No recurso Consulta de Movimentos / Lançamentos, é possível realizar uma consulta mais ágil de determinado lançamento que possa estar errado, duplicado ou apenas realizar uma simples conferência.
Consultar Lançamento
- Na tela principal do Contábil, clique na aba Consultas.
- Clique em Lançamentos.
- Selecione a Empresa e a Conta.
- Informe o Período para filtrar as movimentações.
- Clique em Consultar.
- Descreva no campo de pesquisa uma informação referente ao lançamento.
- (Opcional) Utilize a localização avançada para filtrar os lançamentos específicos. Por exemplo, os lançamentos de determinada Conta ou Valor.
Selecione o lançamento.
Informação
No campo Status conciliação você pode definir a situação do lançamento.
(Opcional) Dê um duplo clique sobre o lançamento para consultá-lo em detalhe.
Dica
Visite a página Lançamento Temporário para mais informações dos campos do lançamento.
Editar Lançamento
- Consulte o lançamento.
- Clique em Editar.
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Excluir Lançamento
- Consulte o lançamento.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Ajustar Lançamentos em Bloco
Nesta opção, é possível editar a contrapartida ou histórico da conta, ou excluir diversos lançamentos de uma vez.
- Consulte o lançamento.
- Selecione os lançamentos que sofrerão o ajuste.
- Clique em Ajustes em bloco.
- Realize a ação desejada:
- Contrapartida
- Alterar Conta
Selecione a conta Contrapartida.
Dica
Na opção você pode selecionar o Centro de Custo da conta.
Clique em Gravar.
Alterar Histórico Padrão
Marque a opção Alterar histórico.
Selecione o novo histórico ou descreva-o no caixa de texto.
Clique em Gravar.
- Exclusão
- Leia a mensagem apresentada.
- Confirme a exclusão.
- Status da Conciliação
Selecione o status de conciliação da conta:
Status Descrição Pendente Indica que as contas estão pendentes de conciliação até que a divergência seja resolvida e os saldos sejam ajustados. Não conciliado Indica, por exemplo, que as contas ainda não foram conciliadas devido a problemas com transações não registradas ou de lançamento, e a conta permanecerá não conciliada até que esses problemas sejam resolvidos. Conciliado Indica que as contas foram conciliadas, ou seja, a diferença entre o saldo registrado pelo banco e o saldo que você registrou está correta.
- Contrapartida
Opções do Relatório de Lançamentos
- Na tela principal do Contábil, clique na aba Consultas.
- Clique em Lançamentos.
- Selecione a Empresa.
- Selecione a Conta.
- Informe o período para filtrar as movimentações.
- Clique em Consultar.
- Realize a ação desejada (Visualizar, Imprimir, Exportar para Excel ou Enviar Spy).