No recurso Manutenção de Cotas, após cada impressão realizada, é registrada as informações referentes às cotas de contribuição recolhidas pelos contribuintes. Este procedimento é necessário para calcular o tempo de contribuição dos contribuintes e controlar a mudança automática de faixa dos autônomos.
Registrar Cota Paga
- Na tela principal do DP, clique na aba Contribuinte.
- No menu Ferramentas, acesse Manutenção de Cotas.
- Selecione a Empresa.
Clique em Adicionar.
Dica:
Ao invés de adicionar uma cota, utilize o recurso Projeção para criar cotas automaticamente para o contribuinte selecionado.
- Selecione o Contribuinte.
Informe o período de Referência do cadastro.
Informe a Classe da cota.
Exemplo:O contribuinte deve permanecer na Classe 1 de maio/2021 até dezembro/2021.
- Clique em Concluir.
Localizar Cota Paga
- Na tela principal do DP, clique na aba Contribuinte.
- No menu Ferramentas, acesse Manutenção de Cotas.
- Selecione a Empresa.
- Informe o Período de Referência para consulta.
- (Opcional) Marque se deseja localizar as cotas de Manutenção para Autônomos sem vínculos com as empresas.
- Selecione o Contribuinte cuja cota foi cadastrada.
- No painel, selecione a cota paga.
Editar Cota Paga
- Localize a cota paga.
- Clique em Editar.
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Concluir.
Excluir Cota Paga
- Localize a cota paga.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.