Para cadastrar uma empresa no sistema, é necessário que ela já esteja cadastrada previamente no PHD, para que no Ativo seja feito o complemento apenas das informações específicas necessárias.

  1. Clique na aba Patrimônio, na tela principal do Ativo.
  2. Clique em Empresa.
  3. Clique em Novo .
  4. Selecione a empresa.
  5. Preencha as informações referentes à empresa, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Empresa trabalha com lançamentos temporáriosMarque caso a empresa trabalhe com lançamentos organizados por lotes.
    Integração com WCIAPMarque caso queira que os bens cadastrados no Ativo sejam automaticamente cadastrados no CIAP.
    Plano de ContasSelecione o Plano de Contas que a empresa irá utilizar. Este Plano de Contas deve estar previamente cadastrado no sistema PHD.
    Plano de Centro de custoSelecione o Plano de Centro de custo, caso a empresa vá utilizar um. Este Plano de Centro de custo deve estar previamente cadastrado no sistema PHD.
    Data Última CorreçãoInforme a data da última correção realizada.
    Dados do ContadorSelecione um contador cadastrado no sistema PHD ou cadastre um novo através da opção Cadastrar.
    Razão Auxiliar

    Informe o número da última página gerada, para dar continuidade aos registros já emitidos. Por exemplo, se o último livro já terminou na página 670, no campo deve ser informado 670.

    ContasInforme as contas, do Plano de Contas selecionado anteriormente, que devem ser atribuídas aos débitos e créditos que o sistema irá lançar.
    Tem depreciação?

    Informe se o patrimônio da empresa sofre depreciação ou não. Caso sim, selecione no quadro abaixo o tipo de depreciação:

    1. Clique em Adicionar.
    2. Digite o ano de depreciação,
    3. Selecione a frequência de cálculo de depreciação a ser apresentada nos relatórios na tela Configuração Empresa.
    4. Clique em OK.

      Se necessário, poderá editar ou excluir a configuração de depreciação efetuada.

    Depreciar o bem na data de aquisição

    Marque caso queira que o sistema considere o dia de aquisição dos bens para calcular a depreciação dos mesmos.

    Essa opção é habilitada caso a opção Tem depreciação? esteja marcada.

    Depreciar o bem na data da baixaMarque caso queira que o sistema considere o dia de baixa dos bens para calcular a depreciação dos mesmos.

    Algumas dessas informações serão automaticamente importadas do sistema Contábil, caso você tenha cadastrado a empresa lá também.

  6. Clique em Gravar.