No recurso LCDPR, é possível gerar o arquivo Livro Caixa Digital Produtor Rural até o último dia de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física para o produtor ou propriedade rural, assinalando-o por meio de certificado digital. No entanto, antes de iniciar a utilização do recurso, é importante que você realize as Configurações do LCDPR para que este funcione corretamente.

  1. Na tela principal do Contábil, clique em Declarações Digitais.
  2. Clique em LCDPR.
  3. Selecione o produtor ou propriedade rural previamente cadastrada.

  4. Clique em Confirmar.

  5. Nas abas apresentadas, realize os cadastros e lançamentos para geração do arquivo:

    Caso o produtor já esteja vinculado no contábil e com a opção de Produtor Rural (obrigados a gerar LCDPR) marcada no cadastro da empresa, estes serão vinculados automaticamente.

    1. Clique em Adicionar.
    2. Selecione o produtor a ser vinculado.

      Serão listados apenas os produtores previamente cadastrados com CPF no PHD e vinculados no cadastro de empresas no contábil.

    As abas habilitam no recurso conforme o tipo informado para geração do arquivo:

    • Produtor rural: Imóveis, Configurar contas (Q100) e Plano de Contas.
    • Propriedade rural: Dados da propriedade, Participantes, Configurar contas (Q100) e Plano de Contas.

    Na aba Dados da propriedade, é apresentada as informações da propriedade cadastrada no sistema Gerenciador Alterdata Pack (PHD).

    1. (Opcional) Altere as informações da propriedade, caso necessário.

      Nesta tela, só é possível alterar os campos Nome, CAFIR e Tipo de exploração. Os demais, podem ser alterados no sistema Gerenciador Alterdata Pack (PHD).

    2. Clique em Gravar.

    Na aba Participantes, é possível adicionar e ajustar os indivíduos que terão participação sobre a propriedade.

    Adicionar Participante

    1. Clique em Adicionar.

    2. Informe o Nome do participante.

    3. (Opcional) Informe o código do Cadastro de Atividade da Econômica da Pessoa Física do participante (CAEPF).

    4. Informe a numeração da Inscrição estadual do participante.
    5. Informe o CEP do participante e clique no ícone para preencher os demais campos do cadastro.

    6. No quadro Dados da participação, clique em Adicionar para incluir as informações de participação:

      CampoDescrição
      Tipo de participaçãoSelecione o tipo de participação:
      1 - Condômino - - - 2 - Arrendador - - - 3 - Parceiro - - - 4 - Comodante- - - - 5 - Outro
      % Participação

      Informe a porcentagem de participação.

      1° Titular ou representante do coletivo de produtoresMarque se o participante é o primeiro titular ou representante da propriedade.
      Vigência
      1. Selecione o período de vigência da participação do produtor.

      2. (Opcional) Marque a opção Até o momento para o período de vigência que não tem uma Data de fim determinada.

      -

    7. Clique em Gravar.

    Localizar Participante

    1. No campo de pesquisa do quadro Participantes, digite alguma informação do participante.
    2. Selecione o participante.


    Editar Participante

    1. Localize o participante.
    2. Clique em Editar.
    3. Realize as alterações necessárias.
    4. Clique em Gravar.

    Remover Participante

    1. Localize o participante.
    2. Clique em Remover.
    3. Confirme a exclusão.

    Na aba Imóveis, é possível adicionar os imóveis de produção rural da pessoa física selecionada.

    Exemplo:

    O produtor possui 2 fazendas, 1 sítio e 1 terreno que contém produção rural. Desse modo, é preciso incluir os imóveis no cadastro do produtor rural.

    1. Clique em Adicionar.

    2. Preencha as informações do imóvel, incluindo os campos:

      GrupoCampoDescrição
      Dados da propriedadeCódigoInforme o código de identificação do imóvel.
      NomeInforme a descrição do imóvel.
      (Opcional) CAFIR (com DV)

      Informe o código do Cadastro de Imóveis Rurais com dígito verificador.

      Observação:

      Serão listados apenas os produtores previamente cadastrados com CPF no PHD e vinculados no cadastro de empresas no contábil.

      Dados do ParticipanteCPF/CNPJSelecione o código do cadastro do participante.
      (Opcional) CAEPFInforme o código do Cadastro de Atividade da Econômica da Pessoa Física.
      (Opcional) Inscrição estadualInforme a numeração da Inscrição estadual do produtor.
      CEP

      Informe o CEP do participante e clique no ícone para preencher os demais campos do cadastro.

      Dados da participaçãoParticipação

      Cadastre os demais indivíduos que terão uma parte de participação sobre o imóvel.

      Este campo desabilita caso a porcentagem esteja 100%.

      1. Clique em Adicionar.
      2. Informe o nome do terceiro.

      3. Informe o CPF ou CNPJ.

      4. (Opcional) Selecione o tipo de participação que o terceiro terá no imóvel.

      5. Informe a porcentagem.

        Exemplo:

        O imóvel é um terreno que o dono utiliza 30% para o plantio de alface e os outros 70% restantes ele arrendou para terceiros explorarem. Então, é preciso cadastrar a pessoa ou empresa que arrendou.

      6. Clique em Gravar.

      EndereçoCEP

      Informe o CEP do imóvel e clique no ícone para preencher os demais campos do cadastro.

      (Opcional) NúmeroInforme o número do imóvel.
      (Opcional) ComplementoDescreva um complemento referente ao imóvel.
    3. Clique em Gravar.

    Na aba Configurar contas (Q100), é possível vincular as contas que serão movimentadas.

    Dica:

    Visite o artigo Como Configurar Contas (Q100) para mais informações desse registro.

    1. Clique em Adicionar.
    2. Selecione o Tipo de conta.
    3. Preencha os demais campos de acordo com o tipo de conta selecionado.
    4. Clique em Gravar.

    Na aba Plano de Contas, serão apresentadas todas as movimentações de Receitas e Despesas que foram informadas no PHD/ aba Definição, sendo possível vincular o plano de contas para o produtor.

    1. Selecione o modo de exibição dos planos de contas.
    2. Marque a conta.
    3. Informe a natureza do arquivo, na coluna Tipo de Lançamento.
    4. Clique em Vincular.

      Dica:

      Se desejar, realize o vínculo para a conta sintética do grupo, para que o sistema replique o tipo para todas as analíticas pertencentes a este.

    Na aba Lançamento, é possível consultar e realizar os lançamentos no Contábil.

    Novo lançamento

    1. Selecione o período para lançamento.
    2. Clique em Consultar.
    3. Clique em Novo.
    4. Selecione o tipo de lote:

      • Novo: Os lançamentos serão inseridos em um novo lote.
      • Abrir: Os lançamentos serão inseridos no lote selecionado.

    5. Clique em Selecionar.
    6. Preencha as demais informações para o lançamento, de acordo com as opções:

      CampoDescrição
      DataInforme a data de lançamento.
      ValorInforme o valor do lançamento.
      Conta

      Selecione a conta devedora e credora.

      Dica:

      O botão Centros de Custo permite vincular o rateio automático e o centro de custo à conta, com os respectivos percentuais e valores.

      Histórico padrão

      Selecione o histórico padrão.

      Se houver necessidade de complementar o histórico selecionado e ele estiver sem permissão para realizar esta tarefa, acesse Cadastros/ Histórico Padrão e altere a configuração do histórico desejado marcando a opção Sim, no campo Tem Complemento da Descrição?.

      Não considerar este lançamento para o arquivo LCDPR
      • Marcada: O lançamento não é considerado na geração do arquivo LCDPR.
      • Desmarcada: São considerados apenas os lançamentos que possuem o Tipo de lançamento e que a contra partida esteja informada em Configurar contas (Q100).
      Imóvel

      Selecione o imóvel o qual o lançamento será feito.

      É possível deixar esse campo em branco, neste caso, a Receita entende que este lançamento será para todos os imóveis cadastrados para o produtor rural informado.

      Tipo de documentoSelecione o tipo de documento.
      Tipo de Lançamento

      Selecione o tipo de lançamento.

      • Caso a conta já esteja configurada com o tipo de lançamento, o campo traz essa informação
      • Caso as contas estejam com o tipo de lançamento diferente, exemplo: receita e despesa, virá em branco
      • Caso o cliente altere na tela de lançamento o tipo de lançamento, este só é considerado no lançamento alterado, ou seja, não altera a configuração inicial do plano de contas
      CPF/CNPJInforme o CPF ou CNPJ do produtor.

      A opção Múltiplos ativa os lançamentos de Segunda, Terceira e Quarta Fórmula, acrescentando novos itens à tela para realizar este lançamento.

      TipoDescrição
      2ª Fórmula

      1 débito para vários créditos.

      3ª Fórmula

      Vários débitos para 1 crédito.

      4ª Fórmula

      Vários débitos para vários créditos.

      Campo

      Descrição

      Data

      Informe a data de lançamento.

      Para que o sistema repita a data automaticamente para os demais lançamentos a serem efetuados, acesse o menu de aplicação / Configurar Opções / Geral  e marque o campo Repete a data na digitação do Lote.

      Total Geral

      Informe o total geral do lançamento.

      O sistema só irá habilitar a opção Gravar quando a soma dos débitos e créditos forem iguais ao total geral. Mas, se não houver o total geral, quando débito e crédito forem iguais, o sistema não habilitará a opção.

      Documentos

      Informe o número do documento de origem do lançamento.

      No recurso Livros e Relatórios / Cheques Emitidos, é possível obter uma relação de todos os lançamentos que possuem números de cheques.

      Conta

      Selecione a conta devedora e credora.

      Dica:

      O botão Centros de Custo permite vincular o rateio automático e o centro de custo à conta, com os respectivos percentuais e valores.

      Histórico Padrão

      Selecione o histórico padrão. Se houver necessidade de complementar o histórico selecionado e ele estiver sem permissão para realizar esta tarefa, acesse Cadastros / Histórico Padrão e altere a configuração do histórico desejado marcando a opção Sim, no campo Tem Complemento da Descrição?.

      .

    7. Clique em Gravar.

      Se confirmar o lançamento, o sistema segue com a rotina de gravação; caso cancele, o lançamento é interrompido e o sistema redireciona para a tela de Lançamentos Temporários.Esta é uma proteção do sistema predefinida no menu de aplicação  / Configurações Opções / Geral/ opção Criticar duplicidade de lançamentos no Livro Caixa do Produtor Rural . Para desconsiderá-la, basta desmarcar a opção e clicar em Gravar. O sistema desmarca esta opção caso o campo Não exibir esta mensagem novamente, exibido na tela de Lançamentos em duplicidade, estiver marcado ao confirmar.

    8. Clique em Atualizar para que o lançamento de lote seja efetivo.

      Caso não atualize, o saldo é desconsiderado e não aparecerá no painel de consulta.

    .
    Consultar lançamento

    1. Selecione o período para consulta.

      Existe uma proteção para que não sejam filtrados períodos anteriores à 2019, pois o arquivo LCDPR só terá obrigatoriedade para o ano base de 2019.

    2. Clique em Consultar.

    Toda a alteração ou exclusão feita nessa tela reflete nos lançamentos do movimento contábil.


    Editar lançamento
    1. Selecione o período do lançamento.
    2. Clique em Consultar.
    3. Selecione o lançamento.
    4. Clique em Editar.
    5. Realize as alterações necessárias.
    6. Clique em Gravar.


    Editar lançamento em bloco
    Realize a alteração dos campos para mais de um lançamento.

    1. Selecione o período do lançamento.
    2. Clique em Consultar.
    3. Selecione os lançamentos.
    4. Clique em Edição em Bloco.
    5. Selecione o campo que deseja alterar.
    6. Clique no ícone .
    7. Realize as alterações necessárias.

      Dica:

      A opção Considerar lançamento para o arquivo possibilita informar os lançamentos que serão levados no arquivo LCDPR. Nesse caso, marque Sim para considerar ou Não o lançamento.

      (informação) Em Informações do Lançamento, localizado no canto inferior da tela de Lançamento, é possível visualizar se o lançamento será levado ou não no arquivo.

    8. Clique em Gravar.


    Excluir lançamento

    1. Selecione o período do lançamento.
    2. Clique em Consultar.
    3. Selecione o lançamento.
    4. Clique em Excluir.
    5. Confirme a exclusão.


    Importar
    Importe os lançamentos do arquivo.

    1. Selecione o período do lançamento.
    2. Clique em Consultar.
    3. Acesso o menu Importação / Importar.
    4. Informe a Descrição do lote.
    5. Selecione o Leiaute de importação.
    6. Selecione o Arquivo a ser importado.
    7. Clique em Importar.


    Leiaute
    Crie os leiautes para utilizá-los na importação dos lançamentos.

    1. Selecione o período do lançamento.
    2. Clique em Consultar.
    3. Acesso o menu Importação / Leiaute.
    4. Clique em Novo.
    5. Informe o nome do leiaute.
    6. Informe a descrição do leiaute que será exibida no lançamento.
    7. Clique em Gravar.
    8. Clique em Opções, ao lado do leiaute criado, para definir as configurações.


    Colunas
    Personalize as colunas que serão exibidas no relatório do lançamento.

    1. Selecione o período do lançamento.
    2. Clique em Consultar.
    3. Clique em Colunas.
    4. No painel, arraste a coluna até o quadro Personalização para remover a coluna.

      Para incluir a coluna no painel, arraste-a do quadro Personalização para a posição que deseja.

    Na aba Importação, é possível importar os lançamentos utilizando a planilha Excel ou arquivo TXT.

    1. Selecione o Produtor rural.
    2. Informe a Descrição do lote.
    3. Selecione o Leiaute de importação.
    4. Selecione o Arquivo a ser importado.
    5. Clique em Importar.

    -

  6. Clique em Gerar LCDPR.