Como analisar o downgrade de um plano do Alterdata Backup

Antes de analisar se é possível fazer o downgrade do plano, vamos entender como que é feita a análise para Upgrade do plano quando necessário?


Quando um cliente faz upgrade de plano?

Quando o tamanho da sua base, ou o somatório das bases cadastradas no Alterdata Backup representa 51% do tamanho do plano, pois nestes cenários não é possível o armazenamento mínimo de 2 backups.

Veja esses exemplos:


Cliente 1)

Plano: 10 giga
Total de bases: 1
Tamanho da base: 5.4 gigas


É necessário fazer Upgrade pois o segundo backup dessa base de 5.4 giga não caberia no espaço disponível.

Cliente 2)

Plano: 10 giga
Total de bases: 2
Tamanho da base: ALTEDATA_EXEMPLO -> 3.2 giga  + ALTERDATA_EXEMPLO2 -> 2.5 giga
                               Total da base 5.7 Giga

✅ É necessário fazer Upgrade pois o segundo backup dessa base de 5.7 giga não caberia no espaço disponível.


🤔 Como saber se um cliente pode fazer downgrade?

Para analisar se um cliente pode fazer downgrade de faixa de plano devemos ficar atentos às seguintes informações:

Quantas bases estão sendo enviadas pra nuvem?

Isso pode ser consultado pelo Blue Monitor consultando o código CRM do cliente.


Avalie essas informações e verifique, se o cliente tem uma única base e ela representar 51% da capacidade do plano, o cliente não poderá fazer downgrade. 

Caso mais de 1 base esteja sendo enviada para nuvem, devemos somar o tamanho das bases e comparar com a capacidade do plano.

🔍 Outros pontos a observar:

1️⃣ Para os clientes que fazem backup de mais de 1 base no mesmo servidor: 

Devemos questioná-lo se todas as bases cadastradas são realmente bases oficiais da empresa. Caso não sejam, devemos excluir as Configurações de Base da Dados para as bases não oficiais - para que assim essas bases não entrem na rotina de backup e upload.


2️⃣ Clientes que possuem mais de 1 servidor registrado: 

Existem 2 tipos de casos que os clientes podem ter mais de 1 servidor registrado:

1) Clientes que mudaram/formataram o servidor e com isso ficou um backup com data antiga armazenado na nuvem (não existem backups recentes para esta base). 

✔ Estes casos são mais simples de resolver, pois basta orientar ao cliente excluir o backup que ficou vinculado a esta base.

Basta ir na aba Bakups >> Selecionar a base em questão e clicar no botão .


Mas atenção:

Muito cuidado para não excluir backups da base oficial! 


2) Clientes que possuem o serviço do Alterdata Backup registrado em outras máquinas e que estão enviando backups recentes para nuvem.

✔Para estes, a resolução é um pouco mais complexa. Devemos questionar ao cliente qual máquina realmente é o servidor de backups da empresa e quais bases são as bases oficiais. Podem existir casos onde o cliente tenha 2 bases em 2 servidores diferentes.
   Após o cliente informar quais são as bases oficiais e quais máquinas podem fazer backup, devemos desinstalar o serviço do Alterdata Backup dos computadores que não são servidores e excluir as pastas do "Alterdata-Backup" que ficam na pasta programdata. Assim, caso erroneamente o serviço seja instalado novamente, a rotina de backup não será disparada automaticamente. 


Mas atenção:

Muito cuidado para não excluir backups da base oficial e não desinstalar o serviço dos computadores responsáveis realmente pelo backup da empresa!



Após feita essas análises, o downgrade pode ser feito na tela de "Planos de Armazenamento na Nuvem", selecionando um Plano inferior ao que está contratado: