Neste módulo, será possível importar o arquivo SPED no layout padrão da Receita Federal para o sistema Fiscal.

Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos Fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

Fonte:http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/523


  1. Clique na aba Lançamentos, na tela principal do Fiscal.
  2. Clique em Importação e Exportação / SPED (LAYOUT RECEITA).
  3. Informe os campos: 

    CampoDescrição
    Tipo de importaçãoIndique se devem ser importados múltiplos arquivos ou um arquivo único.
    Atualizar cadastros de produtosMarque esta opção para que, após a importação, o cadastro de produtos sejam atualizados conforme informações recebidas no arquivo.
    Atualizar movimento de inventárioMarque esta opção para que o movimento de inventário seja atualizado com as informações importadas do arquivo.
    Considerar no cupom fiscal a data da Redução ZMarque esta opção para que a data da Redução Z seja considerada na importação dos cupons fiscais.


  4. Clique em Configurações Avançadas para definir as opções de importação: 

    CampoDescrição
    Contribuinte substituídoValor Contábil e Outros

    Marque esta opção para ser importado o valor contábil e outros e somado o valor do ICMS-ST ao valor da mercadoria, exceto as notas de devolução. Por padrão, será feito o lançamento do CST 060 em cada nota alterada.

    Essa opção é valida somente para notas com itens vinculados.

    Soma valor ICMS-ST na base de cálculo do PIS/COFINSMarque esta opção para que o valor de ICMS-ST seja somado ao valor da base. Essa opção é habilitada caso a opção Valor Contábil e Outros esteja assinalada.
    OpçõesNão recalcular PIS/COFINS dos itensMarque esta opção para serem importadas a base de cálculo, alíquota e valor de PIS e COFINS das notas modelos 01, B1, 04 e 55, informados no registro C170, e não seja calculado novamente os valores de no movimento dos itens da nota.
    Deseja efetuar verificação de notas duplicatasMarque esta opção para verificar durante a importação se existem notas duplicatas.
    Sobrepor notasMarque esta opção para sobrepor as notas duplicadas.
    Redução de baseIndique qual base deverá ser preenchida com o valor de redução de base na importação das notas com final do CST ICMS igual 20 ou 70.
    ImportaçãoImportar somente bloco KMarque esta opção para importar somente as notas referentes ao bloco K.
    Importar somente inventárioMarque esta opção para importar somente as notas referentes ao inventário.
    Importar somente entradaMarque esta opção para importar somente as notas de entrada.
    Importar somente saídaMarque esta opção para importar somente as notas de saída.


  5. Informe a localização do arquivo SPED

    Caso o período de movimentação do arquivo importado seja maior ou igual a 01/2022 e possua movimentação de controle de produção de estoque referente aos dados de ficha técnica, o registro 0210 não será importado. Visto que o mesmo foi descontinuado.

  6. Clique em Importar.

    Aguarde o sistema realizar a importação. Assim que ela for concluída, uma tela com os resultados será demonstrada.