Updater solicita o passaporte?
A relação entre o Sistema, o Updater e o Passaporte é simples, porém pela falta de documentação
criaram-se algumas lendas.
Vamos começar relembrando que o Updater é proletariado rs, um prestador de serviços. Ele recebe uma
informação e entrega essa informação.
Nosso cenário de teste:
Imagine um cliente novo que nunca tenha utilizado o sistema, mas já tenha feito a instalação.
Logo, sua base de dados (postgres ou Sql) estará vazia e o Updater não terá nenhum código CRM vinculado.
A mágica começa:
1) Quando o cliente acessar o sistema (WPHD, WSHOP, etc), o sistema irá decidir, por uma verificação interna,
se é necessário autenticação no passaporte. Essa autenticação guarda alguns dados do cliente, como por exemplo
seu código CRM. Esses dados são fornecidos para o sistema, através do login no Passaporte Alterdata.
2) Então, o sistema irá comunicar ao Updater que o cliente precisa se autenticar.
3) O Updater por sua vez irá abrir a tela de autenticação do passaporte.
4) O cliente irá digitar seu e-mail e senha e clicar em "Entrar".
5) Ao autenticar com sucesso o usuário, o passaporte irá verificar quais clientes existem vinculados
ao e-mail inserido e devolver essa informação ao Updater.
6) O Updater irá apresentar em tela o código CRM e razão social dos Assinantes encontrados para que o cliente
escolha em qual empresa deseja se registrar. Caso haja apenas 1 assinante esse processo será automático.
6.1) O cliente irá selecionar o assinante;
7) O Updater irá armazenar o código de CRM do assinante vinculado.
8) O Updater irá enviar para o sistema os dados do assinante escolhido.
9) O sistema irá registrar essas informações, vinculado a base de dados aos dados do cliente.
Por esse fluxo, observamos que o Updater não guarda nenhuma informação do passaporte autenticado
além do Código CRM.
Vimos também que é o sistema quem define quando solicitar o passaporte e por quanto tempo
armazenará os dados dessa autenticação.
Então, basicamente, as falhas que o Updater pode apresentar com o passaporte seriam:
* Não abrir a janela de autenticação quando solicitado pelo sistema;
* Não listar os assinantes após autenticação no passaporte;
* Apresentar alguma falha após autenticar o assinante;
* Não enviar os dados do cliente para o sistema após autenticação;
Dicas
Apagar a base do Updater não fará com que a tela de passaporte seja apresentada;
Apagar a base do Updater não fará com que a tela de passaporte deixe de ser apresentada;
Sempre que o sistema for instalado em um novo computador o passaporte será solicitado;
Se houver alteração nos dados cadastrais do cliente, o passaporte pode ser solicitado novamente.
Existe uma forma de alterar o assinante vinculado na base de dados, caso seja realizado o procedimento de "Alterar identificação", o passaporte será solicitado em todas as máquinas.
O Updater não resgata as informações dos produtos, licença ou dados cadastrais de um cliente do passaporte. Esses dados são buscados da base de dados oficial da alterdata (Bimer).