Você trabalha no ramo de Ótica?

De fato é desafiador a tarefa de atender e ainda alinhar expectativas e necessidades oftalmológicas dos seus clientes.
O recurso de Ótica do Ordem de Serviço - Aba do Shop do Shop vai te auxiliar e muito nesse desafio, e de modo bem simples. 

Você vai montar óculos e lentes com grau, conforme as especificações médicas e vender armações, óculos e lentes de contato ao lançar seus atendimentos no módulo Ordem de Serviço.

Ah, e você ainda pode utilizar o histórico de receitas para criar novas OS! Para casos como mudança de grau do óculos, avarias, talvez garantias da lente ou armações onde os dados da Ordem de Serviço podem se repetir para agilizar seus lançamentos.


Para mais detalhes sobre a utilização das funcionalidades do ramo Ótica, clique na opção correspondente:


Pré-Requisitos


Para a utilização do módulo Ótica, alguns cadastros devem ser realizados previamente.


Com os requisitos atendidos, você já pode configurar módulo Ótica no Ordem de Serviço


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Configurar Ordem de Serviço


  1. Clique na aba Ordem de Serviço, na tela principal do Shop.

  2. Clique em Ordem de Serviço.

  3. Clique em Configurações / Ótica.

    Geral 


    Na aba Geral, configure os dados:

    Tipo de tratamento da lente 

    Alguns exemplos de tratamentos das lentes comercializadas:

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

    Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

    The table is being loaded. Please wait for a bit ...

    Tratamento da LenteDescrição 
    Antirrisco e Antiaderente ou AntiestáticoEvita os arranhões e riscos. Já as antiaderentes evitam que as partículas de poeira e manchas grudem na superfície da lente, graças à sua película protetora, facilitando a limpeza e aumentando a vida útil.
    Hidrofóbico e Oleofóbico

    Evita que gotas de água fiquem na lente, enquanto o Oleofóbico impede que sujeiras, gorduras (quem tem pele oleosa sabe bem como é) e impressões digitais fiquem aderentes.

    Evita lente embaçada, geram melhor conforto visual em dias chuvosos por evitar que gotículas de água em contato com a lente se espalhem e atrapalhem a visão.

    UltravioletaComo os raios (UV) também são ameaças para a saúde dos olhos, também existe esse tipo de tratamento para lentes claras com o filtro Ultravioleta.
    Antirreflexo

    Ajuda a reduzir reflexos da superfície, melhorando a qualidade da imagem que chega aos olhos.

    Esse tratamento aumenta a transparência. O Teflon, com filtro residual azul transparente, que vem com antirreflexo, antirrisco e antiestático; tudo isso proporciona lentes mais limpas, transparentes e resistentes.

    Filtro Night Drive

    Esse tratamento também filtra os raios (UV) e os raios azuis dos espectros de luz, diminuindo o cansaço visual e sonolência ao dirigir à noite ou com mau tempo.

    Sua característica é deixar chegar aos olhos os raios intensamente purificados, fornecendo visibilidade melhor e mais agradável.
    Esse tratamento é uma boa opção para quem fica muito exposto a telas de dispositivos eletrônicos (TVs, Smartphones, Computadores...).

    Tipo de material da lente 

    Alguns exemplos de tipos de material das lentes comercializadas:

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    Material da LenteDescrição 
    Lentes de Acrílico (também chamada de CR-39 ou Orma ®)Sua característica é a leveza e resistência que oferece. Por ser material mais econômico, essas lentes também costumam ser muito utilizadas nas promoções: lentes + armação.
    Lentes TrivexA característica dela também é leveza e muita resistência! Por isso, são muito sugeridas para crianças e esportistas, devido a sua resistência contra quedas e impactos.
    Lentes de Policarbonato

    Maior resistência contra impactos e durabilidade, consideradas lentes mais leves e geralmente indicadas para quem tem baixo grau.

    Em comparação com as lentes de acrílico (CR-39), a lente de policarbonato é 30% mais leve (quando montadas na mesma armação e mesmo grau).
    Em comparação a trivex, o óculos fica 10% mais fino quando montadas na mesma armação e com o mesmo grau nas lentes.

    Lentes de Resina

    Geralmente indicadas para quem tem alto grau de miopia ou hipermetropia.

    Elas apresentam alto índice de refração e quanto maior esse índice, mais finas as lentes são.
    Elas são encontradas em diferentes espessuras.

    Lentes de Vidro (conhecidas também por lentes de cristal ou Highlight)

    Elas têm como matéria-prima o vidro, o primeiro material usado na produção de lentes para óculos e que permanece até hoje no mercado.

    As desvantagens desse tipo de lente são sua baixa resistência, portanto mais frágeis. Elas costumam ser recomendadas para graus de miopia elevados.



    Tipo de armação 

    Alguns exemplos de tipos de armações comercializadas:

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    Tipo de ArmaçãoDescrição 
    Óculos gatinho (cat eye)Armação que contrasta a parte superior e inferior do óculos, com a parte de cima muito mais avantajada.
    Óculos aviadorArmação clássica, consagrada na década de 1920. Criados para pilotos da Força Aérea Norte-Americana, e atualmente modelos femininos de óculos aviador são utilizados principalmente por mulheres de rostos ovais ou quadrados.
    Armações quadradas e retangularesUm coringa entre os óculos, por combinar com quase todos os tipos de rosto, principalmente rostos redondos, além de ser mais discreto.
    Armações femininas hexagonaisLinha de óculos geométricos e virou febre em 2022 na versão de óculos de sol, que inspirou os óculos hexagonais de grau. Se você gosta de óculos de metal, tá aí uma boa opção de fuga dos formatos tradicionais.
    Óculos meio aro ou meia armaçãoSe é estilo clássico que você procura, essa é uma ótima opção. Como característica somente a parte superior é coberta já a inferior fica exposta.
    Armação feminina wayfarerComo o óculos aviador, o óculos Wayfarer surgiu com a Ray-Ban. Com seu formato retangular, a discreta diferença de tamanho da parte superior um pouco maior que a inferior proporcionam óculos versátil que combina em especial com pessoas com rosto oval ou redondo.
    Armação de óculos ovalClássica releitura da armação redonda. Discreta, valoriza bastante o olhar, embora vinculada aos óculos democráticos, combina principalmente com rostos quadrados.

    Marque a opção Permitir itens com valor zerado, para permitir itens com preço de venda zerado no cadastro ou quando o usuário possuir permissão de desconto igual a 100%.

    Pedido de Compra  

    Na aba Pedido de Compra, configure os dados:

    1. Informe as operações para criação do pedido de compras a partir da OS.
    2. Informe os grupos para seleção de produtos no pedido, no momento da geração do pedido de compras.
    3. Informe a fase que será atribuída à OS na geração do pedido de compra.

      Assim que o pedido de compra for gerado, a OS mudará para esta fase informada se o Workflow - Ordem de Serviço da OS for o mesmo desta fase. 

     

  4. Clique em Gravar e você já pode lançar atendimentos da sua Ótica


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Lançar Atendimento Ótica


Se você trabalha no ramo de ótica, preencha as informações:

  1. Clique na aba Ordem de Serviço, na tela principal do Shop.

  2. Clique em Ordem de Serviço.

  3. Clique em Nova para preencher as informações da aba Ótica.
     
    1. Informe o número OS (TSO).

    2. Preencha o Funcionário atendente (quem atendeu no momento da venda).

    3. Informe o Funcionário indicador, (quem indicou seu estabelecimento ao cliente).
    4. Preencha o Cliente.
    5. Clique as abas:

       Produtos  

      Utilize as funcionalidades para definição dos produtos incluídos na OS.

       Incluir Produto  

      1. Clique em .
      2. (Opcional) Pressione Ctrl+1 para aplicar o preço Praticado ou em Ctrl+2 para aplicar o preço Sugerido.
      3. Informe o Produto e Quantidade
      4. Em Garantia até:, preencha a data limite de garantia.
      5. Informe o percentual ou valor de desconto ou acréscimo.
      6. Clique em Gravar.
       Alterar Produto   

      1. Selecione o produto cujos dados deseja alterar.
      2. Clique em .
      3. Altere os dados necessários.
      4. Clique em Gravar.
       Remover Produto   

      1. Selecione o produto que deseja remover.
      2. Clique em .
      3. Confirme a exclusão do produto da OS.
       Consultar Produto   

      1. Clique em para abrir a tela de lançamento de itens da OS Ótica em modo consulta.
      2. Feche a consulta.
      Serviços   

      Utilize as funcionalidades para definição dos serviços incluídos na OS.

       Incluir Serviço   

      1. Clique em .
      2. (Opcional) Pressione Ctrl+1 para aplicar o preço Praticado ou em Ctrl+2 para aplicar o preço Sugerido.
      3. Informe o Serviço.
      4. Em Garantia até: preencha a data limite de garantia.
      5. Informe o Valor unitário do repasse.

        Informação! Os valores unitários de repasse de cada item serão somados e informados no campo Total repasse.

      6. Informe os dados para controle de execução:

        1. Em Controle de execução, clique em .
        2. Na Busca de Pessoas - Shop selecione a pessoa, ou seja o Funcionário.
        3. Informa o período (Hora início e Hora fim) de execução. 

      7. Clique na aba Observação para incluir as informações necessárias.
      8. (Opcional) Gere título a partir dessa OS.

        1. Marque a opção Gerar título.

          Informação! Por padrão, o valor total do item será utilizado como valor total para o título que será gerado.


        2. Informe o Fornecedor para o qual o título será gerado.
        3. Em % Desconto informe o percentual de desconto que será aplicado.
        4. (Opcional) Informe o Número do título.

      9. Clique em Gravar.
      10. Na tela Parcelamento / Cheque (s), informe o Prazo e Natureza de Lançamento e grave.
       Alterar Serviço   

      1. Selecione o serviço cujos dados deseja alterar.
      2. Clique em .
      3. Altere os dados necessários.
      4. Clique em Gravar.
       Remover Serviço   

      1. Selecione o serviço que deseja remover.
      2. Clique em .
      3. Confirme a exclusão do serviço da OS.
       Consultar Serviço   

      1. Clique em  para abrir a tela de lançamento de serviços da OS Ótica em modo consulta.

        Informação! Você pode consultar dados do Controle de Execução, Garantia, Utilização da Garantia e Observações da OS, basta clicar nas abas correspondentes.

      2. Feche a consulta.
       

    6. Informe a Data da receita, ou seja, a prescrição dos óculos ou lente de grau privativa do médico oftalmologista. 
    7. Informe o Número do pedido gerado pelo laboratório sempre que a ótica fizer o envio da lente e armação para o laboratório.

    8. Informe o Médico oftalmologista, caso possua um médico parceiro ou clique em para cadastrar.

      Dica! O Médico trata-se de um Funcionário cadastrado com o tipo Vendedor marcado no campo Esse funcionário é: do Cadastro de Funcionários / Vendedores.

    9. Informe o Laboratório ou clique em  para cadastrar.

      Dica! O Laboratório trata-se de um Fornecedor cadastrado com o tipo  Laboratório marcado no cadastro Fornecedores - Shop.


    10. (Opcional) Preencha a Observação que julgar necessária para o lançamento.
    11. Clique em Receitas anteriores para consultar as receitas de compras anteriores do seu cliente.


      Por meio deste recurso você pode reaproveitar uma receitar anterior, mesmo se for uma rede de lojas e compra feita em outra unidade! 
      Para utilizar receitas anteriores, siga os passos:
       
      1. Clique em Receitas anteriores.
      2. Selecione a receita anterior.
      3. Clique em Utilizar dados desta receita.

      (informação) A única informação que será atualizada é o valor, com base na data do lançamento.

    12. Clique nas abas inferiores:

      Óculos   

      Conforme os dados da receita, preencha as informações do grau para Longe ou Perto do Óculos.

      Lente de Contato  

      Conforme os dados da receita, preencha as informações do grau para Longe ou Perto da Lente de contato.

      Medidas para montagem / Armação  

      Preencha as informações conforme a medição feita no estabelecimento.

      Dica! Você também tem as opções de seleção de alguns formatos (8 modelos) de armações de óculos. Nada de desenhar modelo só para enviar para o seu laboratório parceiro.

    13. (Opcional) Clique na aba Totais/Sinal/Desconto/Acréscimo (Ctrl+T) e informe o desconto, caso queira. Caso deseje aplicar por item, mas editar o produto lançado, informe o desconto correspondente.

  4. Grave o lançamento!
  5. Indique a próxima fase para produção dos óculos por parte do laboratório e clique em OK.

    (seleção)  Caso tenha esquecido de informar a garantia de algum item no momento do lançamento, clique com o botão direito sobre o lançamento salvo, selecione a opção Informar data de garantia dos produtos, informe as datas e pressione F10 ou clique em Confirmar

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Enviar para o Laboratório


Como as informações da Ordem de serviço precisam ser enviadas para o laboratório, você pode imprimi-las.

  1. Clique na aba Ordem de Serviço, na tela principal do Shop.

  2. Clique em Ordem de Serviço.

  3. Clique com o botão direito do mouse sobre o lançamento.
  4. Clique em Imprimir.

    Dica! Todas as informações da Ordem de serviço são impressas, inclusive o formato da armação do óculos escolhido no lançamento. E se não quiser que os valores sejam apresentados, esse relatório é personalizável.

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Atendimento de Avaliação da Garantia


Lance um atendimento para avaliação da garantia!  

Exemplo:

Seu cliente retornou ao seu estabelecimento por alguma avaria , por exemplo, lente arranhada, problema na armação ou algo do tipo!


  1. Clique na aba Ordem de Serviço, na tela principal do Shop.

  2. Clique em Ordem de Serviço.

  3. Na tela principal do Ordem de Serviço, clique em Consulta Receitas.
  4. Selecione o cliente e as receitas dele serão apresentadas na mesma tela onde as Receitas anteriores podem ser consultadas no momento do lançamento.
  5. Clique em Criar uma nova OS com estes dados.
  6. Defina o Workflow - Ordem de Serviço de garantia.
  7. O lançamento será aberto com as informações, basta ajustar o que for necessário.
  8. Grave o lançamento.
  9. O lançamento irá para a próxima fase de análise para que a garantia seja avaliada.

    Informação! Esta avaliação pode ser feita pelo atendente, pessoa responsável por esta avaliação no estabelecimento ou pelo próprio laboratório. Com o lançamento concluído, faça o envio para o laboratório.

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Faturou o Atendimento mas o Grau Informado está Errado?


Com o atendimento já faturado, e agora hein!

  1. Clique na aba Ordem de Serviço, na tela principal do Shop.

  2. Clique em Ordem de Serviço.

  3. Na tela principal do Ordem de Serviço, o atendimento faturado.
  4. Clique em Editar!
  5. Edite os campos.
  6. Grave o atendimento.
  7. Imprima novamente o relatório para enviar para o laboratório.


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