Você trabalha no ramo de Ótica?
De fato é desafiador a tarefa de atender e ainda alinhar expectativas e necessidades oftalmológicas dos seus clientes.
O recurso de Ótica do Ordem de Serviço - Aba do Shop do Shop vai te auxiliar e muito nesse desafio, e de modo bem simples.
Você vai montar óculos e lentes com grau, conforme as especificações médicas e vender armações, óculos e lentes de contato ao lançar seus atendimentos no módulo Ordem de Serviço.
Ah, e você ainda pode utilizar o histórico de receitas para criar novas OS! Para casos como mudança de grau do óculos, avarias, talvez garantias da lente ou armações onde os dados da Ordem de Serviço podem se repetir para agilizar seus lançamentos.
Para mais detalhes sobre a utilização das funcionalidades do ramo Ótica, clique na opção correspondente:
Pré-Requisitos
Para a utilização do módulo Ótica, alguns cadastros devem ser realizados previamente.
Médico oftalmologista cadastrado como Cliente.
O médico será um vendedor com a marcação Médico.
Laboratório cadastrado como Fornecedor.
O laboratório será um fornecedor com a marcação Laboratório.
- Workflow - Ordem de Serviço, ou seja, os fluxos de trabalho, que podem envolver: o processo de garantia das armações e lentes, entre outros.
- Fases - Ordem de Serviço, que se tratam da etapas para os lançamentos dos atendimentos que podem envolver: o envio das informações para o laboratório.
Com os requisitos atendidos, você já pode configurar módulo Ótica no Ordem de Serviço!
Configurar Ordem de Serviço
Clique na aba Ordem de Serviço, na tela principal do Shop.
Clique em Ordem de Serviço.
Clique em Configurações / Ótica.
Geral
Na aba Geral, configure os dados:
Pedido de Compra
Na aba Pedido de Compra, configure os dados:
- Informe as operações para criação do pedido de compras a partir da OS.
- Informe os grupos para seleção de produtos no pedido, no momento da geração do pedido de compras.
- Informe a fase que será atribuída à OS na geração do pedido de compra.
Assim que o pedido de compra for gerado, a OS mudará para esta fase informada se o Workflow - Ordem de Serviço da OS for o mesmo desta fase.
- Clique em Gravar e você já pode lançar atendimentos da sua Ótica.
Lançar Atendimento Ótica
Se você trabalha no ramo de ótica, preencha as informações:
Clique na aba Ordem de Serviço, na tela principal do Shop.
Clique em Ordem de Serviço.
- Clique em Nova para preencher as informações da aba Ótica.
Informe o número OS (TSO).
Preencha o Funcionário atendente (quem atendeu no momento da venda).
- Informe o Funcionário indicador, (quem indicou seu estabelecimento ao cliente).
- Preencha o Cliente.
Clique as abas:
Serviços
Utilize as funcionalidades para definição dos serviços incluídos na OS.
Incluir Serviço
- Clique em .
- (Opcional) Pressione Ctrl+1 para aplicar o preço Praticado ou em Ctrl+2 para aplicar o preço Sugerido.
- Informe o Serviço.
- Em Garantia até: preencha a data limite de garantia.
- Informe o Valor unitário do repasse.
Informação! Os valores unitários de repasse de cada item serão somados e informados no campo Total repasse.
- Informe os dados para controle de execução:
- Em Controle de execução, clique em .
- Na Busca de Pessoas - Shop selecione a pessoa, ou seja o Funcionário.
- Informa o período (Hora início e Hora fim) de execução.
- Clique na aba Observação para incluir as informações necessárias.
- (Opcional) Gere título a partir dessa OS.
- Marque a opção Gerar título.
Informação! Por padrão, o valor total do item será utilizado como valor total para o título que será gerado.
- Informe o Fornecedor para o qual o título será gerado.
- Em % Desconto informe o percentual de desconto que será aplicado.
- (Opcional) Informe o Número do título.
- Marque a opção Gerar título.
- Clique em Gravar.
- Na tela Parcelamento / Cheque (s), informe o Prazo e Natureza de Lançamento e grave.
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- Informe a Data da receita, ou seja, a prescrição dos óculos ou lente de grau privativa do médico oftalmologista.
Informe o Número do pedido gerado pelo laboratório sempre que a ótica fizer o envio da lente e armação para o laboratório.
- Informe o Médico oftalmologista, caso possua um médico parceiro ou clique em para cadastrar.
Dica! O Médico trata-se de um Funcionário cadastrado com o tipo Vendedor marcado no campo Esse funcionário é: do Cadastro de Funcionários / Vendedores.
- Informe o Laboratório ou clique em para cadastrar.
Dica! O Laboratório trata-se de um Fornecedor cadastrado com o tipo Laboratório marcado no cadastro Fornecedores - Shop.
- (Opcional) Preencha a Observação que julgar necessária para o lançamento.
Clique em Receitas anteriores para consultar as receitas de compras anteriores do seu cliente.
Por meio deste recurso você pode reaproveitar uma receitar anterior, mesmo se for uma rede de lojas e compra feita em outra unidade!
Para utilizar receitas anteriores, siga os passos:
- Clique em Receitas anteriores.
- Selecione a receita anterior.
Clique em Utilizar dados desta receita.
A única informação que será atualizada é o valor, com base na data do lançamento.
Clique nas abas inferiores:
Óculos
Conforme os dados da receita, preencha as informações do grau para Longe ou Perto do Óculos.
Lente de Contato
Conforme os dados da receita, preencha as informações do grau para Longe ou Perto da Lente de contato.
Medidas para montagem / Armação
Preencha as informações conforme a medição feita no estabelecimento.
Dica! Você também tem as opções de seleção de alguns formatos (8 modelos) de armações de óculos. Nada de desenhar modelo só para enviar para o seu laboratório parceiro.
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- (Opcional) Clique na aba Totais/Sinal/Desconto/Acréscimo (Ctrl+T) e informe o desconto, caso queira. Caso deseje aplicar por item, mas editar o produto lançado, informe o desconto correspondente.
- Grave o lançamento!
Indique a próxima fase para produção dos óculos por parte do laboratório e clique em OK.
Caso tenha esquecido de informar a garantia de algum item no momento do lançamento, clique com o botão direito sobre o lançamento salvo, selecione a opção Informar data de garantia dos produtos, informe as datas e pressione F10 ou clique em Confirmar.
Enviar para o Laboratório
Como as informações da Ordem de serviço precisam ser enviadas para o laboratório, você pode imprimi-las.
Clique na aba Ordem de Serviço, na tela principal do Shop.
Clique em Ordem de Serviço.
- Clique com o botão direito do mouse sobre o lançamento.
Clique em Imprimir.
Dica! Todas as informações da Ordem de serviço são impressas, inclusive o formato da armação do óculos escolhido no lançamento. E se não quiser que os valores sejam apresentados, esse relatório é personalizável.
Atendimento de Avaliação da Garantia
Lance um atendimento para avaliação da garantia!
Seu cliente retornou ao seu estabelecimento por alguma avaria , por exemplo, lente arranhada, problema na armação ou algo do tipo!
Clique na aba Ordem de Serviço, na tela principal do Shop.
Clique em Ordem de Serviço.
- Na tela principal do Ordem de Serviço, clique em Consulta Receitas.
- Selecione o cliente e as receitas dele serão apresentadas na mesma tela onde as Receitas anteriores podem ser consultadas no momento do lançamento.
- Clique em Criar uma nova OS com estes dados.
- Defina o Workflow - Ordem de Serviço de garantia.
- O lançamento será aberto com as informações, basta ajustar o que for necessário.
- Grave o lançamento.
O lançamento irá para a próxima fase de análise para que a garantia seja avaliada.
Informação! Esta avaliação pode ser feita pelo atendente, pessoa responsável por esta avaliação no estabelecimento ou pelo próprio laboratório. Com o lançamento concluído, faça o envio para o laboratório.
Faturou o Atendimento mas o Grau Informado está Errado?
Com o atendimento já faturado, e agora hein!
Clique na aba Ordem de Serviço, na tela principal do Shop.
Clique em Ordem de Serviço.
- Na tela principal do Ordem de Serviço, o atendimento faturado.
- Clique em Editar!
- Edite os campos.
- Grave o atendimento.
- Imprima novamente o relatório para enviar para o laboratório.