Esta página se refere aos botões utilizados apenas no momento em que o RTM está sendo montado, eles realizam a edição dos campos e da ordenação para impressão.

Para cada opção de componente, existem configurações distintas.

 

Opção Gerais do Relatório


Em Arquivo / Novo Relatório, o relatório virá na forma padrão composta de cabeçalho (header), detalhe (detail) e rodapé (footer).

Clique com o botão direito do mouse na região do cabeçalho e serão apresentadas as Opções do Relatório.

Altura Dinâmica

Essa opção possibilita que uma parte do relatório seja flexível, no que se refere ao espaçamento com relação à parte superior.

Suponha que haja um campo "DB TEXTO" no final de um detalhe, e logo abaixo dele comece um rodapé, que contém outro campo, configurado para uma posição fixa. Dependendo do tamanho do texto, o campo se sobreporia ao que estivesse embaixo, mas marcando esta opção, o RTM ajustará a parte de baixo do relatório automaticamente.

Altura Estática

Essa opção possibilita que uma parte do relatório seja fixa, independente do fato de haver uma parte superior com um campo que exceda o seu espaço ou não. Deve ser utilizada quando é preciso que uma parte do relatório saia num lugar exato da folha emitida, com a sua altura pré-determinada.

A parte do relatório que contém a descrição da empresa, o cabeçalho.

Imprimir na Primeira Página

Selecione se determinada parte do relatório será emitida apenas na primeira página. Se desmarcada, aparecerá em todas.

Imprimir na Última Página

Selecione se determinada parte do relatório será emitida apenas na última página. Se desmarcada, aparecerá em todas.

Ordem de Cálculo

Essa opção mostra a ordem em que as partes do relatório serão impressas e calculadas.

S e uma variável for colocada no lugar errado, os cálculos não serão realizados.

Se a variável pegar as informações que aparecem antes dela, e ela for erroneamente colocada em uma posição anterior aos dados no relatório, será totalizado um valor/informação zerada.

Posição

Configure a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.
Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este componente.

Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM, independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.

Título / Resumo (Sumário)Ao marcar Título ou Resumo (Sumário) e clicar com o botão direito do mouse no campo dele, aparecerá a opção Nova Página.
Estilo da PáginaAo marcar esta opção e clicar com o botão direito do mouse no campo dele , aparecerá a opção Configuração de Página.


No Detalhe não existem as opções de imprimir na primeira ou última página, mas as demais estão disponíveis, pois essas opções só podem ser definidas pelos lados extremos do relatório, ou seja, o cabeçalho e o rodapé.

Em Relatórios / Título e Relatórios / Resumo , ao clicar com o botão direito do mouse em Título e Sumário, é apresentada a opção Nova Página.

Um RTM pode ter sub-relatórios, se houver necessidade de várias páginas diferentes para montar um relatório.


Componentes Padrão


Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo Texto. Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.

Pode ser usado para colocar um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Tamanho Automático

Ajusta a variável automaticamente conforme o tamanho do texto.

Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.
Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este componente.

Reimprimir se Exceder

Imprima o campo novamente no início de uma nova página e no seu início (no começo do campo), para se tentar obter o campo por completo na folha impressa.

Transparente

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.

Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM, independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.

Mudança Automática de Linha

Define se haverá quebra de linha ou não para a descrição digitada.

Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo Memorando. Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.

Pode ser usado para colocar um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Mudança Automática de Linha

Selecione se haverá quebra de linha ou não para a descrição digitada.

Linhas

Inclua um texto TXT no campo memorando.

Ao clicar neste componente, é exibida uma tela para:

  • Carregar: inclua um texto TXT no editor memorando. Além do conteúdo do arquivo carregado, você também pode escrever no campo para complementar alguma informação.
  • Salvar : escreva o texto desejado no editor memorando memorando e salve-o em TXT.

Para incluir um texto no memorando não é necessário utilizar esta função, se desejar, você pode apenas clicar no campo e escrever diretamente nele.

Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.
Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este componente.

Reimprimir se Exceder

Imprima o campo novamente no início de uma nova página e no seu início (no começo do campo), para se tentar obter o campo por completo na folha impressa.

Mover relativamente a

Determine qual posição do campo pode ser alterada conforme a posição de outro campo.

Se você posicionou os campos Nome do funcionário e Data de nascimento, sendo que marcou que o campo Data de nascimento irá mover-se relativamente ao campo Nome do funcionário. Caso nome do colaborador possua 15 caracteres ou 50, o campo Data de nascimento sempre terá o mesmo espaçamento dependendo do tamanho dele:


Ana Souza 01/01/1895

Pedro de Alcantara 02/07/1989


Sem o mover relativamente, a variável teria que ser colocada em uma posição fixa já prevendo o tamanho máximo da variável, para o nome do funcionário não se sobrepor a data de nascimento:

Ana Souza                                                                     01/01/1895

Pedro de Alcantara           02/07/1989

Ajustar

Ajusta automaticamente o conteúdo do campo conforme o tamanho que lhe for dado.

Um texto terá a fonte de suas letras reduzida ou aumentada para caber no tamanho já definido para o campo, assim como uma imagem também será reduzida proporcionalmente.


Transparente

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.

Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM , independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.


Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo Texto Formatado. Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.

Pode ser usado para colocar um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Editar

Altera ou cria um arquivo RTF (RICH TEXT FORMAT), extensão que suporta configurações avançadas de tipo de fonte das letras, marcador, alinhamento, enfim, vários recursos que o TXT não possui.

Esta opção também habilita se a ferramenta Mala Direta for marcada ao clicar com o botão direito do mouse no campo Texto Formatado .

Abra um arquivo já em formato RTF.

Salve o conteúdo digitado no editor de texto formatado em RTF ou TXT.

Se você salvar em TXT, mas o conteúdo possuir configurações: negrito, espaçamento e etc, como esta extensão não as reconhece, os comandos virão digitados no texto.

Imprima o arquivo.
Mail Merge

Ao selecionar alguma opção das janelas habilitadas pelo Mail Merge, ao clicar em Add Field será inserido um campo variável que se direcione para as informações da base de dados, ou seja, é o mesmo que incluir um componente DB TEXTO.

Ao incluir um campo DB TEXTO, pelo fato de ser um arquivo RTF, os campos assumirão a configuração desejada ao salvar-se e ser visualizado/impresso o RTM.

Para salvar o arquivo, é preciso gravá-lo 03 vezes:

  • Quando salva o RTM.

  • Quando se estiver na janela do "Editor de Texto Formatado", e for pedido o nome de um arquivo para gravar as configurações RTF.

  • Quando se pede para fechar a janela desse editor, de forma a confirmar que o conteúdo editado entre no respectivo campo do relatório.

Mala direta

Marque esta opção para incluir mais um item na sua lista de opções da ferramenta Editar.
Esta opção também habilita se na ferramenta Editar for marcado o item Mail Merge .

Abra um arquivo já em formato RTF.

Salve o conteúdo digitado no editor de texto formatado em RTF ou TXT.

Se você salvar em TXT, mas o conteúdo possuir configurações: negrito, espaçamento e etc, como esta extensão não as reconhece, os comandos virão digitados no texto.

Imprima o arquivo.
Mail Merge

Ao selecionar alguma opção das janelas habilitadas pelo Mail Merge, ao clicar em Add Field será inserido um campo variável que se direcione para as informações da base de dados, ou seja, é o mesmo que incluir um componente DB TEXTO.

Ao incluir um campo DB TEXTO, pelo fato de ser um arquivo RTF, os campos assumirão a configuração desejada ao salvar-se e ser visualizado/impresso o RTM.

Para salvar o arquivo, é preciso gravá-lo 03 vezes:

  • Quando salva o RTM.

  • Quando se estiver na janela do "Editor de Texto Formatado", e for pedido o nome de um arquivo para gravar as configurações RTF.

  • Quando se pede para fechar a janela desse editor, de forma a confirmar que o conteúdo editado entre no respectivo campo do relatório.

 

Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.
Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este comando.

Reimprimir se Exceder

Imprima o campo novamente no início de uma nova página e no seu início (no começo do campo), para que se tente obter o campo por completo na folha impressa.

Ajustar

Ajusta automaticamente o conteúdo do campo de acordo com o tamanho que lhe for dado.

Um texto terá a fonte de suas letras reduzida ou aumentada para caber no tamanho já definido para o campo, assim como uma imagem também será reduzida proporcionalmente.

Transparente

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.

Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM, independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.

Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo Variável do Sistema. Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.

Pode ser usado para colocar um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Tamanho Automático

Ajusta a variável automaticamente de acordo com o tamanho da mesma, independente de ser muito grande ou pequena.  

Formato de Apresentação

Define que tipo de formatação a variável terá.

Se o campo for de data, é possível inserir um formato de apresentação para determinar como você quer que ela seja exibida:

DD/mm/YYYY  - 22/06/20XX

mm/yyyy - 06/20XX

dd/mm - 06/20XX

dd 'de' mmmmmmmmm 'de' yyyy - 06 de junho de 20XX

e assim por diante.

Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.

Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este comando.

Reimprimir se Exceder

Imprima o campo novamente no início de uma nova página e no seu início (no começo do campo), para que se tente obter o campo por completo na folha impressa.

Transparente

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.

Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM , independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.

Mudança Automática de Linha

Define se haverá quebra de linha ou não para a descrição digitada.

Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo Variável. Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.

Pode ser usado para colocar um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Tamanho Automático

Ajusta a variável automaticamente de acordo com o tamanho da mesma, independente de ser muito grande ou pequena.  

Branco quando for Zero

Dependendo do conteúdo do campo, é possível escolher entre informar o zero no campo ou deixá-lo em branco.

Para efeito de texto, o ideal é que se deixe o espaço em branco.


Cálculos

Define a forma de cálculo para se chegar a um total, ela pode ser uma contagem, uma soma, uma média, uma máxima e uma mínima, assim como também pode-se definir o reinício para efeito de novo total.

Formato de Apresentação

Define que tipo de formatação a variável vai ter.

A data pode assumir os tipos mês/ano, mês/dia, dia/mês/ano, dentre outros.

Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.

Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este comando.

Reimprimir se Exceder

Imprima o campo novamente no início de uma nova página e no seu início (no começo do campo), para que se tente obter o campo por completo na folha impressa.

Reimprimir na Subsequente

A opção não tem aplicabilidade.

Transparente

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.

Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM , independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.

Mudança Automática de Linha

Define se haverá quebra de linha ou não para a descrição digitada.

Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo Imagem. Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.\

Pode ser usado para colocar um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Limpar

Remova a figura do campo de imagem.

Figura

Selecione a figura desejada em determinado diretório para que possa ser incluída no relatório.

Os formatos aceitos são: EMF, WMF, ICO, BMP, JPEG e JPG.

Tamanho Automático

Ajusta a variável automaticamente de acordo com o tamanho da mesma, independente de ser muito grande ou pequena.  

Centralizar

Alinha a figura no centro do campo.

Desenho Direto

Não tem aplicabilidade essa opção.

Manter Proporções

Marcando esta opção, o sistema manterá a figura sempre proporcional, independente do alongamento ou encolhimento do campo.

Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.

Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este comando.

Reimprimir se Exceder

Imprima o campo novamente no início de uma nova página e no seu início (no começo do campo), para que se tente obter o campo por completo na folha impressa.

Ajustar

Ajusta automaticamente o conteúdo do campo de acordo com o tamanho que lhe for dado.

Um texto terá a fonte de suas letras reduzida ou aumentada para caber no tamanho já definido para o campo, assim como uma imagem também será reduzida proporcionalmente.

Transparente

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.

Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM , independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.

Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo Polígono. Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.

Pode ser usado para colocar um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Altura Antecessora

Assume a mesma altura do relatório ou de uma parte dele.

Largura Antecessora

Assume a mesma largura do relatório ou de uma parte dele.

Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.

Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este comando.

Reimprimir se Exceder

Imprima o campo novamente no início de uma nova página e no seu início (no começo do campo), para que se tente obter o campo por completo na folha impressa.

Ajusta com Antecessor

A opção não tem aplicabilidade.

Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM , independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.

Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo "Linha". Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.

Pode ser usado para colocar um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Duplo

Define se a linha escolhida será dupla.

É diferente de em negrito, pois são duas linhas paralelas.


Simples

Linha simples, única.

Altura Antecessora

Assume a mesma altura do relatório ou de uma parte dele.

Largura Antecessora

Assume a mesma largura do relatório ou de uma parte dele.

Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.

Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este comando.

Reimprimir se Exceder

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.

Ajusta com Antecessor

A opção não tem aplicabilidade.

Visível

Imprima o campo novamente no início de uma nova página e no seu início (no começo do campo), para que se tente obter o campo por completo na folha impressa.


Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo Código Barras. Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.

Pode ser usado para colocar um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Tamanho Automático

Essa opção serve para que se adote o tamanho padrão para a fonte.

Tamanho da Fonte Automático

Traz o tamanho padrão para a fonte do número do código de barras.

Configurar

Permite que se escolha o tipo de código de barras a ser usado, além de ser possível modificar suas propriedades, como a proporção e a largura das barras.

Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.

Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este comando.


Imprimir Código Legível

Proporcionaliza as linhas do código de barras, para que seja possível serem entendidas.

Reimprimir se Exceder

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.

Transparente

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.

Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM , independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.


Componentes de Dados


Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo DB Texto. Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.

Pode ser usado para colocar um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Tamanho Automático

Ajusta a variável automaticamente de acordo com o tamanho da mesma, independente de ser muito grande ou pequena.  

Branco quando for Zero

Dependendo do conteúdo do campo, é possível escolher entre informar o zero no campo ou deixá-lo em branco.

Para efeito de texto, o ideal é que se deixe o espaço em branco.

Formato de Apresentação

Define que tipo de formatação a variável terá.

Se o campo for de data, é possível inserir um formato de apresentação para determinar como você quer que ela seja exibida:

 

DD/mm/YYYY  - 22/06/20XX

mm/yyyy - 06/20XX

dd/mm - 06/20XX

dd 'de' mmmmmmmmm 'de' yyyy - 06 de junho de 20XX

e assim por diante.


Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.

Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este comando.

Reimprimir se Exceder

Imprima o campo novamente no início de uma nova página e no seu início (no começo do campo), para que se tente obter o campo por completo na folha impressa.

Reimprimir na Subsequente

A opção não tem aplicabilidade.

Suprimir Valores Repetidos

A opção não tem aplicabilidade.

Transparente

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.

Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM , independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.

Mudança Automática de Linha

Define se haverá quebra de linha ou não para a descrição digitada.

Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo DB Memorando. Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Apresentação Automática

Ajusta a variável automaticamente de acordo com o tamanho da mesma, independente de ser muito grande ou pequena.  

Mudança Automática de Linha

Define se haverá quebra de linha ou não para a descrição digitada.

Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.
Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este comando.

Reimprimir se Exceder

Imprima o campo novamente no início de uma nova página e no seu início (no começo do campo), para que se tente obter o campo por completo na folha impressa.

Mover relativamente a

Determine qual posição do campo pode ser alterada de acordo com a posição de um outro campo.

Se você posicionou os campos "nome do funcionário" e "data de nascimento", sendo que marcou que o campo "data de nascimento" irá mover-se relativamente ao campo "nome do funcionário", se o nome do empregado possuir 15 caracteres ou 50, o campo data de nascimento sempre terá o mesmo espaçamento dependendo do tamanho dele:

 

Ana Souza 01/01/1895

Pedro de Alcantara 02/07/1989

 

Sem o mover relativamente, a variável teria que ser colocada em uma posição fixa já prevendo o tamanho máximo da variável, para o nome do funcionário não se sobrepor a data de nascimento:

 

Ana Souza                                                                     01/01/1895

Pedro de Alcantara         02/07/1989


Ajustar

Ajusta automaticamente o conteúdo do campo de acordo com o tamanho que lhe for dado.

Um texto terá a fonte de suas letras reduzida ou aumentada para caber no tamanho já definido para o campo, assim como uma imagem também será reduzida proporcionalmente.

Transparente

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.


Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM , independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.


Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo DB Texto Formatado. Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.

Pode ser usado para colocar um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.
Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este comando.

Reimprimir se Exceder

Imprima o campo novamente no início de uma nova página e no seu início (no começo do campo), para que se tente obter o campo por completo na folha impressa.

Ajustar

Ajusta automaticamente o conteúdo do campo de acordo com o tamanho que lhe for dado.

Um texto terá a fonte de suas letras reduzida ou aumentada para caber no tamanho já definido para o campo, assim como uma imagem também será reduzida proporcionalmente.


Transparente

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.


Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM , independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.

Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo DB Calculado. Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.

Pode ser usado para colocar um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Tamanho Automático

Ajusta a variável automaticamente de acordo com o tamanho da mesma, independente de ser muito grande ou pequena.  

Branco quando for Zero

Dependendo do conteúdo do campo, é possível escolher entre informar o zero no campo ou deixá-lo em branco.
P
ara efeito de texto, o ideal é que se deixe o espaço em branco.

Cálculos

Define a forma de cálculo para se chegar a um total, ela pode ser uma contagem, uma soma, uma média, uma máxima e uma mínima, assim como também pode-se definir o reinício para efeito de novo total.

Formato de Apresentação

Define que tipo de formatação a variável vai ter.

A data pode assumir os tipos mês/ano, mês/dia, dia/mês/ano, dentre outros.


Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.
Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este comando.

Reimprimir se Exceder

Imprima o campo novamente no início de uma nova página e no seu início (no começo do campo), para que se tente obter o campo por completo na folha impressa.

Reimprimir na Subsequente

A opção não tem aplicabilidade.

Transparente

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.

Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM , independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.

Mudança Automática de Linha

Define se haverá quebra de linha ou não para a descrição digitada

Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo DB Imagem. Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.

Pode ser usado para colocar um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Apresentação Automática

Ajusta a variável automaticamente de acordo com o tamanho da mesma, independente de ser muito grande ou pequena.  

Tamanho automático

Ajusta a variável automaticamente de acordo com o tamanho da mesma, independente de ser muito grande ou pequena.  

Centralizar

Alinha a figura no centro do campo.

Desenho Direto

Não tem aplicabilidade essa opção.

Manter Proporções

Marcando esta opção, o sistema manterá a figura sempre proporcional, independente do alongamento ou encolhimento do campo.

Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.
Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este comando.

Reimprimir se Exceder

Imprima o campo novamente no início de uma nova página e no seu início (no começo do campo), para que se tente obter o campo por completo na folha impressa.

Ajustar

Ajusta automaticamente o conteúdo do campo de acordo com o tamanho que lhe for dado.

Um texto terá a fonte de suas letras reduzida ou aumentada para caber no tamanho já definido para o campo, assim como uma imagem também será reduzida proporcionalmente.

Transparente

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.

Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM , independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.

Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo DB Código de Barras. Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.

Pode ser usado para colocar um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Tamanho Automático

Essa opção serve para que se adote o tamanho padrão para a fonte.

Tamanho da Fonte Automático

Traz o tamanho padrão para a fonte do número do código de barras.

Configurar

Permite que se escolha o tipo de código de barras a ser usado, além de ser possível modificar suas propriedades, como a proporção e a largura das barras.

Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.
Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este comando.

Imprimir Código Legível

Proporcionaliza as linhas do código de barras, para que seja possível serem entendidas.

Reimprimir se Exceder

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.

Transparente

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.


Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM , independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.


Componentes Avançados


Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo Região. Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.

Pode ser usado para colocar um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Altura Antecessora

Assume a mesma altura do relatório ou de uma parte dele.

Largura Antecessora

Assume a mesma largura do relatório ou de uma parte dele.

Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.
Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este comando.

Reimprimir se Exceder

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.

Ajustar

Ajusta automaticamente o conteúdo do campo de acordo com o tamanho que lhe for dado.

Um texto terá a fonte de suas letras reduzida ou aumentada para caber no tamanho já definido para o campo, assim como uma imagem também será reduzida proporcionalmente.

Ajusta com Antecessor

A opção não tem aplicabilidade.

Transparente

Utilize uma imagem transparente no texto, você pode colocar uma figura no fundo do relatório, enquanto pode ter um texto por cima.

Esta opção não é como Enviar para Trás. A diferença entre as duas opções é que ao ter uma figura transparente e se pede para que, por exemplo, um campo seja enviado para trás, ele não ficará atrás da figura, já que esta é transparente. Mas se a figura foi enviada para trás e se pedir que  um campo seja enviado para trás também, este ficará atrás da figura.


Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM, independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.

Clique no ícone e depois em qualquer parte do relatório para acrescentar o campo "Sub-Relatório". Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e aparecerão as opções abaixo.

Dica:

Você pode arrastar este campo para o lugar que desejar.

Trazer para a Frente

Traz algo selecionado para o plano da frente do relatório.

Pode ser usado para colocar um texto sobre uma figura.

Enviar para Trás

Envia algo selecionado para o plano de fundo do relatório. É um recurso interessante para se colocar uma figura, por exemplo.

Sucessor

O RTM imprime o sub-relatório no campo anterior ou quando a página terminar, mantendo assim, a continuação da página.

Assim que o campo anterior terminar, caso seja um campo do tipo texto por exemplo, o espaço entre esse campo e o do sub-relatório será respeitado, sendo o intervalo devidamente respeitado.

Fixo

O RTM imprime o sub-relatório a partir da posição em que se encontra, interrompendo a continuação da página.

Seção

O RTM imprime o sub-relatório a partir da parte do relatório em que se encontra, interrompendo a continuação da página.

A diferença dessa opção para a anterior é que o campo deste componente se deslocará apenas dentro da parte do relatório em que se encontra.

Exemplo

Há um campo anterior que seja texto e que esteja no Detalhe do relatório e logo abaixo o campo referente a este componente estando no Rodapé, ele se deslocará dentro dos limites do Rodapé, mas caso falte espaço, ele passará para a página seguinte, ocupando o Rodapé também.

Penetração

Permite que, na hora da visualização do relatório, se alterne entre mostrar o sub-relatório ou não ao clicar sobre o componente de penetração que estará sendo visualizado. Ou seja, será exibido um ícone sobre o campo que possui essa característica, clicando nele será demonstrado o sub-relatório, a partir do ponto em que se encontrava na hora em que estava sendo editando.

Esse componente só funciona com o item fixo, já que as suas opções variáveis com relação ao espaço em que ocuparão.

Expandir Tudo

A opção não tem aplicabilidade.

Novo Trabalho de Impressão

Faz com que a nova página seja considerada como um arquivo distinto para a impressão, ou seja, um novo trabalho de impressão.

Ajuste de Impressora do Antecessor

Mantém a configuração anterior da impressora, mas essa opção não causa diferenças estando marcada ou não.

Largura do Antecessor

Assume a mesma largura do relatório ou de uma parte dele.

Posição

Configura a posição em que se encontra determinado campo na altura e largura e na distância das laterais do relatório.
Para mudar a posição de um campo, basta arrastá-lo para onde desejar, sem haver a necessidade inicial de se utilizar este comando.

Reimprimir se Exceder

Imprima o campo novamente no início de uma nova página e no seu início (no começo do campo), para que se tente obter o campo por completo na folha impressa.

Reinicia Número da Página

A opção não tem aplicabilidade.

Passar por todos os dados

Não é usado no relatório.

Visível

Essa opção permite que determinada parte do relatório seja visualizada na hora da impressão.
Na edição do RTM , independente desta opção estar marcada ou não, o campo continuará visível, pois esta opção funciona apenas na impressão.