Nesta página estão os principais conceitos empregados no TutoreSPED.
Dashboard
Dashboard é um painel de indicadores, ele demonstra seus principais parâmetros e gráficos em uma única tela de fácil acesso, manuseio e visualização.
Auditoria
Auditoria é a sistemática que visa averiguar se determinadas atividades estão de acordo com o planejamento e ou foram implementadas com eficácia e estão adequadas.
No TutoreSPED, os arquivos selecionados são analisados, levando em consideração atribuições legais de cada atividade e região. Desta forma, o usuário pode confirmar que as informações prestadas a diferentes órgãos fiscalizadores estão equivalentes.
Status
Status é a demonstração da posição dos arquivos de determinada empresa dentro do sistema.
Abaixo segue a listagem de status existentes:
Status | Descrição |
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Em Auditoria | São os arquivos que estão em processamento no TutoreSPED, ou seja, aqueles cujas verificações ainda estão em andamento. |
Com Inconsistências | São os arquivos já processados, ou seja, auditados pelo sistema e que apresentaram divergências de informações. |
Sem Inconsistências | São os arquivos já processados, ou seja, auditados pelo sistema e que não apresentaram divergência de informações. |
Aguardando mais Arquivos | É quando apenas um (01) arquivo é enviado para determinada empresa. Só há possibilidade de realizar a auditoria com mais de um arquivo para que assim ocorra a comparação de dados. |
Inconsistências
Inconsistências são divergências entre as informações prestadas em declarações distintas, porém de uma mesma referência e que pertençam à mesma empresa. A totalização do valor de ICMS diferente de uma declaração para outra no mesmo período é uma divergência, por exemplo.
Análise por Empresa
É a demonstração das auditorias realizadas e o total de inconsistências encontradas em cada empresa.
Arquivos Auditáveis
São as Declarações Fiscais contempladas pelo sistema e que permitem o confronto de informações entre si para o apontamento de divergências.
Caso possua uma Declaração Fiscal que não esteja listada como arquivo auditável não é possível que o sistema consiga localizar as informações e fazer apontamentos.
Declarações Fiscais
São arquivos exigidos periodicamente do Fisco aos contribuintes. Podem estar no âmbito Federal, Estadual ou Municipal e buscam evitar a sonegação de impostos por meio de confrontos entre as informações prestadas e os valores efetivamente recolhidos. A falta de apresentação dessas declarações ou o seu atraso, implica em multas.