No recurso Consulta de Movimentos / Lançamentos, é possível realizar uma consulta mais ágil de determinado lançamento que possa estar errado, duplicado ou apenas realizar uma simples conferência. 

Consultar Lançamento 


  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Consultas.
  2. Clique em Lançamentos.
  3. Selecione a Empresa e a Conta.
  4. Informe o Período para filtrar as movimentações.
  5. Clique em Consultar.
  6. Descreva no campo de pesquisa uma informação referente ao lançamento.
  7. (Opcional) Utilize a localização avançada para filtrar os lançamentos específicos. Por exemplo, os lançamentos de determinada Conta ou Valor.
  8. Selecione o lançamento.

    Informação

    No campo Status conciliação  você pode definir a situação do lançamento.

    ‎ ‎

  9. (Opcional) Dê um duplo clique sobre o lançamento para consultá-lo em detalhe.

    Dica

    Visite a página Lançamento Temporário para mais informações dos campos do lançamento.


Editar Lançamento 


  1. Consulte o lançamento.
  2. Clique em Editar.
  3. Realize as alterações necessárias.
  4. Clique em Gravar.


Excluir Lançamento


  1. Consulte o lançamento.
  2. Clique em Excluir.
  3. Confirme a exclusão.


Ajustar Lançamentos em Bloco 


Nesta opção, é possível editar a contrapartida ou histórico da conta, ou excluir diversos lançamentos de uma vez.

  1. Consulte o lançamento.
  2. Selecione os lançamentos que sofrerão o ajuste.
  3. Clique em Ajustes em bloco.
  4. Realize a ação desejada:

    • Contrapartida

      • Alterar Conta
        1. Selecione a conta Contrapartida.

          Dica

          Na opção você pode selecionar o Centro de Custo da conta.

        2. Clique em Gravar.

      • Alterar Histórico Padrão

        1. Marque a opção Alterar histórico.

        2. Selecione o novo histórico ou descreva-o no caixa de texto.

        3. Clique em Gravar.


    • Exclusão
      1. Leia a mensagem apresentada.
      2. Confirme a exclusão.


    • Status da Conciliação
      1. Selecione o status de conciliação da conta:

        StatusDescrição
        PendenteIndica que as contas estão pendentes de conciliação até que a divergência seja resolvida e os saldos sejam ajustados.
        Não conciliadoIndica, por exemplo, que as contas ainda não foram conciliadas devido a problemas com transações não registradas ou de lançamento, e a conta permanecerá não conciliada até que esses problemas sejam resolvidos.
        ConciliadoIndica que as contas foram conciliadas, ou seja, a diferença entre o saldo registrado pelo banco e o saldo que você registrou está correta.


Opções do Relatório de Lançamentos 


  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Consultas.
  2. Clique em Lançamentos.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Selecione a Conta.
  5. Informe o período para filtrar as movimentações.
  6. Clique em Consultar.
  7. Realize a ação desejada (Visualizar, Imprimir, Exportar para Excel ou Enviar Spy).