Pedidos no Spice Light


Você poderá gerenciar seus pedidos através de Mesas ou Comandas.

Como trabalhar com Mesa

Veja neste vídeo como realizar o controle de Mesa ou siga o passo a passo.




Para configurar o sistema acesse:

Funções Administrativas > Configurações > Forma de trabalho e indique abaixo a forma utilizada “Mesa”.

 

 














Verifique como fazer abertura de mesa:
  1. Clique em Pedidos 

  2. Clique em Abrir mesa, ou aperte F2
  3. Informe o número da mesa e o funcionário
  4. Aperte Enter
  5. A mesa será aberta

    

A configuração para trabalhar com mesa fixa faz com que o controle das mesas fique mais funcional, pois terá a visualização das mesas que estão livres, ocupadas, reservadas ou bloqueadas, facilitando no atendimento.Ao trabalhar desta forma, em Pedidos, as mesas cadastradas já irão aparecer na grid principal, informando o status de cada uma. Para abrir um pedido para a mesa, basta clicar sobre a mesa que irá ser aberto a tela de pedidos.


Como Resolver

(aviso) Verifique o passo a passo com imagens (aviso): CLIQUE AQUI

  1. Na tela principal, clique em 
  2. Clique em 
  3. Marque o check box , deixando-o verde.
  4. Em Número de mesas fixas, informe a quantidade que terá.
  5. Configurado o sistema para trabalhar com mesa fixa.
  6. Clique em 


(aviso) Mais informações 

  • Realizar pedido

    Para realizar pedido quando trabalha com mesa fixa, na tela de Pedidos clique em  e clique na mesa desejada. Irá abrir a tela para efetuar o pedido. Após realizar o pedido, o status da mesa ficará como Ocupado.
  • Reservar mesa

    Para reservar mesa, na tela de Pedidos clique em , clique na mesa desejada e marque o check box . Informe os dados solicitados e clique em Gravar.

Quando o cliente desejar juntar mesas que foram abertas separadamente, poderá utilizar a ferramenta ''Unificar mesas'', a mesa será transformada em uma mesa apenas e o valor da conta será unificado.


Como resolver

(aviso) Verifique o passo a passo com imagens (aviso): CLIQUE AQUI

  1. Na tela principal, clique em 
  2. Clique em 
  3. Marque o check box das mesas que irão se juntar e clique em Confirmar.
  4. Na tela ''Mesa de Destino'' , escolha qual número da mesa que irá continuar.Ex: Se for juntar as mesas 5 e 10, em ''mesa de destino'', escolhendo a 10, a mesa 5 será transferida para a mesa 10, ficando apenas a mesa 10 na tela de pedidos. 
  5. Na confirmação clique em Sim.
  6. Irá aparecer a tela para fazer o fechamento da conta, com o valor unificado. Se a conta for paga no momento, finalize a venda. Caso o pagamento seja feito  posteriormente, aperte ESC.
Caso o cliente desista de seu pedido, não tendo consumido nada,  poderá realizar o cancelamento da mesa, excluindo todas as movimentações efetuadas na mesa. 


Como Resolver

(aviso) Verifique o passo a passo com imagens (aviso): CLIQUE AQUI

  1. Na tela principal, clique em 
  2. Clique em 
  3. Selecione a mesa que será cancelada
  4. Confirme o cancelamento clicando em 
  5. Escreva o motivo do cancelamento e clique em Confirmar.
  6. O cancelamento será realizado. 
A opção “F5-Transferir” poderá ser utilizada quando for necessário transferir o pedido de uma mesa para outra mesa, ou quando precisar transferir os itens de uma mesa para outra.


Como Resolver

  1. Na tela principal, clique em 
  2. Clique em 
  3. Selecione a opção que deseja transferir
  4. Confirme qual mesa irá transferir clicando em

  5. Transfira e clique em Confirmar.
  6. A transferência será realizada.
Na opção Editar, será possível realizar alterações referente a Mesa que estiver aberta.


Como resolver

  1. Para editar uma mesa clique sobre o botão “Ctrl + E – Editar”
  2. Selecione a mesa desejada.


Será aberta a tela de alteração da mesa, nesta o usuário poderá informar a descrição da mesa, nome do cliente, funcionário e o número de pessoas na mesa.Nesta tela é possível realizar a reserva da mesa, com isso ao confirmar a mesa ficará na cor laranja.

     3. Clique em F9 - Confirmar.
Realiza o fechamento da mesa, finalizando o processo de venda e realizando a conferência da entrega dos pratos solicitados pelo cliente.


Como resolver

  1. Na tela de “Mesas abertas”, selecione o botão “F9 – Receber Conta” e será exibida a tela de recebimento.

2. Informe a forma de pagamento e será emitido o Pedido ou a NFC-e

Como trabalhar com Comanda / Cartão

Para configurar o sistema acesse:

Funções Administrativas > Configurações > Forma de trabalho e indique abaixo a forma utilizada “Comanda / Cartão”.


Verifique como fazer abertura de comanda:

  1. Clique em Pedidos

  2. Clique em Abrir comanda, ou aperte F2



  3. Informe o número da comanda, da mesa e o funcionário

  4. Aperte Enter - Abrir

  5. A Comanda será aberta.

Quando o cliente desejar juntar comandas que foram abertas separadamente, poderá utilizar a ferramenta ''Unificar'', as comandas serão transformadas em uma comanda apenas e o valor da conta será unificado.


Como resolver

  1. Na tela principal, clique em 
  2. Clique em 
  3. Marque o check box das comandas que irão se juntar e clique em Confirmar.
  4. Na tela ''Comanda de Destino'', escolha qual número da comanda que irá continuar.Ex: Se for juntar as comandas 5 e 10, em ''comanda de destino'', escolhendo a 10, a comanda 5 será transferida para a comanda 10, ficando apenas a comanda 10 na tela de pedidos. 
  5. Na confirmação clique em Sim.
  6. Irá aparecer a tela para fazer o fechamento da conta, com o valor unificado. Se a conta for paga no momento, finalize a venda. Caso o pagamento seja feito posteriormente, aperte ESC.
Caso o cliente desista de seu pedido, não tendo consumido nada, poderá realizar o cancelamento da comanda, excluindo todas as movimentações efetuadas. 


Como Resolver

  1. Na tela principal, clique em 
  2. Clique em 
  3. Selecione a comanda que será cancelada
  4. Confirme o cancelamento clicando em 
  5. Escreva o motivo do cancelamento e clique em Confirmar.
  6. O cancelamento será realizado. 
A opção “F5-Transferir” poderá ser utilizada quando for necessário transferir o pedido de uma comanda para outra comanda, ou quando precisar transferir os itens de uma comanda para outra.


Como Resolver
  1. Na tela principal, clique em 
  2. Clique em 
  3. Selecione a opção que deseja transferir
  4. Confirme qual comanda irá transferir clicando em

  5. Transfira e clique em Confirmar.
  6. A transferência será realizada.
Na opção Editar, será possível realizar alterações referente a Comanda que estiver aberta.


Como resolver

  1. Para editar uma comanda clique sobre o botão “Ctrl + E – Editar
  2. Selecione a comanda desejada.

Será aberta a tela de alteração da comanda, o usuário poderá informar a descrição da comanda, nome do cliente, funcionário e o número de pessoas na comanda.

     3. Clique em F9 - Confirmar.
Realiza o fechamento da comanda, finalizando o processo de venda e realizando a conferência da entrega dos pratos solicitados pelo cliente.


Como resolver

  1. Na tela de “Comandas abertas”, selecione o botão “F9 – Receber Conta” e será exibida a tela de recebimento.

2. Informe a forma de pagamento

3. Será emitido o Pedido ou a NFC-e.