para notificação.

Para mais detalhes pode consultar aqui