Utilize este módulo para efetuar análises das compras mensais a serem feitas que serão geradas para os fornecedores informados.

Este recurso grava os pedidos originados no módulo Pedido de Compras.


Configurar Assistente de Compras / Solicitação de Transferência


Para configurar o Assistente de Compras / Solicitação de Transferência, siga os passos: 

  1. Na tela principal do IShop, clique na aba Compras.
  2. Clique no menu Assistente de Compras.
  3. Selecione a opção Assistente de Compras / Solicitação de Transferência.

  4. Clique na seção Opções.
  5. Informe as operações de dentro e fora do estado que originarão os pedidos de compras.
  6. Informe os fornecedores para os quais as solicitações de transferência serão geradas.

    1. Clique em .

    2. Na tela Busca de Pessoas, localize o fornecedor.

    3. Clique em Selecionar.

      Clique em caso queira incluir todos os fornecedores.

    1. Selecione o fornecedor que deseja remover.

    2. Clique em .

      Clique em caso queira remover todos os fornecedores.


  7. Informe a Empresa para a Solicitação de Transferência.


Gerar Espelho do Pedido de Compras


Para gerar Espelho do pedido de compras no Assistente de Compras / Solicitação de Transferência, siga os passos: 

  1. Na tela principal do IShop, clique na aba Compras.
  2. Clique no menu Assistente de Compras.
  3. Selecione a opção Assistente de Compras / Solicitação de Transferência.

  4. (Opcional) Clique na seção Filtros para determinar a forma de filtragem dos produtos.

    Você pode filtrar por Produto, Fornecedor, Característica ou Família.

  5. Clique na seção Geral.

    1. Selecione o mês de compra.

    2. Informe o nome para o espelho de compras.
    3. Selecione o tipo da análise: Valor ou Quantidade.
    4. Informe pelo menos uma empresa.

      Caso selecione mais de uma empresa, o espelho de compras não será gerado, neste caso, somente a planilha de análise.

      1. Clique em .

      2. Selecione a empresa.

        Clique em para que todas as empresas cadastradas sejam informadas.

      1. Selecione a empresa que será removida.

      2. Clique em .

        Caso queira remover todas as empresas, clique em .


    5. Informe os grupos de produtos.

      1. Clique em .

      2. Selecione o grupo.

        Clique em para que todos os grupos cadastrados sejam informados.

      1. Selecione o grupo que será removido.

      2. Clique em .

        Caso queira remover todos os grupos, clique em .


    6. Informe o Valor Disponível para Compra se você não efetuar a análise, ou seja, quando você for clicar em Espelho do pedido de compras.

      O valor que você informou será considerado no campo Disponível para Compra, localizado no canto superior direito da tela seguinte.

    7. Clique em Espelho do pedido de compras.

    8. Informe a quantidade pedida e o custo unitário dos produtos do seguinte modo:

      1. Selecione o produto.

      2. No campo Qt Pedida, informe a quantidade.
      3. No campo Custo Unitário, informe o valor de custo do produto.

        Dica:

        A medida que incluindo os itens, o valor Disponível para compra vai sendo abatido.
        Na parte inferior, clique em para incluir mais produtos. Caso precise apenas localizar um produto já incluso, clique em .

    9. (Opcional) Personalize as colunas.

      1. Clique em Personalizar colunas.
      2. Selecione a coluna que será removida da tela principal do Inventário mantendo do botão do mouse pressionado.
      3. Arraste a coluna para tela Personalização.



  6. Clique em Gravar.

    O espelho do pedido será gravado na seção Espelhos do Assistente de Compras / Solicitação de Transferência.


Gerar Espelho do Pedido de Compras a partir da Análise


Para gerar Espelho do pedido de compras a partir da análise no Assistente de Compras / Solicitação de Transferência, siga os passos: 

  1. Na tela principal do IShop, clique na aba Compras.
  2. Clique no menu Assistente de Compras.
  3. Selecione a opção Assistente de Compras / Solicitação de Transferência.

  4. (Opcional) Clique na seção Filtros para determinar a forma de filtragem dos produtos.

    Você pode filtrar por Produto, Fornecedor, Característica ou Família.

  5. Clique na seção Geral.

    1. Selecione o mês de compra.

    2. Informe o nome para o espelho de compras.
    3. Selecione o tipo da análise: Valor ou Quantidade.
    4. Informe pelo menos uma empresa.

      Caso selecione mais de uma empresa, o espelho de compras não será gerado, neste caso, somente a planilha de análise.

      1. Clique em .

      2. Selecione a empresa.

        Clique em para que todas as empresas cadastradas sejam informadas.

      1. Selecione a empresa que será removida.

      2. Clique em .

        Caso queira remover todas as empresas, clique em .


    5. Informe os grupos de produtos.

      1. Clique em .

      2. Selecione o grupo.

        Clique em para que todos os grupos cadastradas sejam informados.

      1. Selecione o grupo que será removido.

      2. Clique em .

        Caso queira remover todos os grupos, clique em .

      Não informe o Valor Disponível para Compra, ele só é válido quando a análise não for feita, ou seja, quando você for clicar em Espelho do pedido de compras.

    6. Clique em Gerar Análise.

    7. Informe o valor de Venda Planejada e você terá os valores de Estoque Planejado e Disponível p/ Compra.

      Dica:

      A cobertura definida terá reflexo no campo Disponível para Compra, assim que a quantidade de Venda Planejada for informada.
      Para mais detalhes, consulte Informar Cobertura de Estoque / Incluir Cobertura.

    8. Clique em Espelho de Pedido de Compras.

      O valor que você informou será considerado no campo Disponível para Compra, localizado no canto superior direito da tela seguinte.

    9. Informe a quantidade pedida e o custo unitário dos produtos do seguinte modo:

      1. Selecione o produto.

      2. No campo Qt Pedida informe a quantidade.
      3. No campo Custo Unitário informe o valor de custo do produto.

        Dica:

        A medida que incluindo os itens, o valor Disponível para compra vai sendo abatido.
        Na parte inferior, clique em para incluir mais produtos. Caso precise apenas localizar um produto já incluso, clique em .

    10. (Opcional) Personalize as colunas.


      1. Clique em Personalizar colunas.
      2. Selecione a coluna que será removida da tela principal do Inventário mantendo do botão do mouse pressionado.
      3. Arraste a coluna para tela Personalização.



  6. Clique em Gravar.

    O espelho do pedido será gravado na seção Espelhos do Assistente de Compras / Solicitação de Transferência.


Informar Cobertura de Estoque


A Cobertura de Estoque refere-se a um indicador de tempo que você pode utilizar em todos os tipos de estoque com intuito de manter no estoque somente os produtos necessários.
Essa cobertura representa o tempo médio que o produto leva para sair do estoque.

Para calcular o período em que o estoque será suficiente para atender a demanda de vendas: divida o estoque atual pela média de vendas com objetivo de manter o estoque equilibrado.
De posse de uma previsão de vendas bem feita, você pode comparar a quantidade estocada com essa previsão para saber por quanto tempo sua loja ficará coberta.


Na seção Coberturas você pode abrir espelhos para modificá-lo, gerar pedidos a partir do espelho salvo ou excluir o espelho.

  1. Na tela principal do IShop, clique na aba Compras.
  2. Clique no menu Assistente de Compras.
  3. Selecione a opção Assistente de Compras / Solicitação de Transferência.

  4. Clique na seção Coberturas.

    1. Clique em .

    2. Informe o grupo.

    3. Informe a cobertura do mês.

      Exemplo:

      A cobertura é quanto do estoque você lojista deseja ter disponível para venda.
      Você pretende vender 100 unidades, mas quer ter disponível em estoque 150 unidades por margem de segurança, nesse caso a cobertura é 1,5.
      Veja a alteração de uma cobertura, conforme este exemplo:

      Como informar Cobertura de Estoque

    4. Clique em Gravar.
    1. Selecione a cobertura.

    2. Clique em .

    3. Altere a cobertura do mês.

    4. Clique em Gravar.
    1. Selecione a cobertura.

    2. Clique em .

    3. Confirme a exclusão.


Gerenciar Espelhos


Na seção Espelhos você pode abrir espelhos para modificá-lo, gerar pedidos a partir do espelho salvo ou excluir o espelho.

  1. Na tela principal do IShop, clique na aba Compras.
  2. Clique no menu Assistente de Compras.
  3. Selecione a opção Assistente de Compras / Solicitação de Transferência.

  4. Clique na seção Espelhos.

    1. Selecione o espelho.
    2. Clique em Abrir.

      Você pode atualizar as informações do espelho, neste caso:

      1. (Opcional) Altere o valor de Venda Planejada.
      2. Clique em Espelho de Pedido de Compras.
      3. Informa as quantidades e valor de custo dos produtos.
      4. Clique em Gravar.
    3. Feche a tela Disponível para compra.

    Utilize esta opção para transformar o espelho em pedido de compra.

    1. Selecione o espelho.
    2. Clique em Gerar Pedido.

    3. Confirme que deseja transformar o espelho em pedido de compra.
    4. Preencha os dados do pedido.

      1. Selecione o tipo de pedido que será gerado.

        • Um Pedido de Compra para cada fornecedor principal dos produtos

          Selecione a opção Um Pedido de Compra para cada fornecedor principal dos produtos para gerar um pedido de compra cada fornecedor principal dos produtos selecionados.

        • Pedido de Compra apenas para um fornecedor

          1. Selecione a opção Pedido de Compra apenas para um fornecedor.

          2. Informe para selecionar o fornecedor.
          3. Clique em Selecionar ou pressione Enter.


      2. Informe o tipo de recebimento.

      3. Informe o prazo de pagamento.
      4. Informe a data prevista de entrega dos itens do pedido.
      5. (Opcional) Informe a observação do pedido.


    5. Clique em Gerar Pedido.

      O pedido será gravado no módulo Pedido de Compras.

    1. Selecione o espelho.
    2. Clique em Excluir Espelho.

    3. Confirme a exclusão.