Este módulo gera um relatório que informa a empresa sobre os valores relativos aos pagamentos das férias e do décimo terceiro salário dos funcionários. Ele também complementa o relatório de previsão.

  1. Clique na aba Décimo Terceiro, na tela principal do DP.
  2. Clique em Provisão.
  3. Selecione o tipo de provisão.
  4. Informe o período de referência e o número de vias a serem geradas.

    Marque a opção Ratear Valores do Empregado por Departamento para que caso o empregado possua transferência de departamento no(s) período(s) aquisitivo(s) em aberto haverá o rateio dos valores proporcional ao tempo de trabalho em cada departamento.

  5. Defina a ordenação do relatório.
  6. Selecione a forma de apuração.

    OpçãoDescrição
    TotalEmite o valor da provisão acumulada de acordo com os avos de direito até a referência selecionada. Geralmente esta opção é utilizada para quem lança na contabilidade a provisão acumulada e estorna a provisão do mês anterior para ter sempre o último valor acumulado.
    MensalEmite o valor da provisão para o avo de direito na referência selecionada. Geralmente esta opção é utilizada para quem lança na contabilidade somente o valor mensal.
    Mensal + Ajustes

    Emite o valor da provisão para o avo de direito na referência selecionada mais os ajustes decorrentes de alteração salarial ou variação nas médias. Geralmente esta opção é utilizada para quem lança na contabilidade o valor mensal e os ajustes para que ao final do período tenha provisionado exatamente o valor devido ao empregado.

    As colunas de valor acumulado anterior e atual são somente para conferência do ajuste.

  7. Clique em Avançar para selecionar as empresas, departamento e/ou funcionários.

  8. Clique em Avançar para definir o tipo de relatório.
  9. Selecione a operação.

    Dica:

    A opção Compartilhar é utilizada para enviar o relatório ou e-mail para o seu cliente com a integração eContador. Para mais informações sobre envio por e-mail, consulte a página Configurações de Envio.

  10. Clique em Processar.