No recurso Manutenção de Cotas, após cada impressão realizada, é registrada as informações referentes às cotas de contribuição recolhidas pelos contribuintes. Este procedimento é necessário para calcular o tempo de contribuição dos contribuintes e controlar a mudança automática de faixa dos autônomos.

Registrar Cota Paga


  1. Na tela principal do DP, clique na aba Contribuinte.
  2. No menu Ferramentas, acesse Manutenção de Cotas.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Clique em Adicionar.

    Dica:

    Ao invés de adicionar uma cota, utilize o recurso Projeção para criar cotas automaticamente para o contribuinte selecionado.

  5. Selecione o Contribuinte.
  6. Informe o período de Referência do cadastro.

  7. Informe a Classe da cota.

    Exemplo:

    O contribuinte deve permanecer na Classe 1 de maio/2021 até dezembro/2021.

  8. Clique em Concluir.


Localizar Cota Paga


  1. Na tela principal do DP, clique na aba Contribuinte.
  2. No menu Ferramentas, acesse Manutenção de Cotas.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Informe o Período de Referência para consulta.
  5. (Opcional) Marque se deseja localizar as cotas de Manutenção para Autônomos sem vínculos com as empresas.
  6. Selecione o Contribuinte cuja cota foi cadastrada.
  7. No painel, selecione a cota paga.


Editar Cota Paga


  1. Localize a cota paga.
  2. Clique em Editar.
  3. Realize as alterações necessárias.
  4. Clique em Concluir.

Excluir Cota Paga


  1. Localize a cota paga.
  2. Clique em Excluir.
  3. Confirme a exclusão.