O Assistente de Compras Centralizado auxilia na geração de pedidos de compras, fornecendo os dados para uma análise mais detalhada do desempenho de cada produto viabilizando decisões rápidas e estratégicas na gestão de compras junto aos fornecedores. Esse recurso analisa toda a massa de estoque de sua empresa, identificando tudo o que esta acontecendo e lhe dará a sugestão de compra sem que o usuário fique calculando manualmente as quantidades e situações de produtos que devem ser comprados.

Os pedidos gerados pelo Assistente de Compras Centralizado serão gravados no Cadastro de Pedidos do IShop, localizado em Compras / Pedidos de Compras.


Para utilizar o Assistente de Compras Centralizado do IShop, siga os passos:


  1. Na tela principal do IShop, clique na aba Compras.
  2. Clique no menu Assistente de Compras.
  3. Selecione a opção Centralizado.
  4. Confirme se deseja ou não carregar os dados do último pedido para preencher as informações nas telas do Assistente de Compras Centralizado.

    Para determinar os dados desta tela do Assistente de Compras Centralizado, siga os passos:

    1. Informe a descrição ou nome que identificará o pedido a ser gerado por meio do assistente.
    2. Informe a empresa para a qual o pedido será gerado.

    3. Clique em 
    4. Na tela Busca de Pessoas localize o funcionário responsável.
    5. Clique em Selecionar.
    6. Clique em Próximo.

      Dica:

      Na tela Seleção de Empresas você pode Adicionar grupos de empresas para as quais os pedidos serão gerados.

    Para determinar os dados desta tela do Assistente de Compras Centralizado, siga os passos:

    1. Determine quais características serão ou não incluídas no processamento do Assistente de Compras:

      Caso nenhuma característica seja selecionada manualmente, todas as características de pessoa serão consideradas no processamento, ou seja, nenhum filtro será feito.


      Incluir Características

      1. Clique na coluna Incluir, para marcar a característica correspondente que será incluída no processamento do assistente.

        Para selecionar todas as características, clique em Marcar todos.

      Excluir Características

      1. Clique na coluna Excluir, para marcar a característica correspondente que será excluída do processamento do assistente.

        Para demarcar todas as características selecionadas, clique em Desmarcar todos.

    2. Clique em Próximo.

    Para determinar os dados desta tela do Assistente de Compras Centralizado, siga os passos:

    1. Determine quais fornecedores serão ou não incluídas no processamento do Assistente de Compras:

      Caso nenhum fornecedor seja selecionado, todos os Fornecedores serão considerados no processamento, ou seja, não será feito filtro.


      Incluir Fornencedores

      1. Clique na coluna Incluir, para marcar o fornecedor correspondente que serão incluídos no processamento do assistente.

        Para selecionar todas os fornecedores, clique em Marcar todos.

      Excluir Fornencedores

      1. Clique na coluna Excluir, para marcar o fornecedor correspondenteque será excluído do processamento do assistente.

        Para demarcar todos os fornecedores selecionadas, clique em Desmarcar todos.


    2. Clique em Próximo.

    Para determinar os dados desta tela do Assistente de Compras Centralizado, siga os passos:

    1. Determine quais gurpos serão ou não incluídas no processamento do Assistente de Compras:

      Caso nenhum grupo seja selecionado, todos os Grupos serão considerados no processamento, ou seja, não será feito filtro.


      Incluir Grupos

      1. Clique na coluna Incluir, para marcar o grupo correspondente que serão incluídos no processamento do assistente.

        Para selecionar todos os grupos, clique em Marcar todos.

      Excluir Grupos

      1. Clique na coluna Excluir, para marcar o grupo correspondente que será excluído do processamento do assistente.

        Para demarcar todos os grupos selecionadas, clique em Desmarcar todos.


    2. Clique em Próximo.

    Para determinar os dados desta tela do Assistente de Compras Centralizado, siga os passos:

    1. Determine quais famílias serão ou não incluídas no processamento do Assistente de Compras:

      Caso nenhum grupo seja selecionado, todas as Famílias serão consideradas no processamento, ou seja, não será feito filtro.


      Incluir Famílias

      1. Clique na coluna Incluir, para marcar a família correspondente que serão incluídas no processamento do assistente.

        Para selecionar todas os famílias, clique em Marcar todos.

      Excluir Famíias

      1. Clique na coluna Excluir, para marcar a família correspondente que será excluída do processamento do assistente.

        Para demarcar todos os famílias selecionadas, clique em Desmarcar todos.


    2. Clique em Próximo.

    Esta configuração tem por objetivo filtrar os produtos que tenham todas as características em seus cadastro, ou apenas uma delas.

    Exemplo:

    Se no filtro há 5 características marcadas e a opção "todas" estiver marcada, somente itens que tenham as 5 características serão filtrados.


    Para determinar os dados desta tela do Assistente de Compras Centralizado, siga os passos:

    1. Determine se todas ou ao menos alguma característica será considerada no processamento:

      Para determinar que todas as características de fornecedores sejam consideradas no processamento do assistente, siga os passos:

      1. No campo Considerar produtos que tiverem, selecione a opção Todas.

        Neste caso, o produto deverá possuir vínculo em seu cadastro com todas as características selecionadas obrigatoriamente.

      2. Na coluna Incluir, clique na característica correspondente.
      3. Selecione as características dos fornecedores que serão incluídos no processamento do assistente.


      Para determinar que ao menos alguma das características de fornecedores sejam incluídas no processamento do assistente, siga os passos:

      1. No campo Considerar produtos que tiverem, selecione a opção Alguma.

        Neste caso, o produto deverá possuir vínculo em seu cadastro ao menos uma das características selecionadas.

      2. Na coluna Incluir, clique na característica correspondente.
      3. Selecione as características dos fornecedores que serão incluídos no processamento do assistente.



    2. Clique em Próximo.

    Para determinar os dados desta tela do Assistente de Compras Centralizado, siga os passos:

    1. (Opcional) Determine o tratamento especial que será ou não considerado no processamento do assistente.

      Para determinar os tratamentos especiais que serão incluídos no processamento do assistente:

      1. Clique na coluna Incluir, para selecionar o tratamento especial correspondente que será incluído no processamento do assistente.

        Para selecionar todos os tratamentos especiais, clique em Marcar todos.


      Para determinar os tratamentos especiais que serão excluídos do processamento do assistente:

      1. Clique na coluna Excluir, para selecionar o tratamento especial que será excluído do processamento do assistente.

        Para demarcar todos os tratamentos especiais selecionadas, clique em Desmarcar todos.

    2. Clique em Próximo.

    Os períodos permitem que você faça análises das vendas dos produtos dentro de períodos são chamados de, Período mais recentePeríodo intermediário ou Período mais antigo. Com base nesta informação, você discernirá melhor o que comprar para períodos a frente. 

    Para determinar os períodos que serão utilizados como base para análises, siga os passos:

    1. Preencha os campos:

      CampoDescrição
      Períodos

      Determine o Período mais recente, Período intermediário ou Período mais antigo.

      Compra será realizada para o mês

      Informe para qual mês a compra dos itens será feita.

      Antecipação de compra

      A antecipação é usada, em geral, visando antecipar as compras para um mês que você espera vender muito bem, mas que também não gostaria de arriscar ficar sem o produto, um imprevisto ou atraso na entrega. Esta antecipação pode ser feita integralmente ou apenas parte dela.

      Para realizar uma antecipação de compra, siga os passos:

      1. Selecione a opção Antecipação de compra.
      2. Clique em .
      3. Selecione o mês da antecipação.
      4. Informe o percentual de compra a ser antecipado.
      5. Informe a meta para o mês da antecipação.
    2. Clique em Próximo.

    Na tela de conclusão do processo do Assistente de Compras Centralizado, siga os passos:

    1. Preencha os campos:

      Nesta tela serão exibidos o valor total de faturamento apurado bem como número de dias que compreendem o período informado na tela anterior.

      CampoDescrição
      Meta para o mês da compraQuanto maior o valor informado, maior será a quantidade de produtos sugeridos para a compra para você poder alcançar sua meta. Digite o valor (R$) desejado para a meta.
      Percentual de ajusteApós o processamento, o assistente sugere o que deve ser comprado. Conforme o seu conhecimento de mercado e também com base na sua experiência como gestor, é possível aumentar o pedido para um percentual que achar mais apropriado. Digite o percentual (%) de ajuste desejado.

      Para que apenas o estoque mínimo ou o estoque máximo seja considerado para a quantidade sugerida, selecione a opção correspondente.

    2. Clique em Processar.

    Na tela de resultado do processo, serão incluídos os produtos para compra com base nas definições realizadas nas telas anteriores.
    Para preencher as quantidades dos itens, siga os passos:

    Dependendo das definições realizadas, na tela de resultado do processamento do Assistente de Compras podem ser apresentados produtos cuja a compra talvez seja desnecessária, em virtude da quantidade em estoque dos mesmos. Para facilitar a identificação desses produtos, você pode determinar a forma de exibição.
    No campo Exibir, localizado na parte inferior direita da tela, determine a forma de exibição dos itens:

    • Selecione a opção Produtos com qualquer quantidade sugerida para que até mesmo produtos com quantidade sugerida 0 (zero) sejam exibidos.
    • Selecione a opção Produtos com qualquer quantidade sugerida maior que zero para que apenas produtos com quantidade sugerida maior que 0 (zero) sejam exibidos.
    ColunaDescrição
    Código Principal

    Código do produto considerado pelo sistema como código principal.

    Como um único item pode possuir vários códigos na aba Principal do Cadastro do Produto, o código visualizado será o código correspondente ao tipo definido nas opções do sistema como código principal.

    ClassificaçãoCódigo que informado no produto do tipo Classificação.
    ProdutoDescrição do produto incluído na compra.
    GrupoDescrição do grupo vinculado no cadastro do produto incluído na compra.
    Tratamento EspecialCódigo de tratamento especial vinculado no cadastro do produto incluído na compra.
    Rank LojaPosição do produto no Ranking de produtos da loja.
    ABC LojaPosição do produto na Curva ABC de produtos da loja.
    Rank Rede
    Posição do produto no ranking de produtos da rede.
    ABC RedePosição do produto na Curva ABC de produtos da rede.
    Período mais antigoQuantidade de produtos vendidos no período informado em Período mais antigo.
    Período intermediário

    Quantidade de produtos vendidos no período em Período intermediário.

    Período mais recente

    Quantidade de produtos vendidos no Período mais recente.

    Nr. Dias Estoque

    Número de dias que o produto se encontra no estoque desde a última compra.

    Se o estoque zerar e for reabastecido, este número será zerado e a contagem recomeça a partir da data do reabastecimento.  

    Demanda Reprimida

    Número de dias que o produto faltou no estoque. É o contrário do número de dias em estoque.

    Este número será importante para o assistente calcular a quantidade necessária para suprir a demanda a frente sem haver falta do item no estoque.

    Mínima (Qt)Quantidade mínima de estoque do item informada no cadastro do produto incluído na compra.
    Exp. MínimaQuantidade mínima de exposição do item informada no cadastro do produto incluído na compra.
    Calculada (Qt)

    Quantidade que o assistente calculou considerando as quantidades e valores das colunas anteriores. 

    Receber (Qt Pedida)Quantidade a receber do produto incluído no pedido.
    EstoqueQuantidade em estoque do produto incluído no pedido. 
    % Ajuste AntecipaçãoPercentual de compra antecipada do item informada no Assistente de Compras.
    Antecipação Qt.Quantidade de compra antecipada do item informada no Assistente de Compras.
    Sugerida Qt.Quantidade sugerida pelo assistente para a compra do item. Para encontrá-lo, o sistema pega a coluna Calculada, subtrai as colunas Qt. Pedida e Estoque, e soma a coluna % Ajuste Antecipação.
    Pedida Qt.Quantidade de compra do item informada no Assistente de Compras.
    Custo UnitárioCusto do produto definido na composição de preço do mesmo na aba Principal do Cadastro do Produto.
    Vl. PedidoCusto unitário do produto multiplicado pela quantidade de compra do mesmo.
    UnidadeUnidade de estocagem do produto informada na aba Principal do Cadastro do Produto.
    Qt. Unid. Compra (Qt. Pedida)Quantidade de compra do item informada no Assistente de Compras em relação à unidade de compra definida na aba Principal do Cadastro do Produto.
    Unidade de CompraUnidade de compra do produto informada na aba Principal do Cadastro do Produto.
    1. Selecione o produto.

      Para facilitar a leitura dos dados, no campo Tamanho da Fonte localizado no canto superior direito da tela, arraste o cursor para a posição de sua preferência.

    2. Na parte inferior esquerda da tela, digite no campo Quantidade Pedida a quantidade desejada para a compra do produto.
    3. (Opcional) Digite o novo Custo Unitário do item.
    4. (Opcional) Para mais detalhes sobre as legendas atribuídas a cada produto na tela, dê um clique na área Legenda.
    5. (Opcional) Utilize a opção de sua preferência.


      • Incluir Produto
        Para incluir mais produtos no pedido de compras originados pelo assistente, siga os passos:

        1. Clique em Incluir Produto.
        2. Na Localização de Produtos selecione o produto desejado.
        3. Clique em Selecionar ou pressione F10.


      • Excluir Produto
        Para excluir determinado produto cuja a compra é desnecessária; siga os passos:

        1. Selecione o produto a ser excluído da compra.
        2. Clique em Excluir Produto.
        3. Confirme a exclusão do produto.


      • Preencher Quantidades pedidas
        Para preencher a quantidade pedida do item, siga os passos:

        1. Selecione o produto desejado.
        2. Clique em Preencher quant. pedidas.

          A quantidade pedida será preenchida com base na quantidade sugerida conforme os parâmetros definidos anteriormente. Mas você pode alterar a quantidade pedida manualmente antes de concluir o processo de compra.

      • Limpar Quantidades pedidas
        Se você não quer usar as quantidades sugeridas pelo assistente, é possível limpar o que foi preenchido e inserir as quantidades manualmente.
        Para limpar as quantidades pedidas, siga os passos:

        1. Selecione o produto cuja quantidade pedida será limpa.
        2. Clique em Limpar quantidades pedidas.


      • Relatório de Itens
        Para gerar um relatório de Itens do Assistente de Compras, semelhante ao que está na tela, siga os passos:

        1. Clique em Relatório de itens.
        2. Clique em Visualizar.

        3. (Opcional) Clique em  para imprimir o relatório.

          Para mais detalhes sobre este relatório, consulte a página Itens do Assistente de Compras.

      • Localizar Produto
        Para localizar determinado produto e se necessário, alterar alguma informação, siga os passos:

        1. Clique em .
        2. Na tela Pesquisa de Itens do Pedido, selecione o produto desejado.
        3. Clique em Selecionar ou pressione Enter.

          Este recurso será muito útil quando houver muitos itens na tela.

    6. Clique em Continuar.

    Nesta tela de finalização do pedido de compras, determine as opções:

    1. Preencha os campos: 

      CampoDescrição
      Tipo de Pedido

      Selecione o tipo de pedido a ser gerado:

      • Um pedido de compra para cada fornecedor principal dos produtos
        Neste caso serão gerados pedidos diversos para cada fornecedor diferente.

        Caso a opção Um pedido de compras para cada fornecedor principal do produto tenha sido selecionada e algum produto não possua fornecedor principal vinculado. Neste caso não será gerado pedido de compras para esses produtos.

      • Pedido de Compra apenas para um fornecedor.
        Neste caso, todos os itens estarão juntos no mesmo pedido.

        1. Selecione a opção Pedido de Compra apenas para um fornecedor
        2. Clique em  para informar o fornecedor para o qual o pedido será gerado.
      Data de Emissão / Previsão de Entrega

      Informe a data de emissão e a data de previsão de entrega dos itens.

      Por padrão, a data atual será sugerida como a data de emissão do pedido. No entanto, é possível alterá-la se desejar.

      FreteDigite o valor total (R$) de frete para a entrega do produto do pedido.
      Utilizar unidades de Selecione a unidade a ser utilizada para a compra dos itens: Unidade de Compra ou Unidade de Estocagem.
      Operação / Foma de pagamento / Prazo de Pagamento

      Informe a operação, forma de pagamento ou prazo de pagamento do pedido.

    2. Clique em Finalizar Pedido.



  5. Escolha se deseja gravar esse pedido com status confirmado ou não.

    Se a opção Um pedido de compras para cada fornecedor principal do produto estiver selecionada e algum produto não possua fornecedor principal, não será gerado pedido de compras para esses produtos.
    Neste momento você pode confirmar ou não.

    • Caso não confirme, você pode selecionar a Pedido de Compra apenas para um fornecedor e informar o fornecedor para o qual o pedido será gerado.