Neste módulo, é possível realizar uma consulta dos bens com todas as movimentações realizadas, trazendo o acompanhamento dos bens e dos processos realizados.

Razão Auxiliar


  1. Clique na aba Contábil, na tela principal do Ativo.
  2. Clique em Razão Auxiliar.
  3. Selecione o tipo de consulta.
  4. Selecione a empresa.
  5. Selecione o bem.
  6. (Opcional) Informe o período de referência.
  7. (Opcional) Configure as opções de Bem e Reavaliação.
  8. Clique em Consultar.

A opção No Cliente é utilizada para o envio da consulta por e-mail.


Emitir o Livro


  1. Clique na aba Contábil, na tela principal do Ativo.
  2. Clique em Razão Auxiliar / Livros.
  3. Informe o período de referência da emissão.
  4. Clique em Avançar para selecionar o tipo de relatório, se analítico ou sintético, bem como se os lançamentos serão emitidos por cada bem ou por conta.
  5. Clique em Avançar para informar se constarão nos relatórios todos os bens ou somente os que pertencem a determinados grupos.

    Escolha um dos quatro processos a seguir:

    • Para emitir todos os bens, inclusive os que não pertencem a nenhum grupo, não selecione nada.
    • Para emitir apenas os bens pertencentes a determinados grupos, selecione os grupos cujos bens você quer emitir.
    • Para emitir somente os bens que pertencem a algum grupo, excluindo assim do Razão Auxiliar apenas os bens que não pertencem a nenhum grupo.
    • Para emitir os bens que pertencem apenas a determinados grupos, juntamente com os bens que não pertencem a nenhum, ou seja, excluir do Razão Auxiliar apenas os bens dos grupos não selecionados.
  6. Clique em Avançar para selecionar as empresas cujos bens você quer que sejam impressos no relatório.

  7. Informe os seguintes itens:

    OpçãoDescrição

    Primeiro Código

    Selecione o código do primeiro bem que deverá ter seus dados exibidos no relatório, assim só serão enviados para o relatório  os bens cujos códigos sejam iguais ou superiores ao indicado neste campo.

    Último Código

    Selecione o código do último bem que deverá ter seus dados exibidos no relatório, assim só serão enviados para o relatório os bens cujos códigos sejam iguais ou superiores ao indicado neste campo.

    Número do Livro

    Informe o número do livro a ser gerado. Por exemplo, se estiver emitindo o seu primeiro livro, informe aqui o número 1.

    Número da página corrente

    • Caso não vá encadernar o livro:

      1. Informe o número da última página emitida. Por exemplo, caso já tenha impresso um livro Razão e o termo de fechamento deste seja a página de número 400, informe aqui o número 400.

    • Caso vá encadernar o livro:

      1. Neste caso, o termo de abertura do Razão Auxiliar (que você irá gerar depois) deve vir logo após o termo de fechamento do último relatório. Para dar o espaço de uma página para encaixar o termo de abertura posteriormente, informe aqui o sucessor do número da página de fechamento do último relatório gerado. Por exemplo, caso já tenha impresso um livro Razão e o termo de fechamento deste seja a página de número 400, informe aqui o número 401.

    Número de páginas por livro

    Informe o número limite de páginas para cada livro emitido pelo sistema. O sistema já preenche esse campo automaticamente, mas, se desejar, altere-o.

  8. Clique em Avançar para configurar as opções:

    OpçãoDescrição
    ImprimirImprimir o livro sem visualizá-lo antes.
    VisualizarVisualizar o livro emitido, para então salvar o documento digital ou imprimi-lo.
    No cliente

    A opção de envio  No Cliente  é utilizada para enviar o relatório para o seu cliente com a integração PackUP, ou ao e-mail do seu cliente ou qualquer outro e-mail de sua escolha. Para mais informações sobre envio por e-mail, consulte a página  Configurações de Envio .

    Para que o cliente receba a notificação de que um novo documento foi disponibilizado, é necessário que seu e-mail esteja cadastrado no Cadastro de Empresas do Ativo.

  9. Clique em Concluir.


Emitir os Termos


  1. Clique na aba Contábil, na tela principal do Ativo.

  2. Clique em Razão Auxiliar / Termos.
  3. Selecione a empresa.
  4. Informe o período de apuração dos livros referentes, ou seja, o mesmo período que informou para gerar o Razão Auxiliar.
  5. Selecione que termos deseja emitir, escolhendo abertura e/ou encerramento.
  6. Selecione os sócios que constarão nos termos: Todos ou apenas o sócio Responsável pelo CNPJ.
  7. Informe o número do livro impresso, bem como os números referentes às páginas em que os termos serão inseridos:

    CampoDescrição
    Nº LivroInforme o número do livro em que irá colocar os termos.
    Pág. AberturaInforme o número da página do termo de abertura. Ou seja, se seu livro Razão Auxiliar emitido começa na página 401, informe aqui o número 400.
    Pág. Encerramento

    Informe o número da página do termo de fechamento. Ou seja, se seu livro Razão Auxiliar emitido termina na página 651, informe aqui o número 651.

    Os Termos de Abertura e Termos Encerramento serão impressos conforme o arquivo .rtm informado respectivamente nos campos: Abertura e Encerramento. A Alterdata disponibiliza arquivos padrão para a impressão desses termos, no entanto, poderá selecionar ou clicar no botão para no Cadastro de Relatórios editar um arquivo .rtm que não seja disponibilizado pela Alterdata ou cadastrar o arquivo desejado.

  8. Informe o período de referência de exercício da empresa.

  9. Clique em Visualizar.

    Caso queira imprimir o documento sem visualizá-lo previamente, clique em Imprimir.