eSocial - O que é o Status "Divergência FGTS" e como realizar a conferência de valores

O valor do FGTS calculado pelo sistema está diferente do calculado pelo eSocial. 


O que é o status: "Divergência FGTS"


O sistema retornará o status: "Divergência FGTS" quando os valores calculados de FGTS do funcionário no sistema não coincidirem com os valores de FGTS que foram apurados no eSocial.



Como conferir os valores no Pré-fechamento


Para facilitar a identificação de diferenças entre os valores calculados pelo sistema e pelo eSocial, podemos usar o Pré-fechamento.

  1. Na aba eSocial acesse Configuração eSocial(Pré-fechamento), selecione a Empresa e informe Referência;
  2. Clique em Filtrar para início da apuração;
  3. O funcionário com divergência será demonstrado logo abaixo com Diferença na base ou Diferença no desconto. Caso deseje verificar os detalhes do funcionário, selecione o mesmo clicando em Ver detalhes será demonstrado o detalhamento das rubricas deste através da folha dinâmica;
  4. Na parte superior poderá ser apontado pela AVA o evento que pode estar ocasionando a divergência;

    Atenção!

    Caso ocorra de duas rubricas terem o mesmo valor, pode ser que a AVA retorne um evento que não seja o culpado pela divergência, então, sempre verifique os eventos com o mesmo valor informado de divergência.

  5. Quer saber mais sobre este módulo? Clique aqui;
  6. Analise em qual ou em quais rubricas encontra-se a diferença.

Como verificar se a diferença estiver dentro do sistema


Na tela do pré-fechamento, analise o campo base pelo sistema com o valor de base do eSocial, também o campo Valor pelo sistema e o Valor pelo eSocial para verificar a diferença.

Atenção!

Sempre faça o cálculo de FGTS antes para verificar se o valor correto é o do sistema ou o do eSocial.

Caso o Valor pelo sistema esteja incorreto é possível verificar a memória de cálculo pelo caminho a seguir: 

  1. Na aba Folha, clique no ícone Folha Dinâmica;
  2. Selecione a Empresa, Período e Funcionário;
  3. Identifique o evento apontado com possível responsável pela diferença e clique sobre a opção Memoria de cálculo;
  4. Na parte inferior direita da tela será possível verificar as incidências configuradas para o cálculo no sistema. 
  5. Para ajustar a incidência do evento no sistema de Departamento pessoal, na aba Folha, clique na opção Eventos (Rubricas);
  6. Selecione a opção Cadastro;
  7. Selecione o Evento, clique em Editar e em seguida clique em Ir para edição clássica (Manual).
  8. Verifique o campo Incidência na aba Configurações, onde a opção de FGTS deve estar marcada para que o evento seja levado para base de cálculo do eSocial. 

Para que o cálculo seja feito corretamente pelo sistema, a Ordem de cálculo do evento que será usado na base de fgts deve ser menor que o do próprio evento de FGTS, é possível alterá-lo na configuração do evento na aba Dados.

  • Caso esteja com erro na rubrica dentro do eSocial deixamos também no próximo tópico como você pode ajustar dentro do sistema para enviar a alteração.

Como verificar a rubrica enviada ao site do eSocial


Para verificar a incidência do evento enviada para o eSocial 

  1. Acesse a aba Central eSocial - Andamento dos Envios;
  2. No campo Agrupar Situações, selecione a opção Agrupar por Situação;
  3. Na sub aba Aceitos pelo eSocial localize o evento S-1010 do evento com diferença e Clique em Detalhes;

  4. Será exibida o arquivo enviado onde deverá ser conferida a tag codIncFGTS.
     

    A tag codIncFGTS deve estar com 11 para mensal e 12 para 13° caso o evento tenha incidência e 00 caso não tenha incidência de FGTS, caso esteja incorreto verifique o passo a passo abaixo para ajustá-la.

Para verificar a incidência do evento no portal do eSocial 

  1. Acesse o site do eSocial, ou clique aqui;
  2. Informe os dados de acesso;
  3. Já logado, clique em Empregador - Tabelas - Rubricas;
  4. Se desejar pesquise pelo código da Rubrica para poder localizar a mesma;
  5. Compare as informações do site com as do sistema.


Como verificar e ajustar no sistema 


  1. Acesse aba Folha ícone Eventos (rubricas) clique em Cadastro e selecione a rubrica, em seguida clique em Editar;
  2. Em Ir para edição clássica (manual) - aba configurações - verifique se está marcado Enviar evento para o eSocial e se tem natureza tributária informada;
  3. Na Aba eSocial, verifique as incidências da rubrica;

    As incidências são essenciais para o ajuste desta divergência!

  4. Informe/Ajuste as configurações e incidências, clique em Gravar e na tela de enviar alteração envie a alteração;
  5. Será gerado na aba eSocial o S-1010 de ajuste dessa rubrica, aguarde o mesmo ser processado
  6. Após o ajuste faça a exclusão do S-1210 e S-1200envie novamente o evento.

Lembrando que os eventos de remuneração devem ser excluídos na ordem, primeiro S-1210 depois o S-1200 para que o ajuste seja enviado ao eSocial. Dúvidas em como excluir? Clique aqui (piscar o olho)