Por meio do recurso Contas Bancárias você cadastra as contas bancárias utilizadas nas movimentações.
Cadastrar Conta Bancária
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela inicial do Condomínio.
- Clique em Banco / Contas Bancárias.
- Clique em Novo.
- Preencha as informações bancárias da conta, como o banco, a agência e o número da conta corrente.
- Configure as abas:
Informações de Cobrança
Configure as informações de cobrança da conta conforme a orientação do banco.
Campo Descrição Tipo de cobrança Selecione o tipo de cobrança da conta conforme orientação do banco. Tipo arquivo remessa/retorno Selecione o tipo de arquivo remessa/retorno utilizado pela conta, CNAB 240 ou CNAB 400.
Código do cedente Informe o código do cedente responsável da conta. Código de transmissão Informe o código de transmissão. Carteira Digite o número da carteira. Emissor do boleto Informe o código da entidade responsável pela emissão de boletos caso a conta seja do banco Bradesco ®:
- 1 - O banco emite o boleto e processa o registro.
Caso o nosso número seja informado pelo cliente, o banco assume esse dado.
Caso o nosso número não seja informado, o banco cria automaticamente. - 2 - O cliente emite o boleto e o banco somente processa o registro.
O sistema irá informar o nosso número e este será assumido pelo grupo.
Pix
Caso o banco selecionado esteja homologado para utilizar a forma de pagamento Pix, informe os campos:
Campo Descrição Boleto com QRCode PIX
Marque esta opção para que, uma vez enviado o remessa para validação e importado o arquivo retorno, o boleto esteja pronto para ter o QR Code gerado durante a reimpressão.
Tipo de chave Chave - 1 - O banco emite o boleto e processa o registro.
- Configure as opções da conta:
Campo Descrição Conta da administradora Marque esta opção caso esteja cadastrando uma conta que pertença à administradora. Utiliza débito automático Assinale para definir que a conta é utilizada na rotina de débito automático. Imprimir cheques pelo contas a pagar Marque para imprimir cheques vinculados a esta conta por um arquivo RTM ao ser efetuada a baixa por cheque no Contas a Pagar.
Para utilizar esta opção, é necessário que em Configurações Opções / Movimentação / Contas a Pagar o campo Tipo de Conexão esteja preenchido com a opção Paralela.
Layout para impressão de cheques Defina o arquivo RTM que será utilizado para imprimir os cheques.
- (Opcional) Clique em Demais Configurações para configurar as opções de Pagamento Eletrônico, Diretório do arquivo remessa e RTM personalizado para conta bancária.
- Clique em Gravar.
Editar Conta Bancária
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela inicial do Condomínio.
- Clique em Banco / Contas Bancárias.
- Selecione o cadastro.
- Clique em Editar.
- Faça as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Excluir Conta Bancária
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela inicial do Condomínio.
- Clique em Banco / Contas Bancárias.
- Selecione o cadastro.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.