Comanda não abre no mobile


Verifique como proceder quando o aplicativo da  Comanda Alterdata não estiver abrindo no celular/tablet ou estiver apresentando erros como "Verifique IP e porta" mesmo com as configurações aparentemente corretas.

Como Resolver


Existem duas verificações principais para garantir que o aplicativo Comanda Alterdata funcione corretamente: checar os serviços no computador e as permissões no celular.

1. Verificação dos Serviços no Windows

Certifique-se de que os serviços da Comanda estão em execução no computador/servidor:

  • Na barra de pesquisa do Windows, escreva services.msc e pressione Enter.

  • Verifique se os seguintes serviços estão com o Status "Em execução":

    • Alterdata Spice - API

    • Alterdata Spice - Serviço de Impressão Mobile

  • Se algum serviço estiver parado, selecione-o e clique em Iniciar.

2. Verificação da Permissão de Rede Local no iPhone

Caso os serviços estejam em execução e o aplicativo ainda não abra ou apresente a mensagem "Verifique IP e porta" em apenas um celular (como um iPhone), verifique se a permissão de Rede Local está habilitada para o aplicativo.

  • Acesse os Ajustes do iPhone.
  • Procure pela aba de Aplicativos ou role até encontrar o aplicativo Comanda Alterdata.
  • Dentro das configurações do aplicativo, procure pela opções "Rede Local".
  • Habilite a permissão Rede Local (a chave de seleção deve ficar na cor verde).



  • Após habilitar essa permissão, o aplicativo deverá abrir corretamente.

Observação: Essa permissão é essencial para que o aplicativo consiga se comunicar com o servidor ou computador na sua rede local.