No recurso Sincronismo, é possível configurar os trechos das descrições dos lançamentos como referência e comparar o histórico do lançamento contábil com a descrição do lançamento na conta.
Consultar Lançamentos
- Na tela principal do Contábil, clique na aba Lançamentos.
 - Clique em Conciliação Bancária.
 - Selecione a empresa.
 - Realize o filtro.
 - Acesse o menu Arquivos / Tabelas / Sincronismo.
 - Selecione o banco.
 
Configurar Sincronismo
- Consulte os lançamentos.
 - Clique em Novo Cadastro .
 - Informe o Código de identificação.
 - Descreva o Nome do histórico.
 - (Opcional) Informe a posição inicial e final em que o histórico será reconhecido no extrato bancário.
 - Informe a ação do sistema quando encontrar lançamentos para sincronizar:
Conciliar: concilia automaticamente os lançamentos encontrados com esta descrição.
É necessário informar o histórico e as posições iniciais e finais em que o histórico será reconhecido.- Desprezar: os lançamentos serão desprezados pelo sistema quando encontrados. 
 Lançar: os lançamentos contábeis quando encontrar lançamentos com esta descrição.
É necessário selecionar o lançamento automático desejado e informar o histórico e as posições iniciais e finais em que o histórico será reconhecido.-
 - Clique em Gravar.
 
Editar Lançamentos Sincronizados
- Consulte os lançamentos.
 - Selecione o sincronismo.
 - Clique em Abre o Cadastro .
 - Realize as alterações necessárias.
 Clique em Gravar.
Excluir Lançamentos Sincronizados
- Consulte os lançamentos.
 - Selecione o sincronismo.
 - Clique em Exclui o Cadastro .
 - Confirme a exclusão.
 
Gerar Relatório de Lançamentos Sincronizados
Visualize o relatório de todos os lançamentos que foram cadastrados nesta rotina.
Consulte os lançamentos.
- Clique em Visualizar .
 
 
Imprimir Relatório de Lançamentos Sincronizados
Imprima o relatório de todos os lançamentos que foram cadastrados nesta rotina.
Consulte os lançamentos.
- Clique em Imprime .
 - Confirme a impressão.