Através do módulo Ajuste Movimento SPED, você pode preencher facilmente as informações obrigatórias para geração do SPED, assim como ajustes em cadastros do sistema.
Clique na aba ICMS e IPI, na tela principal do Fiscal.
Você também pode acessar através de Federal / SPED Contribuições / Ajuste Movimento SPED.
- Clique em SPED ICMS / Ajuste Movimento SPED.
- Informe o período.
- Selecione as empresas que terão o ajuste feito.
Marque o ajuste que será realizado:
Campo Descrição Alíquotas e CSTs dos itens das notas por cliente/fornecedor Marque esta opção para serem ajustadas as alíquotas e CSTs dos itens das notas por cliente ou fornecedor. CST de PIS, COFINS e/ou IPI dos itens da nota Selecione esta opção para serem ajustados os CSTs de PIS, COFINS e/ou IPI nos itens das notas por produto, ou por CFOP. CST de ICMS e/ou IPI nos itens da nota Marque esta opção para ajustar os CSTs de ICMS e/ou IPI nos itens das notas por CFOP, ou por nota fiscal. Natureza da base de crédito nas notas Marque esta opção para ajustar as naturezas da base de crédito das notas. Natureza da receita no cadastro de produto Selecione esta opção para ajustar as naturezas da receita no cadastro de produtos. Informações do regime especial de bebidas e combustível no cadastro de produtos Marque esta opção para serem ajustadas as informações do regime especial de bebidas e combustível no cadastro de produtos. Unidade de medida Marque esta opção para ajustar as unidades de medida por cadastro de produtos ou por itens da nota.
Marcando a opção por itens das notas será habilitado o campo de Sobrepor todos os itens com a unidade de medida do cadastro de produtos.
Portaria CAT 66/2018 Marque esta opção para ajustar as informações pertinentes às colunas Outras e Isentas/Não tributadas na EFD, caso a empresa tenha obrigatoriedade.
Ao marcar a opção, serão disponibilizados campos para preenchimento das informações dos lançamentos de ajuste, conforme o manual da portaria.
Importante ressaltar que esta opção é habilitada somente para empresas de São Paulo.
De acordo com a nova estrutura de cálculo dos tributos de PIS/COFINS, os ajustes feitos para o preenchimento dos campos de base de crédito de PIS e base de crédito da COFINS não serão mais necessários.
- Clique em Avançar para configurar os vínculos de acordo com o tipo de ajuste selecionado.
- Clique em Concluir.