- Centro de Aprendizagem
- Contábil
- Contábil
- Emitir Declarações Digitais
- Gerar Arquivo LCDPR
No recurso LCDPR, é possível gerar o arquivo Livro Caixa Digital Produtor Rural até o último dia de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física para o produtor ou propriedade rural, assinalando-o por meio de certificado digital. No entanto, antes de iniciar a utilização do recurso, é importante que você realize as Configurações do LCDPR para que este funcione corretamente.
- Na tela principal do Contábil, clique em Declarações Digitais.
- Clique em LCDPR.
Selecione o produtor ou propriedade rural previamente cadastrada.
Clique em Confirmar.
Nas abas apresentadas, realize os cadastros e lançamentos para geração do arquivo:
Caso o produtor já esteja vinculado no contábil e com a opção de Produtor Rural (obrigados a gerar LCDPR) marcada no cadastro da empresa, estes serão vinculados automaticamente.
- Clique em Adicionar.
Selecione o produtor a ser vinculado.
Serão listados apenas os produtores previamente cadastrados com CPF no PHD e vinculados no cadastro de empresas no contábil.
As abas habilitam no recurso conforme o tipo informado para geração do arquivo:
- Produtor rural: Imóveis, Configurar contas (Q100) e Plano de Contas.
Propriedade rural: Dados da propriedade, Participantes, Configurar contas (Q100) e Plano de Contas.
Na aba Dados da propriedade, é apresentada as informações da propriedade cadastrada no sistema Gerenciador Alterdata Pack (PHD).
(Opcional) Altere as informações da propriedade, caso necessário.
Nesta tela, só é possível alterar os campos Nome, CAFIR e Tipo de exploração. Os demais, podem ser alterados no sistema Gerenciador Alterdata Pack (PHD).
Clique em Gravar.
Na aba Participantes, é possível adicionar e ajustar os indivíduos que terão participação sobre a propriedade.
Adicionar Participante
Clique em Adicionar.
Informe o Nome do participante.
(Opcional) Informe o código do Cadastro de Atividade da Econômica da Pessoa Física do participante (CAEPF).
- Informe a numeração da Inscrição estadual do participante.
Informe o CEP do participante e clique no ícone para preencher os demais campos do cadastro.
No quadro Dados da participação, clique em Adicionar para incluir as informações de participação:
Campo Descrição Tipo de participação Selecione o tipo de participação:
1 - Condômino - - - 2 - Arrendador - - - 3 - Parceiro - - - 4 - Comodante- - - - 5 - Outro% Participação Informe a porcentagem de participação.
1° Titular ou representante do coletivo de produtores Marque se o participante é o primeiro titular ou representante da propriedade. Vigência Selecione o período de vigência da participação do produtor.
- (Opcional) Marque a opção Até o momento para o período de vigência que não tem uma Data de fim determinada.
-
Clique em Gravar.
Localizar Participante
- No campo de pesquisa do quadro Participantes, digite alguma informação do participante.
- Selecione o participante.
Editar Participante
- Localize o participante.
- Clique em Editar.
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Remover Participante
- Localize o participante.
- Clique em Remover.
- Confirme a exclusão.
Na aba Imóveis, é possível adicionar os imóveis de produção rural da pessoa física selecionada.
Exemplo:O produtor possui 2 fazendas, 1 sítio e 1 terreno que contém produção rural. Desse modo, é preciso incluir os imóveis no cadastro do produtor rural.
Clique em Adicionar.
Preencha as informações do imóvel, incluindo os campos:
Grupo Campo Descrição Dados da propriedade Código Informe o código de identificação do imóvel. Nome Informe a descrição do imóvel. (Opcional) CAFIR (com DV) Informe o código do Cadastro de Imóveis Rurais com dígito verificador.
Observação:
Serão listados apenas os produtores previamente cadastrados com CPF no PHD e vinculados no cadastro de empresas no contábil.
Dados do Participante CPF/CNPJ Selecione o código do cadastro do participante. (Opcional) CAEPF Informe o código do Cadastro de Atividade da Econômica da Pessoa Física. (Opcional) Inscrição estadual Informe a numeração da Inscrição estadual do produtor. CEP Informe o CEP do participante e clique no ícone para preencher os demais campos do cadastro.
Dados da participação Participação Cadastre os demais indivíduos que terão uma parte de participação sobre o imóvel.
Este campo desabilita caso a porcentagem esteja 100%.
- Clique em Adicionar.
Informe o nome do terceiro.
Informe o CPF ou CNPJ.
(Opcional) Selecione o tipo de participação que o terceiro terá no imóvel.
Informe a porcentagem.
Exemplo:O imóvel é um terreno que o dono utiliza 30% para o plantio de alface e os outros 70% restantes ele arrendou para terceiros explorarem. Então, é preciso cadastrar a pessoa ou empresa que arrendou.
Clique em Gravar.
Endereço CEP Informe o CEP do imóvel e clique no ícone para preencher os demais campos do cadastro.
(Opcional) Número Informe o número do imóvel. (Opcional) Complemento Descreva um complemento referente ao imóvel. Clique em Gravar.
Na aba Configurar contas (Q100), é possível vincular as contas que serão movimentadas.
Dica:
Visite o artigo Como Configurar Contas (Q100) para mais informações desse registro.
- Clique em Adicionar.
- Selecione o Tipo de conta.
- Preencha os demais campos de acordo com o tipo de conta selecionado.
- Clique em Gravar.
Na aba Plano de Contas, serão apresentadas todas as movimentações de Receitas e Despesas que foram informadas no PHD/ aba Definição, sendo possível vincular o plano de contas para o produtor.
- Selecione o modo de exibição dos planos de contas.
- Marque a conta.
- Informe a natureza do arquivo, na coluna Tipo de Lançamento.
Clique em Vincular.
Dica:
Se desejar, realize o vínculo para a conta sintética do grupo, para que o sistema replique o tipo para todas as analíticas pertencentes a este.
Na aba Lançamento, é possível consultar e realizar os lançamentos no Contábil.
Novo lançamento- Selecione o período para lançamento.
- Clique em Consultar.
- Clique em Novo.
- Selecione o tipo de lote:
- Novo: Os lançamentos serão inseridos em um novo lote.
- Abrir: Os lançamentos serão inseridos no lote selecionado.
- Novo: Os lançamentos serão inseridos em um novo lote.
- Clique em Selecionar.
Preencha as demais informações para o lançamento, de acordo com as opções:
Campo Descrição Data Informe a data de lançamento. Valor Informe o valor do lançamento. Conta Selecione a conta devedora e credora.
Dica:
O botão Centros de Custo permite vincular o rateio automático e o centro de custo à conta, com os respectivos percentuais e valores.
Histórico padrão Selecione o histórico padrão.
Se houver necessidade de complementar o histórico selecionado e ele estiver sem permissão para realizar esta tarefa, acesse Cadastros/ Histórico Padrão e altere a configuração do histórico desejado marcando a opção Sim, no campo Tem Complemento da Descrição?.
Não considerar este lançamento para o arquivo LCDPR - Marcada: O lançamento não é considerado na geração do arquivo LCDPR.
- Desmarcada: São considerados apenas os lançamentos que possuem o Tipo de lançamento e que a contra partida esteja informada em Configurar contas (Q100).
Imóvel Selecione o imóvel o qual o lançamento será feito.
É possível deixar esse campo em branco, neste caso, a Receita entende que este lançamento será para todos os imóveis cadastrados para o produtor rural informado.
Tipo de documento Selecione o tipo de documento. Tipo de Lançamento Selecione o tipo de lançamento.
- Caso a conta já esteja configurada com o tipo de lançamento, o campo traz essa informação
- Caso as contas estejam com o tipo de lançamento diferente, exemplo: receita e despesa, virá em branco
- Caso o cliente altere na tela de lançamento o tipo de lançamento, este só é considerado no lançamento alterado, ou seja, não altera a configuração inicial do plano de contas
CPF/CNPJ Informe o CPF ou CNPJ do produtor. A opção Múltiplos ativa os lançamentos de Segunda, Terceira e Quarta Fórmula, acrescentando novos itens à tela para realizar este lançamento.
Tipo Descrição 2ª Fórmula 1 débito para vários créditos.
3ª Fórmula Vários débitos para 1 crédito.
4ª Fórmula
Vários débitos para vários créditos.
Campo
Descrição
Data Informe a data de lançamento.
Para que o sistema repita a data automaticamente para os demais lançamentos a serem efetuados, acesse o menu de aplicação / Configurar Opções / Geral e marque o campo Repete a data na digitação do Lote.
Total Geral Informe o total geral do lançamento.
O sistema só irá habilitar a opção Gravar quando a soma dos débitos e créditos forem iguais ao total geral. Mas, se não houver o total geral, quando débito e crédito forem iguais, o sistema não habilitará a opção.
Documentos Informe o número do documento de origem do lançamento.
No recurso Livros e Relatórios / Cheques Emitidos, é possível obter uma relação de todos os lançamentos que possuem números de cheques.
Conta Selecione a conta devedora e credora.
Dica:
O botão Centros de Custo permite vincular o rateio automático e o centro de custo à conta, com os respectivos percentuais e valores.
Histórico Padrão Selecione o histórico padrão. Se houver necessidade de complementar o histórico selecionado e ele estiver sem permissão para realizar esta tarefa, acesse Cadastros / Histórico Padrão e altere a configuração do histórico desejado marcando a opção Sim, no campo Tem Complemento da Descrição?.
.
Clique em Gravar.
Se confirmar o lançamento, o sistema segue com a rotina de gravação; caso cancele, o lançamento é interrompido e o sistema redireciona para a tela de Lançamentos Temporários.Esta é uma proteção do sistema predefinida no menu de aplicação / Configurações Opções / Geral/ opção Criticar duplicidade de lançamentos no Livro Caixa do Produtor Rural . Para desconsiderá-la, basta desmarcar a opção e clicar em Gravar. O sistema desmarca esta opção caso o campo Não exibir esta mensagem novamente, exibido na tela de Lançamentos em duplicidade, estiver marcado ao confirmar.
Clique em Atualizar para que o lançamento de lote seja efetivo.
Caso não atualize, o saldo é desconsiderado e não aparecerá no painel de consulta.
.
Consultar lançamentoSelecione o período para consulta.
Existe uma proteção para que não sejam filtrados períodos anteriores à 2019, pois o arquivo LCDPR só terá obrigatoriedade para o ano base de 2019.
Clique em Consultar.
Toda a alteração ou exclusão feita nessa tela reflete nos lançamentos do movimento contábil.
Editar lançamento- Selecione o período do lançamento.
- Clique em Consultar.
- Selecione o lançamento.
- Clique em Editar.
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Editar lançamento em bloco
Realize a alteração dos campos para mais de um lançamento.- Selecione o período do lançamento.
- Clique em Consultar.
- Selecione os lançamentos.
- Clique em Edição em Bloco.
- Selecione o campo que deseja alterar.
- Clique no ícone .
Realize as alterações necessárias.
Dica:
A opção Considerar lançamento para o arquivo possibilita informar os lançamentos que serão levados no arquivo LCDPR. Nesse caso, marque Sim para considerar ou Não o lançamento.
Em Informações do Lançamento, localizado no canto inferior da tela de Lançamento, é possível visualizar se o lançamento será levado ou não no arquivo.- Clique em Gravar.
Excluir lançamento
- Selecione o período do lançamento.
- Clique em Consultar.
- Selecione o lançamento.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Importar
Importe os lançamentos do arquivo.- Selecione o período do lançamento.
- Clique em Consultar.
- Acesso o menu Importação / Importar.
- Informe a Descrição do lote.
- Selecione o Leiaute de importação.
- Selecione o Arquivo a ser importado.
- Clique em Importar.
Leiaute
Crie os leiautes para utilizá-los na importação dos lançamentos.- Selecione o período do lançamento.
- Clique em Consultar.
- Acesso o menu Importação / Leiaute.
- Clique em Novo.
- Informe o nome do leiaute.
- Informe a descrição do leiaute que será exibida no lançamento.
- Clique em Gravar.
- Clique em Opções, ao lado do leiaute criado, para definir as configurações.
Colunas
Personalize as colunas que serão exibidas no relatório do lançamento.- Selecione o período do lançamento.
- Clique em Consultar.
- Clique em Colunas.
No painel, arraste a coluna até o quadro Personalização para remover a coluna.
Para incluir a coluna no painel, arraste-a do quadro Personalização para a posição que deseja.
Na aba Importação, é possível importar os lançamentos utilizando a planilha Excel ou arquivo TXT.
- Selecione o Produtor rural.
- Informe a Descrição do lote.
- Selecione o Leiaute de importação.
- Selecione o Arquivo a ser importado.
- Clique em Importar.
A aba de Relatórios oferece uma visão detalhada das receitas e despesas de cada imóvel ao longo do ano, facilitando a gestão financeira. Este recurso permite visualizar a movimentação (por propriedade), proporcionando uma análise mais precisa das transações.
Informação: esta aba só habilita se no Cadastro da Empresa a configuração "Produtor Rural (Obrigado a gerar LCDPR)" estiver como Propriedade Rural.
- Informe o Período.
- Selecione o modelo do relatório.
- Clique em Visualizar.
- Clique em Adicionar.
Clique em Gerar LCDPR.