Este módulo contém os eventos necessários para que o sistema realize corretamente os cálculos da folha de pagamento, rescisão, férias e décimo terceiro salário.

Os Eventos (salário-base, adicionais, descontos) já estarão devidamente configurados quando ocorrer a instalação do sistema.


A Alterdata não se responsabiliza pelo uso indevido de novos cadastros de eventos, assim como qualquer alteração efetuada nos já existentes.


Cadastrar Evento


  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP
  2. Clique em Eventos (Rubricas) / Cadastro. 
  3. Clique em Novo.
  4. Selecione a opção Cadastrar e configurar evento novo.
  5. Clique em Avançar.
  6. Selecione as opções desejadas e configure as abas. 

  7. Clique em Concluir para finalizar o cadastro. 

Ao marcar a opção Enviar para o eSocial, localizada na aba Configuração, o evento (Rubrica) que está sendo cadastrado será enviado ao eSocial. Desmarcando a opção, o sistema vai desconsiderar este evento.


Editar Evento


  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP
  2. Clique em Eventos (Rubricas) / Cadastro.

  3. Selecione o evento.

  4. Clique em Editar.

  5. Realize as alterações necessárias.
  6. Clique em Gravar .

Excluir Evento


  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP
  2. Clique em Eventos (Rubricas) / Cadastro.

  3. Selecione o evento desejado.

  4. Clique em Excluir.

  5. Digite CONFIRMO.
  6. Clique em Confirmar.

Relatório de Eventos


  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP
  2. Clique em Eventos (Rubricas) / Cadastro.

  3. Clique em Relatórios.

  4. Configure as opções para impressão do relatório.
  5. Selecione os eventos que deseja visualizar no relatório, na aba Seleção de Eventos.
  6. Clique em Ok.


Duplicar Evento


Esta funcionalidade é indicada caso seja necessário cadastrar dois eventos semelhantes. Assim, só será necessário alterar os campos que você desejar.

  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP
  2. Clique em Eventos (Rubricas) / Cadastro.

  3. Clique em Duplicar.

  4. Selecione o evento.

  5. Digite o código do novo evento.

  6. Clique em Duplicar.



Simulador


Este recurso possibilita simular o cálculo das rubricas na folha de pagamento antes que o processamento seja efetivamente realizado. Ou seja, se houver necessidade de alteração/inclusão na formula do campo Folha em alguma rubrica, será possível na mesma tela de edição já realizar a simulação do cálculo em folha.

  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP
  2. Clique em Eventos (Rubricas) / Cadastro

  3. Clique em Simulador.
  4. Preencha as informações para simulação do cálculo, incluindo os campos:

    Campo

    Descrição

    EmpresaEmpresa do funcionário.
    FuncionárioFuncionário previamente cadastrado.
    Processo

    Tipo de processamento relativo ao funcionário (Mensal, Semanal, Quinzenal, Horista).

    Período

    Período de referência em que será realizado o cálculo.

    Dias úteisParâmetros para o cálculo dos dias úteis para DSR e Vale-Transporte.
    Ocultar eventos com valor zeradoPermite acessar a memória de cálculo de todas as rubricas que por algum motivo não foram calculadas na folha de pagamento deste funcionário.
  5. Clique em Simular.



Voltar Fórmula


Esta funcionalidade é utilizada para retornar a fórmula de cálculo para a original, quando o evento tiver sua fórmula alterada.

  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP
  2. Clique em Eventos (Rubricas) / Cadastro

  3. Clique em Voltar Fórmula.

  4. Selecione o evento que terá a fórmula alterada.

  5. Clique em Voltar.

  6. Clique em Sim para confirmar o retorno da fórmula.

Exportar / Importar Lançamentos


  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP
  2. Clique em Eventos (Rubricas) / Cadastro.
  3. Clique em Exportar/Importar.
  4. Selecione a opção desejada:

    • Exportar Eventos para Arquivo 
      1. Clique em Novo .
      2. Selecione o evento a ser exportado.
      3. Clique em Ok.
      4. Clique em .
      5. Selecione o diretório o qual o arquivo será exportado.

    • Importar Eventos para arquivo.
      1. Selecione o diretório do arquivo a ser importado.
      2. Clique em Abrir.

5.Clique em Ok para retornar à tela principal do módulo.


Incidências eSocial


Utilize esta funcionalidade para identificar e corrigir inconsistências nas incidências de cálculo de impostos e contribuições (como IRRF e FGTS) em eventos (rubricas) de folha de pagamento, para garantir a correta transmissão das informações ao eSocial.

  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP
  2. Clique em Eventos (Rubricas) / Cadastro.
  3. Clique em Incidências eSocial.
  4. Acesse a aba que deseja visualizar, sendo Incidência IRRF ou Incidência FGTS.
  5. Configure o Evento de incidência que deseja:
    1. Marcar: marque essa opção para que, ao clicar em Corrigir em bloco o evento seja incluído para correção.
    2. Corrigir: clique nessa opção para corrigir manualmente o evento.
    3. Ignorar: marque essa opção para que, ao utilizar o Filtro, você possa controlar a visualização ou não dos que estão marcados como Ignorar.

      Ao finalizar a configuração do(s) evento(s), você pode clicar em Atualizar, para que a relação de eventos com a inconsistência sinalizada pelo sistema seja atualizada e os eventos corrigidos sumam dela.


Eventos não utilizados


Utilize esta funcionalidade para gerar relatórios com a relação dos eventos não utilizados no período.

  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP
  2. Clique em Eventos (Rubricas) / Cadastro.
  3. Clique em Eventos não utilizados.
  4. Selecione a data desde quando os eventos não estão sendo utilizados.
  5. Clique em Filtrar.
  6. Clique em  Relatório para gerar a planilha.