No configurador do Shop SE você pode definir as configurações gerais que vão influenciam em diferentes pontos, recursos e rotinas do sistema.

As opções do configurador estão organizadas por áreas.


Para realizar essas configurações, siga os passos:

  1. Acesse o Shop SE.
  2. Na tela principal, clique na aba Configurações e Manutenção.
  3. Clique em Opções.
  4. Clique na área que deseja configurar.

    Aqui você configura a integração com o Spice e envio de e-mail, por exemplo.

    1. Clique em Alterdata Spice para habilitar a integração do Shop SE e o sistema Spice.
    2. Clique em Limpar opções de mensagens do usuário deste computador para que suas opções de Não mostrar novamente nas mensagens de confirmação do sistema voltem a ser exibidas nesse computador.

    3. Clique em Configurar Envio de e-mail para acessar a tela Contas de E-mail e configurar as contas, mensagem padrão utilizada na rotina de envio de e-mail de outros módulos do sistema.

      Ah, essas configurações são iguais as do Shop Full (Completo) (piscar o olho).
      Para mais detalhes, consulte o tópico Configurações de Envio de E-mail.

    4. Clique em Voltar para a tela inicial.

    Nessa área você configura o comportamento do Shop SE nas movimentações realizadas no sistema.

    1. Clique em caso queira desabilitar a opção Solicitar forma de pagamento ao gravar o documento de venda.

      Com essa opção habilitada não ocorrerá a geração de título separado para frete, seguro e conhecimento de transporte, ainda que a operação esteja configurada para tal geração.

    2. Clique em caso queira desabilitar a exigência do sistema informar o valor de venda ao gravar o documento.
    3. Informe as operações para importação de NF-e no Movimento de Estoque.
    4. Clique em Voltar para a tela inicial.

    Aqui vamos tratar dos produtos.

    1. Informe o tipo de código que o sistema considerará como Código principal que será utilizado no sistema.
    2. Clique em para habilitar a utilização do Cadastro de Produtos Spice.
    3. Clique sobre o cursor para definir o Número de casas decimais para:

      Assim você determina as casa decimais / arredondamento da Quantidade do Preço de custo e Preço de venda (Praticado / Sugerido).

    4. Para informar o valor aproximados dos tributos nos documentos, siga os passos:

      1. Clique em para habilitar a opção Informar valor aproximado dos tributos nos documentos fiscais.
      2. Informe a Fonte das Alíquotas dos tributos, por exemplo: Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

    5. Clique em Voltar para a tela inicial.

    Para você prestador de serviços:

    1. Clique em para habilitar a opção Trabalha com serviços.
    2. Caso precise calcular retenção de impostos:

      1. Habilite a Calcular retenção de impostos (INSS/ IRRF / CSRF).

        É necessário configurar as alíquotas de CSRF nos Dados Fiscais do serviço cadastrado.
        Os percentuais corretos devem ser verificados com o seu Contador, pois representarão o valor a ser retido pelo tomador de serviços e serão calculados com base no valor total do documento.

        Para que o cálculo de retenção de impostos INSS / IRRF / CSRF ocorra, as seguintes configurações devem ser feitas:

        • O campo Calcula retenção de impostos? (INSS/IRRF/CSRF) precisa estar marcado e o valor mínimo mensal para o Cálculo de CSRF deve estar informado.
        • No Cadastro de Produtos, em Dados Fiscais do item cadastrado e configurado como serviço, deve possuir as alíquotas dos impostos relacionados ao CSRF.
        • No Cadastro de Clientes, o cliente vinculado ao documento deve ter informado o tipo pessoa Jurídica e o campo Calcula CSRF deve estar marcado.
      2. Informe o Valor mínimo de retenção de CSRF / IRRF.

        O valor mínimo das Contribuições Sociais Retidas na Fonte (CSRF) que será calculado mensalmente.

      3. (Opcional) Habilite a opção Abater retenção de ISS do total do documento, assim o valor de retenção de ISS seja subtraído do valor total do documento.

    3. Habilite a opção Somar ISS ao total do documento.

      Para alguns municípios pode ser obrigatório somar o valor do imposto ISS ao total da venda.
      Em caso de dúvidas, consulte o Contador da sua empresa.

    4. Habilite a opção Trabalho emitindo nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e).
    5. Informe o Regime especial de tributação prestação serviço que sua empresa se enquadra e a Alíquota de ISS.
    6. Informe os Códigos fiscais de venda e saída de serviço para dentro e fora do estado.
    7. Clique em Voltar para a tela inicial.

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  5. Clique em Gravar alterações.