As etapas necessárias para geração da folha pagamento são:

Realizar Lançamento Funcionário


Para efetuar lançamentos de comissões, horas extras ou quaisquer outros eventos que não sejam o salário-base. Para um funcionário, você deve efetuar o Lançamento por Funcionário.

Siga os passos abaixo para realizar o lançamento por funcionário no DP:

  1. Na tela principal do DP, clique na aba Folha.
  2. Clique em Lançamento por Funcionário.
  3. Selecione a Empresa, o Funcionário e o Tipo de evento a ser lançado.
  4. Clique em Novo.
  5. Preencha os campos do cadastro.
  6. Selecione o Tipo:
    • Automático: o sistema busca a fórmula de cálculo do evento indicado para calcular a folha de pagamento do funcionário.
    • Zerar: o evento informado não será calculado para este funcionário no mês referente, particularmente.

9. Clique em Gravar.

Dica:

Se você precisar de ajuda para preencher os campos complementares ou realizar outras ações no lançamento, dê uma olhada na página Lançamento por Funcionário. Lá tem tudo o que você precisa saber! (grande sorriso)


Calcular Folha de Pagamento


Com todas as informações necessárias cadastradas, é hora de gerar a Folha de Pagamento.

Siga os passos abaixo para calcular a folha de pagamento no DP:

  1. Na tela principal do DP, clique na aba Folha.
  2. Clique em Cálculo da Folha.
  3. Selecione o Tipo de Folha.
  4. Configure os campos com as informações sobre o período referente ao pagamento.

    Dica:

    Caso tenha alguma dúvida sobre determinado campo, posicione sobre o cursor do mouse sobre ele e leia o comentário apresentado.

  5. Clique em Próximo para selecionar as empresas desejadas para calcular as folhas de pagamento.
  6. Clique em Processar.

    Caso não exista um cadastro de cotação de salário mínimo para o ano referente, o sistema acusará esse fato e pedirá que você cadastre uma nova cotação de salário mínimo para o ano atual. É necessário realizar este cadastro no Gerenciador Alterdata Pack. Para mais informações, consulte a página Cadastrar Indexadores.

  7. Realize a ação desejada.

    Dica:

    A opção Compartilhar é utilizada para enviar o relatório ou e-mail para o seu cliente com a integração eContador. Para mais informações sobre envio por e-mail, consulte a página Configurações de Envio.