As etapas necessárias para geração da folha pagamento são:
Realizar Lançamento Funcionário
Para efetuar lançamentos de comissões, horas extras ou quaisquer outros eventos que não sejam o salário-base. Para um funcionário, você deve efetuar o Lançamento por Funcionário.
Siga os passos abaixo para realizar o lançamento por funcionário no DP:
- Na tela principal do DP, clique na aba Folha.
 - Clique em Lançamento por Funcionário.
 - Selecione a Empresa, o Funcionário e o Tipo de evento a ser lançado.
 - Clique em Novo.
 - Preencha os campos do cadastro.
 - Selecione o Tipo:
 
- Automático: o sistema busca a fórmula de cálculo do evento indicado para calcular a folha de pagamento do funcionário.
 
- Zerar: o evento informado não será calculado para este funcionário no mês referente, particularmente.
 
9. Clique em Gravar.
Dica:
Se você precisar de ajuda para preencher os campos complementares ou realizar outras ações no lançamento, dê uma olhada na página Lançamento por Funcionário. Lá tem tudo o que você precisa saber! 
Calcular Folha de Pagamento
Com todas as informações necessárias cadastradas, é hora de gerar a Folha de Pagamento.
Siga os passos abaixo para calcular a folha de pagamento no DP:
- Na tela principal do DP, clique na aba Folha.
 - Clique em Cálculo da Folha.
 - Selecione o Tipo de Folha.
 Configure os campos com as informações sobre o período referente ao pagamento.
Dica:
Caso tenha alguma dúvida sobre determinado campo, posicione sobre o cursor do mouse sobre ele e leia o comentário apresentado.
- Clique em Próximo para selecionar as empresas desejadas para calcular as folhas de pagamento.
 Clique em Processar.
Caso não exista um cadastro de cotação de salário mínimo para o ano referente, o sistema acusará esse fato e pedirá que você cadastre uma nova cotação de salário mínimo para o ano atual. É necessário realizar este cadastro no Gerenciador Alterdata Pack. Para mais informações, consulte a página Cadastrar Indexadores - PHD.
Reprocessamento
Ao tentar processar uma folha para um período já processado, você verá três opções de ação:
- Reprocessar: Reprocessar apenas para trabalhadores sem remuneração enviada ao eSocial no período.
 - Ignorar já processados: Ignorar os trabalhadores já processados no período e processar apenas os demais.
 - Excluir os eventos no eSocial: Acessar a tela do eSocial e excluir as remunerações já enviadas.
 
Realize a ação desejada.
Dica:
A opção Compartilhar é utilizada para enviar o relatório ou e-mail para o seu cliente com a integração eContador. Para mais informações sobre envio por e-mail, consulte a página Configurações de Envio.