Como configurar a importação de NFSe através da Rotina Automática

 Neste artigo, explicaremos como cadastrar uma Rotina Automática de importação de NFSe; para mais detalhes sobre as Rotinas Automáticas clique aqui


Como importar NFSe através da Rotina Automática


Para configurar a Rotina Automática de importação de NFSe, siga o passo a passo abaixo:

      1- Acesse o sistema Fiscal, clique em Rotinas automáticas e, no campo Agendamentos, clique em Novo;

      2- Em Tipo selecione Importação. Depois, informe uma Descrição para a rotina e cadastre quando deve executar a tarefa;

Em Quando executar, deve ser informada a periodicidade. O usuário deverá escolher entre as opções: Na data, Diariamente, Semanalmente, Mensalmente ou Anualmente. Ao lado preencha a data e horário para a execução da tarefa.

     3- Em seguida, clique em Configurar Rotina;

     4- Na próxima tela, selecione a(s) Empresa(s) e o Período de importação: Mês corrente ou Mês anterior;

     5- Marque a opção NFe / CTe / NFCe / NFSe. Com essa opção marcada, você terá duas formas possíveis de importar as notas, são elas:


Notas baixadas do nf.stock: Nesta opção o sistema irá importar as notas direto do nf.stock para o seu movimento de notas.

Para que essa opção funcione, é necessário ter uma assinatura do sistema nf.stock.

Arquivo XML/TXT: Essa opção permite a importação das notas através dos XMLs e/ou TXTs previamente salvos em uma pasta da rede ou da sua máquina.

    1. Marque as opções Diretório em rede ou Diretório local, conforme o local onde se encontram os XMLs e/ou TXTs das notas;
    2. Se desejar informar uma pasta raiz onde as notas estejam em subpastas, marque a opção Considerar XML em subpastas;
    3. Em Diretório dos arquivos XML/TXT, selecione o diretório onde se encontra a pasta que contém os XMLs e/ou TXTs a serem importados.


      6- No campo Importar por, escolha entre Emissão, Competência ou RPS;

      7- No campo Importar notas de serviço, escolha o tipo de nota a ser importada: Prestado, Tomado ou ambos;     

      8- Clique na opção Configurações avançadas do módulo e, na tela aberta, poderá selecionar entre as opções:


  1. Sugerir nome do município do prestador na observação da nota;
  2. Código de Operação, nesta opção, selecione o código de operação que será utilizado para a importação das notas de ISS prestador.
  3. Abate deduções na base de cálculo, nesta opção, você pode marcar quais tributos devem ser abatidos da base de cálculo.

Após realizar as alterações e cadastros necessários, clique em Confirmar para salvar as modificações na tela de Configurações Avançadas do módulo.

   

Ao clicar na opção "Verificar Municípios que o Sistema Importa", será aberta uma tela que exibirá os municípios atendidos pelo Importador de Notas.

     9- Clique em "Gravar" e depois clique novamente em "Gravar".


Deve-se observar o layout do município do qual está sendo realizada a importação via TXT, pois alguns deles não possuem CNPJ, o que impossibilita a sua identificação. Nesses casos, não se deve cadastrar mais de uma empresa dentro da mesma configuração na rotina automática.

Após concluir o cadastro, a rotina criada ficará no quadro Agendamentos da aba Rotinas Automáticas. Ela poderá ser executada antecipadamente ou editada, se necessário.

















Código de Operação


Após inserir as informações necessárias, caso clique em Gravar na tela de cadastro da rotina automática e exista empresa sem Código de Operação vinculado ao cadastro, será apresentada a mensagem ao lado.



Vincular Código de Operação


Após clicar em OK na mensagem acima, será aberto a tela Vincular código de operação para importação de NFSe. Nessa tela, serão listadas apenas as empresas vinculadas à rotina que está sendo cadastrada ou editada e que não possuem Código de Operação vinculado. Para realizar o ajuste, basta selecionar os códigos correspondentes a cada empresa e clicar em Gravar.