Nesta página estão os principais conceitos empregados no TutoreSPED.

Dashboard


Dashboard é um painel de indicadores, ele demonstra seus principais parâmetros e gráficos em uma única tela de fácil acesso, manuseio e visualização. 


Auditoria 


Auditoria é a sistemática que visa averiguar se determinadas atividades estão de acordo com o planejamento e ou foram implementadas com eficácia e estão adequadas.

No TutoreSPED, os arquivos selecionados são analisados, levando em consideração atribuições legais de cada atividade e região. Desta forma, o usuário pode confirmar que as informações prestadas a diferentes órgãos fiscalizadores estão equivalentes


Status


Status é a demonstração da posição dos arquivos de determinada empresa dentro do sistema. 

Abaixo segue a listagem de status existentes:

StatusDescrição
Em AuditoriaSão os arquivos que estão em processamento no TutoreSPED, ou seja, aqueles cujas verificações ainda estão em andamento.
Com InconsistênciasSão os arquivos já processados, ou seja, auditados pelo sistema e que apresentaram divergências de informações.
Sem Inconsistências São os arquivos já processados, ou seja, auditados pelo sistema e que não apresentaram divergência de informações.
Aguardando mais Arquivos

É quando apenas um (01) arquivo é enviado para determinada empresa.

Só há possibilidade de realizar a auditoria com mais de um arquivo para que assim ocorra a comparação de dados.


Inconsistências


Inconsistências são divergências entre as informações prestadas em declarações distintas, porém de uma mesma referência e que pertençam à mesma empresa. A totalização do valor de ICMS diferente de uma declaração para outra no mesmo período é uma divergência, por exemplo.


Análise por Empresa


É a demonstração das auditorias realizadas e o total de inconsistências encontradas em cada empresa.


Arquivos Auditáveis


São as Declarações Fiscais contempladas pelo sistema e que permitem o confronto de informações entre si para o apontamento de divergências.
Caso possua uma Declaração Fiscal que não esteja listada como arquivo auditável não é possível que o sistema consiga localizar as informações e fazer apontamentos.


Declarações Fiscais


São arquivos exigidos periodicamente do Fisco aos contribuintes. Podem estar no âmbito Federal, Estadual ou Municipal e buscam evitar a sonegação de impostos por meio de confrontos entre as informações prestadas e os valores efetivamente recolhidos. A falta de apresentação dessas declarações ou o seu atraso, implica em multas.