Cadastrar Função


Esta funcionalidade é utilizada para cadastrar as funções existentes nas empresas cadastradas no sistema, tendo como objetivo facilitar o cadastramento completo dos funcionários.

  1. Clique na aba Tabelas, na tela principal do DP.
  2. Clique em Funções.
  3. Clique em Novo.
  4. Configure os campos com as informações da função, através das abas:
    ‎ 

    CampoDescrição
    CBOSelecione a classificação que será utilizada para identificar a função no mercado de trabalho.
    NomeInforme a descrição da função.
    Nome ComplementarInforme uma descrição complementar da função.
    Dias férias

    Informe a quantidade de dias de direito a férias diferenciada, que será utilizado para aqueles que trabalham em regime de tempo parcial em Informações da Folha.

    Caso preencha este campo, o sistema não irá verificar a quantidade de dias informada na função.

    Tipo de cargo
    • Cargo Público
      Caso marque esta opção, será habilitada uma aba para que sejam informados os dados do cargo e das leis referentes a função.
    • Estagiário
      Marque esta opção caso seja necessário que um estagiário ocupe a função a ser cadastrada.

    • Função Inativa
      Marque esta opção caso a função não esteja mais em atividade na empresa.
    Referência

    Informe o mês e ano de referência da inatividade da função.

    Este campo só será habilitado caso a opção Função Inativa estiver marcada.

    Quadro

    Clique no ícone para inserir informações complementares relativas à função a ser cadastrada.

    Nesta aba, será possível informar a validade inicial da descrição profissiográfica, este período será utilizado na geração do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

    1. Clique no ícone  para informar o período de referência da descrição.

    2. Clique em Gravar.

    Através desta aba, será possível definir as informações relativas ao tipo da função.

    CampoDescrição
    Tipo da função
    • Analítica / Nível 
      Este tipo de função pode ser vinculada aos funcionários. Caso selecione esta opção, o campo Função Sintética será habilitado para que seja selecionado o "grupo" da função.
    • Sintética 
      Este tipo de função não pode ser vinculada aos funcionários. Caso selecione esta opção, será habilitado um campo para que sejam informadas as funções que fazem parte deste grupo.
    Nível

     Informe o nível da função dentro do grupo em que ela pertence.

    Este campo é habilitado para preenchimento caso a função seja do tipo Analítico.

    Grupo Salarial Informe o grupo salarial da função.
    Função SintéticaInforme a função sintética que será atribuída à esta função.

    Nesta aba, será possível informar os dados do cargo e das leis referentes à função.

    Esta aba só será habilitada caso a opção Cargo Público estiver marcada na aba Dados.

    ‎ 

  5. Clique em Gravar.

Editar Função


  1. Clique na aba Tabelas, na tela principal do DP.
  2. Clique em Funções.
  3. Selecione a função.
  4. Clique em Editar.
  5. Realize as alterações necessárias.
  6. Clique em Gravar.

Excluir Função


  1. Clique na aba Tabelas, na tela principal do DP.
  2. Clique em Funções.
  3. Selecione a função.
  4. Clique em Excluir.
  5. Clique em Sim para confirmar a exclusão.

Relatório de Funções


  1. Clique na aba Tabelas, na tela principal do DP.
  2. Clique em Funções.
  3. Informe o período desejado para o relatório.
  4. Clique em Ok.