Este módulo é utilizado para cadastrar os planos de saúde oferecidos pelas operadoras cadastradas no sistema.


Cadastrar Plano


  1. Clique na aba Funcionário, na tela principal do DP.

  2. Clique em Planos de Saúde.

  3. Clique em Planos / Novo, ao lado da operadora.

  4. Digite o nome do plano.

  5. Defina a forma de apuração dos valores. 

    Ao selecionar a forma de apuração desejada, mais a opção Outros , é necessário informar a fórmula de cálculo nos eventos do funcionário , nos eventos da empresa ou nos eventos dos departamentos . A opção Outros é utilizada nos casos onde o cálculo do plano de saúde não se enquadra em uma das formas existentes (Mensal, Participativo ou Valor fixo). 

    Exemplo de utilização da opção Outros:

    Para determinado plano de saúde, é utilizada a forma de cálculo “Mensal”, onde há a tabela de valores conforme a faixa etária. Então a rubrica tem em seu cadastro a variável 'PLANO', que fará este controle automaticamente. Mas para um grupo de funcionários, o valor foi “congelado” na tabela, devido ao tempo de uso do plano. Então o usuário deverá marcar no cadastro do plano a opção “Outras formas de cálculo” e configurar isto também na rubrica vinculada ao plano de saúde (ou se preferir, criar uma rubrica para esta situação). Desta forma, ele poderá vincular esta rubrica aos funcionários com o valor fixo desejado. Para os demais, o sistema continuará aplicando o cálculo da mensalidade.

  6. Configure os campos de acordo com a opção selecionada:

    Caso tenha selecionado a forma de apuração Mensal (sobre o cadastro da faixa etária), será necessário cadastrar a tabela de faixas etárias.

    1. Clique em Nova.

    2. Informe o período da vigência.

    3. Informe a faixa etária.

    4. Digite o valor para esta faixa.

    5. Clique em Gravar.

    6. Repita este procedimento para todas as faixas da tabela.

    Caso tenha selecionado a forma de apuração Valor fixo (sobre o valor do período), será necessário cadastrar a tabela de faixas etárias.

    1. Clique em Nova.

    2. Informe o período da vigência.

    3. Digite o valor para este período.

    4. Clique em Gravar.

    Esta opção é utilizada para vincular os eventos (rubricas) aos planos e saúde, para que os valores sejam processados na folha de pagamento de forma fixa, de acordo com o evento vinculado ao funcionário.

      1. Clique em Nova.

      2. Selecione a rubrica (evento).

      3. Selecione a forma de apuração dos valores para este evento.

      4. Clique em Gravar.

        Caso tenha selecionado mais de uma forma de apuração de valores no cadastro do plano, é possível cadastrar um evento para cada apuração, de modo que seja vinculado ao funcionário o evento de acordo com a forma de pagamento utilizada.



  7. Clique em Gravar.


Editar Plano


  1. Clique na aba Funcionário, na tela principal do DP.

  2. Clique em Planos de Saúde.

  3. Clique em Planos, ao lado da operadora.

  4. Selecione o plano.

  5. Clique em Editar.
  6. Realize as alterações necessárias.
  7. Clique em Gravar.


Excluir Plano


  1. Clique na aba Funcionário, na tela principal do DP.

  2. Clique em Planos de Saúde.

  3. Clique em Planos, ao lado da operadora.

  4. Selecione o plano.

  5. Clique em Excluir.
  6. Clique em Sim para confirmar a exclusão.


Relatório de Planos


  1. Clique na aba Funcionário, na tela principal do DP.

  2. Clique em Planos de Saúde.

  3. Clique em Planos, ao lado da operadora.
  4. Clique em Relatórios.