Por meio desta opção você pode configurar o sistema Fiscal.

  1. Clique em  / Configurações Opções.
  2. Configure as abas:

    Selecione algumas informações necessárias à configuração do sistema de acordo com o seu método de trabalho.

    Informe os campos:

    CampoDescrição
    Ano de processamento

    Informe o ano atual para consulta e procedimentos.

    Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, mas caso seja necessário você pode alterá-lo manualmente.

    Fechamento

    Marque o tipo de fechamento desejado para facilitar a digitação de datas referentes ao período a ser informado nos módulos de digitação, consultas e impressão de relatórios.

    Exemplo:

    Se estiver configurado fechamento quinzenal, ao realizar a operação e informar a primeira data 01.01.20XX, o sistema trará automaticamente a segunda data em 15.01.20XX. Se desejar, poderá alterá-la.

    Abate IPIMarque se o valor do IPI será incluído na base de cálculo do tributo para que o sistema faça a dedução automaticamente.
    Abate Subst. TributáriaMarque a opção desejada para que o sistema deduza automaticamente o valor da Substituição Tributária da base de cálculo do tributo.
    Empresa Enquadrada no Simples FederalSelecione a opção desejada quanto a apuração para recolhimento de tributos e contribuições: se apura mensalmente os tributos para as empresas cadastradas no Simples ou se serão apurados mensalmente.
    Simples - Majora Percentual EmpresaDefina se haverá ou não majoração (acréscimo/aumento) de alíquota do percentual adicional informado no Cadastro da Empresa.
    UF

    Selecione o estado onde são exercidas suas atividades administrativas, gerenciais ou operacionais.

    Essa informação interferirá diretamente, como um filtro, para otimizar seu trabalho em Outros Relatórios. Lá o sistema fará automaticamente a seleção dos relatórios referentes ao seu Estado.

    Dt Início Saldo PIS/COFINSInforme a data de início do saldo de PIS/COFINS.
    Duplicar cadastro do cliente para todas as empresasDefina neste campo se os cadastros dos clientes registrados manualmente ou importados serão ou não duplicados para todas as empresas existentes na base de dados do Fiscal.
    Abater valores de pedágioSelecione esta opção para que os valores de pedágio das notas de transporte de saída sejam abatidos da base de cálculo da contribuição previdenciária.
    Atualiza clientes e fornecedores ao importar?

    Selecione a opção desejada referente a atualização dos cadastros de clientes e fornecedores.

    Marque Sim para que ao importar qualquer arquivo que contenha dados de fornecedores e/ou clientes, eles sejam atualizados na base do Fiscal.

    Marque Não para que a movimentação importada seja vinculada ao respectivo fornecedor ou cliente já existente na base sem alterar os dados cadastrais.

    Dt início observação outros débitos e créditosInforme o mês e ano em que o sistema começará a lançar automaticamente sem valores em outros débitos e créditos de ICMS.
    Imprime PIS e COFINSSelecione se as demonstrações de PIS/COFINS serão impressas na emissão Relatório de Lucro Presumido.
    Imprime Comparativo TrimestralSelecione a opção Sim para que um quadro comparativo de IR e CSSL seja impresso no final do Relatório de Lucro Presumido, quando este for emitido trimestralmente.

    Nesta aba você pode configurar os lançamentos a serem exportados, caso o sistema funcione integrado ao Contábil.

    Configure as abas:

    Configure as opções relacionadas às rotinas de exportação de dados para o Contábil de maneira geral:

    CampoDescrição
    Exportação NF - Lançamento LíquidoMarque as opções de Entrada e/ou Saída desejadas para que os impostos selecionados sejam exportados para o sistema Contábil em valor líquido.
    Exportação ISS / Exportação ISS Tomador - Lançamento Líquido = Valor Contábil menosMarque os lançamentos que serão exportados para a contabilidade e terão valor deduzido dos tributos marcados.
    Exportação de duplicatas, Descontadas, Debitadas, Baixadas e EstornadasSelecione se deseja a exportação contábil das baixas de duplicatas emitidas no período (por data de escrituração) ou pagas no período (por data contábil).

    Exp ISS - Exporta Cliente / Fornecedor único para o ISS

    Marque se o sistema deve fazer a exportação de dados referentes ao ISS (imposto sobre Serviços) para a contabilidade em apenas uma conta.

    Neste caso, o campo Conta Única será habilitado para que seja informado o código de chamada da conta no plano de contas do cliente/fornecedor. Caso marque a opção Não, o sistema levará os dados individuais de cada Cliente e Fornecedor.

    Conta ÚnicaInforme o código de chamada da conta do plano de contas do cliente/fornecedor.
    Exportação de duplicatas em abertoMarque como as duplicatas em aberto serão exportadas: por data de vencimento ou por data de emissão da nota.

    Nesta aba você pode configurar as opções que devem ser consideradas nas exportações para o sistema Contábil.

    Informe os campos:

    CampoDescrição
    Histórico para Notas de Entrada / Duplicata / ISS Tomador / Receitas e Deduções

    Marque as informações que devem constar no histórico de exportação das notas de entrada.

    Pode ser utilizado na exportação para o sistema de Contábil ou de outra Softhouse, desde que esteja no mesmo layout SACA.

    Histórico para Notas de Saída / Duplicata e notas de ISS / Receitas e Deduções

    Marque as informações que devem constar no histórico de exportação das notas de saída.
    Histórico para Redução ZNúmero Redução ZSelecione esta opção para que o número da Redução Z seja exportado.
    Histórico Outros Débitos e CréditosExporta tipo do lançamentoMarque esta opção para que o complemento do histórico do lançamento leve informações do tipo de tributo e em qual campo foram feitos os lançamentos.
    Complemento Histórico ContábilExporta o campo ObservaçãoSelecione esta opção para que o campo Observação das notas seja importado.
    Exporta a descrição complementar

    Marque esta opção para exportar a descrição complementar das notas.

    Número do DocumentoExporta Número de Nota FiscalMarque esta opção para que o sistema exporte o número da nota fiscal para o campo Número do documento do Contábil.
    Aglutinar os valores de ICMS

    Marque esta opção para exportar os valores de ICMS aglutinados pelo código de lançamento automático do ICMS.

    Essa opção não é considerada para Integração Online.

    Soma multa e juros na baixaMarque esta opção para que na integração da baixa das guias seja considerado o valor das multas e juros junto ao valor principal.
    Exportar descrição do código de operaçãoSelecione esta opção para que o sistema exporte a descrição dos códigos de operações das notas.
    Atualizar descrição das contas de Cliente/FornecedorMarque esta opção para que o sistema atualize as descrições das contas de cliente/fornecedor.
    Exportar CNPJ/CPF dos participantes das notas fiscaisMarque esta opção para que durante a exportação para o Contábil sejam considerados os CNPJs e CPFs dos participantes das notas fiscais.

    Configure os códigos de lançamento automático padrão do ISS Tomador para que o sistema os lance automaticamente nas notas que foram movimentadas.

    Informe os campos:

    CampoDescrição
    Códigos automáticos padrões para o movimento de ISS TomadorSelecione os códigos de lançamentos automáticos padrões do ISS Tomador para que o sistema lance automaticamente nas notas que foram movimentadas.
    Exportação do valor de ISS RealMarque como a exportação do valor de ISS Real deve ser realizada: pela data do pagamento ou pela data de emissão.

    Nesta aba, informe os códigos de lançamentos que serão utilizados para exportação dos valores de dedução dos impostos e também os próprios valores do impostos.

    Configure os campos:

    CampoDescrição
    Códigos automáticos padrões para crédito de PIS/COFINSSelecione os códigos automáticos padrões de crédito de PIS e COFINS para que o sistema exporte os seus valores ao marcar a opção Tributo na Exportação Contábil.
    Exportação de Retenções

    Selecione o tipo de data de exportação de retenções das notas de serviço de ISS saída e ISS tomador.

    Esta opção é válida apenas para PIS, COFINS e CSLL.

    Códigos automáticos para integração das deduçõesSelecione o código de lançamento automático para que seja gerado o valor total das deduções do período na exportação da provisão para contabilidade.
    Códigos automáticos para integração dos valores brutos dos impostosSelecione o código de lançamento automático para que sejam exportados os valores brutos dos impostos antes das deduções para contabilidade.
    Códigos automáticos para integração dos valores de PIS e COFINS retidos no mês anteriorSelecione o código de lançamento automático para que sejam exportados os valores de PIS e COFINS retidos no mês anterior.

    Nesta aba, configure os campos para o preenchimento da Declaração de Imposto sobre Produtos Industrializados (DIPI).

    Informe os campos:

    CampoDescrição
    Libera Movimento

    Selecione esta opção para que o sistema não traga nenhuma crítica no lançamento da DIPI.

    Caso não selecione esta opção, o sistema irá comparar os valores lançados referentes ao IPI (na aba Geral do lançamento das notas), com os valores lançados no campo Dados da DIPI (Valor e IPI, que são registrados na aba DIPI, do lançamento das notas). Caso estes valores estejam diferentes, o sistema fará uma crítica, alertando e solicitando confirmação da quantia para efetuar o registro das informações.

    Abate IPISelecione a opção para que o valor seja incluído na impressão dos quadros 08 (dados dos remetentes) e 11 (dados dos destinatários) da DIPI.
    Tamanho da classificação no processo de exportação e importação

    Selecione o tamanho da Classificação da Mercadoria da DIPI.

    Se a classificação da mercadoria possuir 12 dígitos (12 posições) e for marcada opção 20 posições, o sistema gerará as informações para exportação ou lerá os dados para importação com espaços a mais. Este tipo de erro também ocorrerá se marcar a opção 12 posições para uma classificação de 20 posições, mas neste caso os espaços serão cortados.

    Quantidade de casas decimaisSelecione a quantidade de casas decimais.
    Cadastro de Classificações

    Marque a opção Por Empresa para que o sistema adote um parâmetro de configuração que mudará o esquema de cadastramento da tabela de classificações para DIPI, tornando-a exclusiva para cada empresa.

    Importação de Produtos

    Selecione a opção Considerar zeros a esquerda, para que os importadores considerarem zeros a esquerda para importação do código do produto, quando a empresa estiver configurada para trabalhar por código específico no período.

    Essa opção só será habilitada quando a opção Por Empresa, do campo Cadastro de classificações, estiver desmarcada.

    Soma IPI ao valor dos produtosSelecione esta opção se a empresa não apurar IPI e este imposto não estiver somado ao valor total do produto. O valor de IPI será somado ao valor total do item encontrado na aba Itens da Nota.
    Soma valor do Frete ao valor dos produtos

    Selecione esta opção para que o valor do frente seja somado ao valor total do item encontrado na aba Itens da Nota, caso ainda não esteja informado ao valor total do produto.

    Soma ICMS ST ao valor dos produtosMarque esta opção se a empresa não apurar ICMS ST e esse imposto não estiver somado ao valor total do produto. O valor de ICMS ST será somado ao valor total do item encontrado na aba Itens da Nota.
    Não considerar Despesas Acessórias para a base de PIS/COFINS das notas de importaçãoSelecione esta opção para que o valor de despesas acessórias não seja considerado na base de créditos de PIS/COFINS das empresas de Lucro Real nas notas de importação lançadas no CFOP 3101 e 3102.
    Não abater imposto de importação para base de PIS/COFINS das notas de importaçãoSelecione esta opção para que o imposto de importação não seja abatido da base de PIS/COFINS das notas de importação.
    Considerar dados de tributação do produto ao importarMarque esta opção para que os dados da tributação do produto sejam considerados ao importar.

    Configure os códigos de natureza de operação e dos lançamentos automáticos que serão utilizados na integração com sistema contabilidade.

    Informe os campos:

    CampoDescrição
    OperaçãoSelecione os códigos de operação para os impostos indicados (ISS, IRRF, COFINS Retido, PIS Retido, CSLL, COFINS Retido mês anterior e PIS Retido mês anterior).
    Códigos de lançamento automático

    Selecione o código de lançamento automático.

    Após realizar as configurações, esses ajustes se tornarão padrão para o sistema. Sempre que você cadastrar uma duplicata na movimentação da nota, ela será preenchida automaticamente, mas também poderá ser alterada. Os lançamentos automáticos são usados para contabilizar os valores do movimento no sistema Contábil.

    Entrada e Saída CST PIS / COFINS PadrãoSelecione o CST PIS/COFINS padrão que será utilizado na integração do movimento notas fiscais com o movimento consolidado e dos importadores que não possuírem esta informação.

    Nesta aba, configure os dados de movimento do Fiscal.

    Configure as abas:

    Configure os campos:

    CampoDescrição
    Criticar Notas Fiscais sem valores?Selecione a opção Sim, para que o sistema emita um alerta no momento da gravação da Nota Fiscal com valor zerado.
    Emite Alerta para Notas Duplicadas?Selecione a opção Sim para que o sistema emita uma mensagem de alerta quando for lançada manualmente alguma nota duplicada na movimentação de notas.
    Escrituração das NF por data de

    Selecione como o sistema deve escriturar as notas, pela data de Emissão ou pela data de Saída.

    Lança Subst Trib na 1ª tela de Mov?Selecione esta opção para que os valores de Substituição Tributária sejam lançados na tela de lançamento de notas fiscais.
    Referência no LançamentoCriticada

    Selecione esta opção, para que o sistema não permita a realização de lançamentos em períodos anteriores ao último mês lançado.

    Se a última nota lançada foi o mês 02/20XX, o sistema só deixará você fazer qualquer tipo de alteração nos movimentos anteriores a este com a senha do Supervisor.

    LiberadasSelecione esta opção, para que o sistema permita a realização de lançamentos em qualquer período, sem necessidade de liberação pelo supervisor.
    Nr. Sequencial para NF de Saída?SimSelecione esta opção para que o sistema preencha automaticamente o número da nota fiscal com o número sequencial ao que você tiver lançado.
    Não

    Marque esta opção para que o sistema deixe o número da nota fiscal em branco para que você a informe.

    Recalcula ICMS/IPI na edição da nota?SimSelecione esta opção para que o sistema recalcule os valores das notas quando estas forem editadas.
    NãoSelecione esta opção para que o sistema faça um novo cálculo apenas se o valor contábil da nota for alterada.
    Abrir a mov. da última empresa?

    Marque Selecione esta opção para que o sistema abra automaticamente a última movimentação realizada.

    Os usuários que tenham somente uma empresa cadastrada poderão visualizar imediatamente a sua movimentação na entrada do sistema.

    Bloquear liberação de NF com diferença?Marque esta opção para que o sistema não permita a liberação do movimento enquanto não forem efetuados os ajustes.
    Gerar vl venda na obs das NFs de Ent.Marque esta opção para que, quando houver uma nota fiscal com valor de venda, essa quantia seja gerada na observação para impressão nos livros fiscais.
    Permitir importação MFD/ALTSimSelecione esta opção para possibilitar a importação dos arquivos simplificadores do tipo MFD.
    NãoSelecione esta opção para que o sistema só permita a importação de arquivos de cupom com estrutura TDM, que é uma estrutura mais completa que possui os registros totalizadores.
    Transp. data de entrada para emissãoSelecione esta opção para que o sistema transporte a data de entrada para a data de emissão caso esta seja alterada.
    Utilizar fórmulas de redução de baseSim

    Selecione esta opção para que a cada Enter na digitação vá para a linha seguinte.

    Não

    Marque esta opção para que, ao pressionar Enter, seja gravado o formulário.

    NF de ICMS com zeros à esquerdaSelecione esta opção para que o sistema complete com zeros à esquerda o campo de número da nota no movimento de notas fiscais para completar 6 dígitos.
    Desabilitar ICMS de CFOP sem incidênciaSelecione esta opção para que os campos de base de cálculo e valor de ICMS sejam desabilitados quando o CFOP estiver sem incidência de ICMS.
    Emite alerta ao editar o valor dos itensSelecione esta opção para que o sistema alerte que o valor total dos itens está diferente do Valor Contábil da nota.
    Criticar CST ICMS da Nota diferente dos itensMarque esta opção para que o sistema alerte-o sempre que tentar salvar uma nota fiscal em que seu CST de ICMS for diferente do CST de ICMS de um ou mais itens.
    Importar um DANFE por vez?Selecione esta opção para que ao fazer a importação do DANFE pelo movimento de notas seja importado uma por vez.

    Informe os campos:

    CampoDescrição
    Emite Alerta para Notas DuplicatasSelecione esta opção para que o sistema emita uma mensagem de alerta quando for lançada alguma nota duplicada na movimentação de notas nesse período.
    Utiliza zeros à esquerda nos números da notaSelecione esta opção para que o sistema complete com zeros à esquerda os campos Nota Inicial e Nota Final na movimentação de notas.
    Sugerir data do movimento como data de pagamento

    Selecione esta opção para que o sistema sugira a mesma data do documento como data e pagamento.

    O campo de data de pagamento é usado para lançamento dos créditos de PIS, COFINS e CSLL.

    Sugerir base de retenção dos tributos federais

    Marque a opção Sim para que sistema leve o valor de base de calculo para tributos federais nas notas cujo valor retido alcance ou supere R$10,00.

    Informe os campos:

    CampoDescrição
    CalcularEscolha se o sistema deve somar os valores referentes ao Valor Contábil ou à Base de Cálculo, para o correto preenchimento dos campos 2.5 e 2.6 do Anexo I (Declaração Simplificada).
    AbaterMarque a opção Substituição Tributária para que o sistema abata o valor da Substituição Tributária da Receita Bruta.

    Configure os campos:

    CampoDescrição
    Imprime o valor do Diferencial de AlíquotaSelecione esta opção para que o sistema gere valor do Diferencial de Alíquota na observação do Livro de Apuração de ICMS.
    Imprime Observação no Livro de ICMSMarque esta opção para que o sistema gere o valor na observação da nota fiscal para ser impressa no Livro de Entrada.

    Informe os campos:

    CampoDescrição
    Filtrar relatório de Duplicatas porData de EmissãoSelecione esta opção para que o sistema imprima o relatório de duplicata de acordo coma data de emissão informada.
    Data de VencimentoMarque esta opção para que o sistema imprima o relatório de acordo com a data de vencimento informada.
    Data de Entrada / SaídaSelecione esta opção para que o sistema imprima o relatório de acordo com as datas de entrada ou saída informadas.
    Ordenar relatório de Duplicatas porSelecione a opção Data de Entrada / Saída para que o relatório de duplicadas seja ordenado por data de entrada ou saída da nota.

    Informe os campos:

    CampoDescrição
    Quantidade de dias para aviso de expiração

    Informe a quantidade de dias de antecedência que o sistema deve considerar para efetuar o aviso sobre o vencimento da validade do talão de Autorização para Impressão de Documentos Fiscais.

    Quantidade de notas para aviso

    Informe a quantidade de notas do talão que o sistema deve considerar para avisar que estão no fim.

    Nesta aba, informe as configurações que deseja utilizar para a impressão das guias de apresentação ou recolhimento dos impostos.

    Configure os campos:

    CampoDescrição
    GNRE

    Selecione a guia de recolhimento para ser usada na impressão da guia apurada de substituição tributária.

    Dica!

    A Alterdata preparou os principais modelos de guias prontos, basta você informar o diretório e selecionar a guia da GNRE correspondente.

    DAS

    Selecione a guia de recolhimento para ser usada na impressão da guia de apuração do Simples Nacional.

    Dica!

    A Alterdata preparou os principais modelos de guias prontos, basta você informar o diretório e selecionar a guia da DAS correspondente.

    Impressão das GuiasImposto Indexado

    Selecione esta opção para que o sistema imprima o valor do imposto indexado no campo Observações das guias de recolhimento.

    Imprime a Inscrição Estadual (Carimbo)

    Selecione esta opção para que o sistema imprima o Carimbo da Inscrição Estadual nas Guias de Recolhimento de ICMS.

    É preciso que seja feita uma requisição de autorizar a impressão.

    Expande a inscrição do RJ

    Selecione esta opção para possibilitar a expansão do número de Inscrição Estatual no Carimbo do documento de arrecadação de ICMS.

    Este campo só será utilizado para as empresas situadas no Rio de Janeiro.

    Imprime GCG (Carimbo)Selecione esta opção para que o sistema imprima automaticamente o carimbo do CGC da empresa na guia de recolhimento do imposto.
    Imprime Guia de Substi. Tribut. Int. do RJ Separadas

    Marque esta opção para emitir a guia individual para empresas do Rio de Janeiro.

    Toda vez que esse campo for alterado será necessário efetuar um fechamento.

    Imprime Guias IRRF Tomador e CSRF Tomador de FornecedoresSelecione esta opção para que as guias de IRRF Tomador e CSRF Tomador sejam impressas para cada fornecedor informado no período.

    Configure a mensagem padrão para impressão das Guias.

    Defina os indexadores desejados.

    Informe os valores mínimos de imposto e quotas.

    Configure as abas:

    Informe os campos:

    CampoDescrição
    Imprimir em Termos de Abertura e Encer. (E/S)

    Selecione o tipo de padrão de impressão utilizados nos livros.

    Caso selecione a opção Escritório Contábil todas as demais opções (Sócio Ger., Contador, Ambos e Nenhum) serão desabilitadas.

    Termos de abertura e Encer. (E/S)

    Selecione o modelo de termo de abertura e encerramento.

    Imprime valores de IPI zerados (Livro de Entrada e Saída)Selecione se o sistema deve imprimir os valores de IPI que estiverem zerados no livro de Entrada modelo P1 / A e modelo ES, assim como no livro de Saída modelo P2.
    Nome Completo nos Livros e TermosSelecione esta opção para que o nome completo da empresa, configurado no WPHD em cadastro de empresa, seja impresso nos Livros Fiscais de Entrada, Saída, Apuração de ICMS, Apuração de IPI, Registro de Inventário, Relatório de Emitente, Registro de Estoque e nos Termos de Abertura/Encerramento.
    ImprimeMarque se deve imprimir código fiscal sem movimento.
    Tipo de Impressão

    Defina neste campo se o tipo de impressão será Gráfica ou Matricial.

    É possível imprimir em formato matricial na impressora gráfica, no entanto, o contrário não ocorrerá.

    Imprime carimbo nos Termos

    Defina neste campo se o sistema deverá ou não reservar espaço para a impressão dos carimbos dentro dos Termos.

    Impressão em frente e versoMarque esta opção para habilitar a impressão em frente e verso.

    Informe os campos:

    CampoDescrição
    Modelos

    Selecione o modelo do Livro.

    Orientação da página

    Defina o tipo de orientação da página: retrato ou paisagem.

    Caso selecione a opção Retrato as opções do campo Informe nome do fornecedor na observação serão desabilitadas.

    ImpressãoMarque se deve ser impresso a Descrição e a Coluna UF.

    Impressão do código do emitente

    Selecione o tipo de código que o sistema deve imprimir nos livros de Entrada.
    Imprime nome do fornecedor na observação

    Marque esta opção para que o nome do fornecedor da nota seja impresso no campo de observação.

    Essa opção só é habilitada se a orientação da página for Paisagem.

    TotalizaçãoPor CódigoSelecione esta opção para que seja emitida uma totalização do movimento por Códigos Fiscais no Livro de Entrada.
    Por UFSelecione esta opção para que seja emitida uma totalização por UF, ou seja, o sistema emitirá no final do Livro de Entrada um demonstrativo totalizado por estados.
    Subst. por UFSelecione esta opção para que sejam emitidos os valores da substituição tributária abaixo dos lançamentos principais e no final do período irá totalizar por unidades federativa.
    Operações InternasSelecione esta opção para que sejam totalizadas a UF da empresa e as Operações Internas no Totalizados por UF.
    Totaliza Cód. Fiscal em Observações - (SP)Marque esta opção para que o sistema gere totalizador de código Fiscal nas observações do Livro de Entrada.
    IPI não aproveitado em Observações?Selecione esta opção para que o sistema gere o valor do IPI não aproveitado nas observações do Livro de Entrada.
    ST não aproveitado em Observações?Marque esta opção para que o sistema gere o valor de ST não aproveitado nas observações do Livro de Entrada.

    Informe os campos:

    CampoDescrição
    Modelos

    Selecione o modelo do Livro de Saída desejado.

    No Registro de Saídas Modelo P2 e Modelo P2/A, para as empresas do Estado do Rio de Janeiro, enquadradas no ICMS com regime de fornecimento de alimentação, serão lançados o valor da receita bruta e o valor do ICMS, conforme determina a legislação.

    ImpressãoImprime DescriçãoSelecione esta opção para que a descrição do Livro de Saída seja impressa.
    Imprime GT FinalMarque esta opção para seja impresso o total final da aba Identificador do equipamento nas observações do livro de Saída.
    Imprime Notas AglutinadasSelecione esta opção para que sejam impressas as notas aglutinadas.
    TotalizaçãoPor CódigoSelecione esta opção para que seja emitida uma totalização do movimento por Códigos Fiscais no Livro de Entrada.
    Subst. por UFSelecione esta opção para que sejam emitidos os valores da substituição tributária abaixo dos lançamentos principais e no final do período irá totalizar por unidades federativas.
    Por UFSelecione esta opção para que seja emitida uma totalização por UF, ou seja, o sistema emitirá no final do Livro de Entrada um demonstrativo totalizado por estados.
    Nota CanceladaSelecione esta opção para que o sistema inclua as Notas de Saída que foram canceladas na impressão do Livro de Saída.
    Operações Internas

    Selecione esta opção para que sejam totalizadas a UF da empresa e as Operações Internas no Totalizador por UF.

    Esta opção será habilitada se anteriormente for marcado o campo por UF.

    Configure os modelos e formulários para emissão do Livro de Apuração de ICMS.

    Configure os modelos e formulários para emissão do Livro de Apuração de IPI.

    Configure os modelos e formulários para emissão do Livro de ISS (Imposto sobre Serviço).

    Configure os modelos e formulários para emissão do Livro de Inventário.

    Configure os campos:

    CampoDescrição
    Listagem de acompanhamentoInforme a quantidade de vias a serem impressas. Essa listagem contém a estrutura e os dados do arquivo do livro em disco, ou seja, é o equivalente em texto do que está no disco (Estrutura magnética).
    Recibo de entregaInforme o número de vias para a impressão do recibo de entrega dos livros em disco.
    Apura NFs com desoneração de ICMS (RJ)

    Marque se o sistema gerará o arquivo magnético apenas com as notas fiscais que foram lançadas com a marcação de desoneração do ICMS (RJ).

    Validade única para registro 75Marque esta opção caso a empresa para trabalhe com a tabela da DIPI única para todas as empresas. Assim, o sistema gerará todos os registros 75 com a validade igual à referência da geração do SINTEGRA.

    Configure os modelos e formulários para emissão do Livro de Estoque.

    Incluir Equivalência

    1. Informe o código fiscal de Entrada.

    2. Informe o código fiscal de Saída.

    3. Clique em Adicionar .

    Excluir Equivalência

    1. Selecione a equivalência desejada.

    2. Clique em Excluir .

    3. Confirme a exclusão.
  3. Clique em Gravar.