Esta rotina possibilita configurar o Bimer para a realização de baixas de títulos a receber sem numerário através do recurso Depósito não identificado, presente no aplicativo Telecobrança. Com isso, será possível filtrar os depósitos não identificados com a natureza de lançamento configurada, e também, os títulos a receber que serão vinculados ao depósito para realização da baixa. 

Além dessa configuração, para trabalhar com a rotina de Baixa com depósito não identificado no Telecobrança, é imprescindível que também seja cadastrado um Tipo de baixa sem numerário, com as seguintes opções habilitadas: gerar comissão mesmo sem gerar numerário, Informar título origem na baixa e Baixa final.


  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Baixas / Baixa com depósito não identificado.
  2. Informe as naturezas de lançamento, separada por vírgula, que irão definir se o movimento no sistema Disponível é um depósito não identificado.
  3. Informe uma alíquota máxima de desconto sobre o valor do título. 

    Se não for definida uma alíquota máxima de desconto, não será possível efetuar a baixa quando o valor do depósito não identificado for menor que o valor do título. Entretanto, com a alíquota devidamente configurada, o sistema possibilitará a baixa desde que a diferença negativa do depósito não exceda a porcentagem correspondente ao valor do título.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  4. (Opcional) Desmarque a opção Mostrar tela de confirmação quando for identificado alguma diferença entre o valor do depósito e o valor do título para que a tela de confirmação não seja exibida ao usuário.

  5. Marque a opção Solicitar motivo do desconto para vínculo com desconto concedido para que seja necessário informar o motivo do desconto ao vincular um depósito não identificado com valor de depósito inferior ao do título a receber.
  6. Em Tipo de valor para calcular a diferença entre o valor do depósito e o valor do título marque a opção desejada, conforme a sua necessidade:

    • Por valor atualizado: ao selecionar esta opção, o cálculo da diferença entre o valor do depósito e o valor do título irá considerar o valor em aberto, conforme os cálculos do sistema (valor líquido + juros + multa - desconto). 

      ♦  As colunas <Valor> e <Valor atualizado> serão exibidas por padrão.
      ♦  A descrição Data de referência para cálculo, presente no rodapé do quadro Títulos a receber será exibida. Essa data de referência, tem sempre como base a data atual.
      ♦  O cálculo de diferença considerará o valor entre o montante do depósito e o valor atualizado.
      ♦  A coluna <Valor original> não estará disponível.

    • Por valor líquido: ao selecionar esta opção, o cálculo da diferença entre o valor do depósito e o valor do título irá considerar o valor líquido em aberto, excluindo juros, multas e descontos calculados pelo sistema. 

      —  As colunas <Valor líquido> e <Valor original> serão exibidas por padrão.
      —  A descrição Data de referência para cálculo, presente no rodapé do quadro Títulos a receber será oculta.
      — O cálculo de diferença considerará o valor entre o montante do depósito e o valor líquido.
      O campo <Valor> não estará disponível.

  7. Clique em Gravar.