Aqui é exibida a listagem de arquivos Federais e Estaduais com os quais o TutoreSPED Alterdata faz o cruzamento de informações e detecta inconsistências.

Arquivos Validados

O sistema não realiza a validação e nem critica se os arquivos estão prontos para envio. Porém, uma vez que o objetivo é realizar o cruzamento de informações é importante que os arquivos já tenham passado pelos seus respectivos validadores e que não apresentem erros de estrutura.

As extensões aceitas são .TXT/.SRF/.PRF


Arquivos Federais


  • SPED Fiscal (EFD-ICMS/IPI)
    Processo de escrituração digital da Receita Federal chamado internamente de Escrituração Fiscal Digital - EFD. Com ele, a Receita Federal e os órgãos fazendários estaduais receberão dos contribuintes todas as informações que precisam sobre a apuração de ICMS e IPI.


  • SPED Contribuições (EFD-Contribuições)
    Arquivo digital instituído no Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não-cumulatividade.


  • SINTEGRA
    Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços - SINTEGRA. Sistema implantado no Brasil com a finalidade de facilitar o fornecimento de informações dos contribuintes aos fiscos estaduais e de aprimorar o fluxo de dados nas administrações tributárias. 


  • DCTF

    Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais - DCTF. Declaração que deverá conter as informações de todas as contribuições e tributos averiguados pelas pessoas jurídicas, independente do ramo de atuação, cuja entrega mensal à receita federal é obrigatória. 


Arquivos Estaduais


  • GIA ICMS 
    Guia de Informação e Apuração do ICMS - GIA ICMS. Deve ser elaborada e transmitida pelos contribuintes enquadrados no regime periódico de apuração – RPA, nos termos do artigo 253 do RICMS (Decreto nº  45.490/2000), devendo refletir fielmente a escrita fiscal do contribuinte. 

    Atendemos a GIA dos Estados RJ, RS e SP.

  • DAPI MG
    DAPI Simples é o nome da declaração de apuração e informação do ICMS que deve ser entregue, mensalmente, à SEF/MG, pelas microempresas e empresas de pequeno porte enquadradas no regime simplificado de apuração do ICMS (Simples Minas). 


  • DIEF ES
    Documento de Informações Econômico-fiscais - DIEF. Os estabelecimentos inscritos no cadastro de contribuintes do imposto são obrigados a enviar pela internet à SEFAZ-ES o Documento de Informações Econômico-fiscais - DIEF (Art. 769-B do DECRETO N.º 1.090-R, DE 25 DE OUTUBRO DE 2002- RICMS/ES).