Por meio desta opção você pode fazer o controlar a quantidade dos produtos fabricados, os insumos consumidos, as entradas e saídas utilizadas na produção e declarar os estoques de mercadorias em determinado período.

Todos os registros cadastrados neste recurso compõem o Bloco K, utilizado na geração do arquivo SPED.


Cadastrar Registro


  1. Clique na aba Lançamentos, na tela principal do Fiscal.
  2. Clique em Movimento SPED / Controle da Produção/Estoque - Bloco K.
  3. Informe a empresa e o período.
  4. Faça o cadastro dos registros:
     

    1. Clique na aba Ficha Técnica.
    2. Clique em Adicionar.

    3. Selecione o produto a ser produzido. 

      Caso seja necessário fazer alguma alteração no cadastro do produto basta, após selecionar o mesmo, clicar em e alterar o que for necessário.

    4. Clique em  Adicionar  para inserir um componente/insumo que será utilizado na produção.

      1. Selecione o componente/insumo. 

        Caso seja necessário fazer alguma alteração no cadastro do componente basta, após selecionar o mesmo, clicar em e alterar o que for necessário.

      2. Informe a quantidade do componente que será utilizada na produção.

      3. Informe a porcentagem do componente que será perdida ou quebrada durante a produção.
      4. Clique em Gravar


    Dica!

    Você pode editar ou excluir os componentes/insumos selecionados utilizando os botões Editar e Excluir, ambos disponíveis na tela ao lado dos componentes.

    1. Clique na aba K200.
    2. Clique em Adicionar.
    3. Informe os campos: 

      CampoDescrição
      Item em estoqueInforme o item a qual o registro de estoque é referente.
      Quantidade em estoqueInforme a quantidade do item armazenada no estoque.
      IndicadorInforme o indicador:
      • 0 = Estoque de propriedade do informante e em seu poder
      • 1 = Estoque de propriedade do informante e em posse de terceiros.
      • 2 = Estoque de propriedade de terceiros e em posse do informante.
      Estoque finalInforme a data da última verificação do estoque.
      Cliente/FornecedorInforme o cliente/fornecedor relacionado ao produto.
    1. Clique na aba K210/K215.
    2. Clique em Adicionar.
    3. Informe os campos: 

      CampoDescrição
      Item da origem

      Selecione o item que será desmontado.

      Caso seja necessário fazer alguma alteração no cadastro do componente basta, após selecionar o mesmo, clicar em e alterar o que for necessário.

      Quantidade de origemInsira a quantidade do item selecionado que será desmontada.
      InícioDefina a data de início da desmontagem do item.
      ConclusãoDefina a data de conclusão da desmontagem.
      Código de identificaçãoInforme a ordem da desmontagem.


    4. No grupo Desmontagem de destino, clique em Adicionar:

      1. Informe o item de destino, que foi produzido a partir da desmontagem do item de origem.
      2. Informe a quantidade obtida do item de destino.
      3. Clique em Gravar para inserir o item de destino. 


    Dica!

    Você pode editar ou excluir os itens já incluídos utilizando os botões Editar e Excluir, ambos disponíveis na tela ao lado dos itens.

    1. Clique na aba K220.
    2. Clique em Adicionar.
    3. Informe os campos: 

      CampoDescrição
      Item de origemSelecione o item que será movimentado.
      Quantidade de origemDefina a quantidade do item que será movimentada.
      Item de destinoSelecione o destino do item após a movimentação.
      Quantidade de destinoDefina a quantidade do item após a movimentação.
      Data da movimentaçãoInforme a data em que a movimentação será realizada.
    1. Clique na aba K230/K235.
    2. Clique em Adicionar.
    3. Informe os campos: 

      CampoDescrição
      Itens ProduzidosSelecione o item que foi produzido internamente em sua empresa.
      Quantidade produzidaInforme a quantidade que foi produzida do item.
      InícioDefina a data de início da produção.
      ConclusãoDefina a data de conclusão da produção.
      Código de identificaçãoInforme a ordem da produção.


    4. No grupo Componentes/Insumos Consumidos, clique em Adicionar:

      1. Selecione o componente/insumo utilizado na produção do item.
      2. Defina a quantidade consumida para realizar a produção.
      3. Insira a data de saída do componente.
      4. Selecione o componente/insumo substituído após a produção.
      5. Clique em Gravar.


    Dica!

    Você pode editar ou excluir os itens já incluídos utilizando os botões Editar e Excluir, ambos disponíveis na tela ao lado dos itens.

    1. Clique na aba K250/K255.
    2. Clique em Adicionar.
    3. Informe os campos: 

      CampoDescrição
      Item produzidoSelecione o item produzido por terceiros.
      ProduçãoInforme a data em que o item foi produzido.
      Quantidade produzidaInforme a quantidade do item que foi produzida.


    4. No grupo Componentes/Insumos consumidos, clique em Adicionar:

      1. Selecione o componente/insumo consumido.
      2. Insira a quantidade do componente que foi consumida durante a produção.
      3. Informe a data de consumo do componente.
      4. Selecione o componente/insumo substituído após a produção.
      5. Clique em Gravar.


    Dica!

    Você pode editar ou excluir os itens já incluídos utilizando os botões Editar e Excluir, ambos disponíveis na tela ao lado dos itens.

    1. Clique na aba K260/K265.
    2. Clique em Adicionar.
    3. Informe os campos:

      CampoDescrição
      Item a ser reparadoSelecione o item que saiu do estoque para ser reprocessado e/ou reparado.
      Ordem de produçãoInsira o número da ordem de produção referente a esse reprocessamento/reparo.
      Saída do estoqueDataInforme a data em que o item saiu do estoque para o reprocessamento.
      QuantidadeInforme a quantidade do item que saiu do estoque.
      Retorno ao estoqueDataInforme a data em que o item retornou para o estoque após o reprocessamento.
      QuantidadeInforme a quantidade do item que retornou ao estoque.


    4. No grupo Componente/Insumos consumidos ou retornados, clique em Adicionar:

      1. Selecione o componente/insumo utilizado.
      2. Defina a quantidade que foi consumida do componente.
      3. Defina a quantidade que foi retornada do componente.
      4. Clique em Gravar.
    1. Clique na aba K270/K275.
    2. Clique em Adicionar.
    3. Informe os campos:

      CampoDescrição
      Item corrigidoSelecione o item que deve ter o apontamento corrigido.
      Origem da correçãoSelecione a qual registro o ajuste é referente.
      Correção positivaDefina o valor positivo a ser corrigido.
      Correção negativaDefina o valor negativo a ser corrigido.
      InícioInforme a data de início do período de apuração.
      FinalInforme a data final do período de apuração.
      Ordem de produçãoInsira a ordem de produção da correção.


    4. No grupo Correção de apontamento e retorno, clique em Adicionar:

      1. Selecione o componente/insumo corrigido.
      2. Informe a correção positiva e negativa.
      3. Selecione o componente/insumo substituído.
      4. Clique em Gravar.
    1. Clique na aba K280.
    2. Clique em Adicionar.
    3. Informe os campos:

      CampoDescrição
      Item corrigidoSelecione o item que deve ter seu apontamento de estoque corrigido.
      Estoque finalIndique a data em que o estoque foi checado pela última vez.
      Correção positivaInforme o valor positivo que deve ser corrigido.
      Correção negativaInforme o valor negativo que deve ser corrigido.
      IndicadorSelecione o indicador de propriedade do estoque.
      Cliente/FornecedorSelecione o cliente/fornecedor relacionado ao item.
    4. Clique em Gravar.

    1. Clique na aba K290, K291 e K292.
    2. Clique em Adicionar.
    3. No grupo K290 - Ordem de produção, informe os campos:

      CampoDescrição
      Início da ordemInforme a data em que a ordem de produção será iniciada.
      Conclusão da ordemInforme a data em que a ordem de produção será concluída.
      Código da ordem de produçãoIndique o código de identificação da ordem de produção.
    4. No grupo Registro K291 - Itens produzidos, clique em Adicionar:

      1. Informe o item produzido.
      2. Informe a quantidade que foi produzida do item selecionado.
      3. Clique em Gravar.
    5. No grupo Registro K292 - Insumos consumidos, clique em Adicionar:

      1. Informe o insumo consumido.
      2. Informe a quantidade consumida do insumo selecionado.
      3. Clique em Gravar.
    1. Clique na aba K300, K301 e K302.
    2. Clique em Adicionar.
    3. No grupo Registro K300 - Industrialização por terceiros, informe a data de início da produção de terceiros.

    4. No grupo Registro K301 - Itens Produzidos, clique em Adicionar:

      1. Informe o item produzido.
      2. Informe a quantidade produzida do item selecionado.
      3. Clique em Gravar.
    5. No grupo Registro K302 - Insumos Consumidos, clique em Adicionar:

      1. Informe o insumo consumido.
      2. Informe a quantidade consumida do insumo selecionado.
      3. Clique em Gravar.


  5. Clique em Gravar.


Editar Registro


  1. Clique na aba Lançamentos, na tela principal do Fiscal.
  2. Clique em Movimento SPED / Controle da Produção/Estoque - Bloco K.
  3. Informe a empresa e o período.
  4. Clique na aba desejada.
  5. Selecione o registro a ser editado.
  6. Clique em Editar.
  7. Faça as alterações necessárias.
  8. Clique em Gravar.


Excluir Registro


  1. Clique na aba Lançamentos, na tela principal do Fiscal.
  2. Clique em Movimento SPED / Controle da Produção/Estoque - Bloco K.
  3. Informe a empresa e o período.
  4. Clique na aba desejada.
  5. Selecione o registro a ser excluído.
  6. Confirme a exclusão.


Verificar Pendências


Por meio desta opção você pode verificar se existe alguma informação pendente na estrutura do Bloco K.


Importar Dados SPED (Layout Receita)


Para verificar importar os dados pelo arquivo SPED (Layout Receita) basta clicar aqui .


Importar Dados SPED (Layout Alterdata)


Para verificar como importar os dados pelo arquivo SPED (Layout Alterdata) basta clicar aqui.


Importação Personalizada


Na importação do Bloco K referente ao controle da produção e do estoque, o sistema irá apagar e reescrever todo o movimento com o conteúdo importado que esteja no mesmo período e registro da movimentação.

  1. Clique na aba Lançamentos, na tela principal do Fiscal.
  2. Clique em Movimento SPED / Controle da Produção/Estoque - Bloco K.
  3. Informe a empresa e o período.
  4. Clique em Importar Dados / Importação Personalizada.
  5. Marque o registro que será importado.
  6. Selecione o layout de importação que será utilizado.
  7. Selecione o arquivo a ser importado.
  8. Clique em Importar.