Provedores de Integração
No Delivery , por meio da opção Aceitar pedidos automaticamente , o recebimento dos pedidos do Hub ocorrerá de forma automática.
Como nem todos os provedores permitem o aceite de pedidos via plataformas externas, determinados pedidos devem ser aceitos manualmente.
Observação! Se você já trabalha integrado ao Spice On e quer continuar com o Spice / Spice Light integrado desta forma, não habilite esta integração, pois se fizer as integrações passarão a ser feitas pelo gerenciador.
Fique por dentro das opções de provedores disponíveis no HUB de pedidos do Spice / Spice Lihgt .
Informação! Administre seus pedidos no Spice ou Spice Light de forma centralizada!
O que é Hub de Integração
Digamos que você tenha lojas virtuais para vendas dos seus produtos!
Como gerenciar esses pedidos de forma centralizada?
É aí que entra o Hub de Integração.
Ferramenta ou plataforma que integra e centraliza todos os dados da sua operação, neste caso dos seus pedidos.
A partir de um painel, você administra suas vendas de forma otimizada e automatizada.
É você no controle de toda a operação de seu e-commerce, conectado uma ou mais contas em diferentes marketplaces (Shopping center virtual).
Com Hub de Pedidos Alterdata, um gerenciador em nuvem responsável pelas integrações externas, você centraliza no Spice / Spice Lihgt o recebimento dos pedidos dos sites de Delivery.
Provedores de Integração
Para esta integração o Spice / Spice Lihgt pode utilizar os seguintes provedores:
Informação! Os provedores disponíveis para integração com Hub de Pedidos Alterdata podem ser configurados tanto no o Spice quanto no Spice Light em Funções Administrativas / Configurações / Integração . Para mais detalhes sobre particularidades de cada integração, clique no ícone do provedor correspondente acima!
iFood
Neste cenário, o Hub de pedidos, integra com lojas que possuem o mesmo CNPJ no iFood.
Informação! Estabelecimento que vende culinária japonesa, petiscos e doce gourmet, pode separar os seus produtos em lojas no iFood o que facilita a localização dos seus clientes.
Com sua conta cadastrada junto ao iFood:
Na plataforma iFood acesse “Minha loja / Loja”, nesta tela terá o Merchant ID (ID da loja), que é um código criado pelo iFood;
Informação! O ID para vínculo da Alterdata com o iFood (como parceiros, para ter integração com o Spice / Spice Light) é necessário. Para habilitar os dados na plataforma do Hub, as seguintes informações são necessárias: ID da loja, CNPJ e Cód. no CRM (código de cliente Alterdata).
Com as formas de pagamento e taxas vinculadas, na aba Integração das Configurações do Spice / Spice Light, identifique o código do produto no PDV para fazer o vínculo com o iFood;
Informação! Para isso, no Spice / Spice Light clique em “Exportar planilha”, assim serão listados os itens e o código do produto na coluna “Código PDV no provedor”.
- Feito isso, no portal do iFood , acesse a área “Cardápios” e vincule o Código PDV na plataforma do iFood.
Volte as opções de Provedores de Integração!
Spice On
Plataforma, e-commerce que trabalha integrada via Api ao Spice e Spice Light .
Trata-se da loja virtual, do seu estabelecimento que te ajuda a reduzir custos com valores cobrados por sites intermediadores de vendas como o iFood.
No Spice On você disponibiliza seus produtos onde seus clientes farão os pedidos, que serão integrados automaticamente com o módulo Delivery do Spice e Spice Light para controle de produção e entrega.
Volte as opções de Provedores de Integração!
Zé Delivery
- Preencher e assinar o Termo de Autorização de Ponto de Venda para liberar a integração da conta do Zé Delivery com o Hub de Pedidos.
Fazer o credenciamento no Zé Delivery, para que o acesso ao painel administrativo seja disponibilizado.
Informação! Os dados utilizados na integração são Idloja e CNPJ. O ID será apresentado no painel administrativo do Zé Delivery, na aba Gerenciamento na parte superior da tela.
Atenção
Dúvidas de informações e configurações da plataforma, verifique com o suporte do Zé Delivery.
O Spice / Spice Light apenas recebem o pedido para controle do seu estabelecimento.Pedido via Middleware do provedor Zé Delivery como não pago?Integre os produtos manualmente no portal do Zé Delivery.
- Acesse a aba “Estoque de produtos / Produtos” para realizar o cadastro.
Informe o Código do produto (Código do PDV gerado no Spice / Spice Light) e a disponibilidade.
- Para facilitar esse processo, nas configurações do Spice / Spice Light, acesse a aba “Integração”.
- Clique em exportar planilha exporte uma planilha por dentro do Spice / Spice Light.
- Após exportar a planilha, você pode copiar o código do produto na própria tela no pelo botão copiar.
- Na planilha, verifique a coluna “Código PDV”.
- Preencha manualmente os códigos a seus produtos no portal do Zé Delivery.
Devido a limitações do Zé Delivery o "Pop Up" de novos pedidos não aparece no Spice para notificar os novos pedidos, apenas os Cancelados!
Volte as opções de Provedores de Integração!
Accon
Para a integração Accon x Hub de pedidos, são necessários o Idloja e o CNPJ.
- Após o fechamento da assinatura de contrato, acesse o painel administrador disponibilizado pela Accon.
Na opção “Lojas”, no menu lateral da plataforma Accon, localize o Idloja.
Observação! O Spice / Spice Light apenas recebem o pedido para controle do seu restaurante e das etapas de preparo até a entrega!
- Integre os produtos manualmente no portal do Zé Delivery.
- Para facilitar esse processo, no Spice / Spice Light, acesse Funções Administrativas / Configurações / Integração .
- Clique em exportar planilha exporte uma planilha por dentro do Spice / Spice Light.
- Após exportar a planilha, você pode copiar o código do produto na própria tela no pelo botão copiar.
- Na planilha, verifique a coluna “Código PDV”.
- Preencha manualmente os códigos a seus produtos no portal administrativo da Accon.
Volte as opções de Provedores de Integração!
Americanas Delivery
- Acessar a plataforma (site ou App) da Americanas Delivery.
Faça o cadastro através da opção “Quer ser um lojista parceiro”.
Informação! O painel administrador será disponibilizado pela Americanas para preencher as configurações de produtos e da loja.
- Integre os produtos manualmente no portal do Americanas Delivery.
- Acesse o painel administrador disponibilizado pela Americanas e preencha as configurações de produtos e da loja.
- Acesse a aba Produtos / Produtos / Novo produto, para realizar o cadastro informando todos os dados necessários e o Código do produto (IDDETALHE).
- Para facilitar esse processo, no Spice / Spice Light, acesse Funções Administrativas / Configurações / Integração .
- Clique em exportar planilha exporte uma planilha por dentro do Spice / Spice Light.
- Após exportar a planilha, você pode copiar o código do produto na própria tela no pelo botão copiar.
- Na planilha, verifique a coluna “Código PDV”.
Preencha manualmente os códigos a seus produtos no portal administrativo da Americanas Delivery.
Dica! Seguindo o padrão de leitura da plataforma Americanas Delivery, você também pode importar a planilha exportada. Basta informar todos os dados necessários e vincular no campo Código de integração o ID salvo anteriormente.
Volte as opções de Provedores de Integração!
Epadoca
Volte as opções de Provedores de Integração!
Quero Delivery
Em Funções Administrativas / Configurações / Integração preencha as configurações para integrar seu estabelecimento com a plataforma.
Informação! Precisa impulsionar suas vendas? Tá aí a Quero Delivery uma plataforma para você, seja o seu estabelecimento do ramo de lanchonetes, restaurantes, supermercados, farmácia, etc.
JotaJá
Plataforma para delivery de lanchonetes, restaurantes, supermercados, farmácia, etc. que agiliza as entregas de pedidos online, feitas para seu restaurante, utilizando as redes sociais como principais canais de comunicação.
- Cadastre sua conta
Informação!
- No portal administrativo do JotaJá os produtos devem ser cadastrados manualmente, informando foto, nome, preço, grupo e o ( SKU ).
Na plataforma, integre os produtos, basta pegar o iddetalhe dos itens e fazer o vínculo no site, no campo SKU .
Dica! SKU é o nosso iddetalhe, responsável em fazer a integração.
Em Funções Administrativas / Configurações / Integração preencha as configurações para integrar seu estabelecimento com a plataforma.
Anota AI
Plataforma de automatização dos pedidos da sua empresa com atendente virtual para redes sociais, cardápio digital e um gestor inteligente. Com essa integração você pode, por exemplo, aumentar o faturamento do seu Delivery via WhatsApp. Se você possui um site, integração (robozinho) no WhatsApp, se vende via link do Instagram, Facebook, os pedidos feitos neles chegam no Anota AI.
É isso mesmo! Seus clientes fazem os pedidos pelo WhatsApp e eles caem direto no Delivery do Spice!
A plataforma Anota AI envia esses pedidos para o Spice, que os centraliza no módulo de
Delivery, onde você fará gestão dos pedidos com os poderosos recursos do Spice. Similar às integrações com os demais provedores (Spice On, iFood, Zé Delivery...) homologados e integrados ao Hub de pedidos.
Informação! Configurações do WhatsApp do Anota AI, o "robozinho" da plataforma, isso é de responsabilidade da desenvolvedora Anota AI. Então personalização do site, troca de mensagem do robozinho... devem ser verificadas com a desenvolvedora Anota AI.
Com essa integração você terá acesso ao gestor (Site) da plataforma Anota AI, onde você também gerencia os pedidos, realiza abertura de mesa, entre outros.
Para utilizar essa integração, os seguintes passos são necessários:
1. Adquirir plano com a Anota AI
- Clique em Chamar no WhatsApp para fechar o seu plano.
2. Configurar Integração
- No gestor (Site) da plataforma Anota AI, acesse a área de configurações de Integrações.
- Verifique seu ID da Loja e a Chave de integração (Token).
Dica! Esses dados serão vinculados no Hub de pedidos para que os pedidos sejam recepcionados no
Delivery. No Spice ao clicar em , você pode consultar o Status das Lojas, onde irá constar que você possui o Anota AI, cujo status fica como Restrita. O Caixa precisa estar aberto no dia, similar ao iFood.
3. Fazer o Vínculo dos Produtos
- Utilize a exportação de produtos do Spice para pegar o ID detalhe, ou seja, o Cód. Externo dos produtos para fazer o vínculo manualmente no site Anota AI:
- Acesse as Funções Adminmistrativas / Configurações / Integração do Spice.
- Marque a opção Utiliza Hub de Pedidos Alterdata.
- Em Integração / produtos, informe o Produto Genérico.
Dica! Assim, você não fica sem receber o produto, caso o ID não esteja vinculado, pois esse "ID genérico" será utilizado nestes casos.
- Clique em Exportar Produtos / Exportar Planilha.
Atenção! Essa exportação não fará o envio dos produtos para a plataforma Anota AI, pois eles não possuem API para receber essa exportação de sistema de terceiros.
- Copie o Cód. Externo e vincule-o manualmente no produto, no gestor do Anota AI.
- Acesse o gestor do Anota AI em, Gestor de Cardápio / Gestor, na aba de Integrações PDV.
Informação! No gestor você pode criar as categorias, apenas para organização do site (a título de exemplo, no Spice seriam o nosso Grupo). Dentro das categorias se cadastram os itens. Assim, ao clicar em Adicionar Item, vincule o nome, descrição, se é vendido fracionado, foto e preço. Quanto ao preço será respeitado o que estiver informado no site (Anota AI) e não o que estiver informado no Spice.
- Ainda no gestor, acesse Ações / Integrações PDV e no campo ID Externo informe o Cód. Externo para fazer vinculo.
Dica! Há produtos em que você pode vincular itens como adicionais. Basta clicar em Ações do item / Editar adicionais, marque a opção Com adicionais e vincule o Nome do Item (nome do produto cadastrado) e o preço do produto.
- Após fechar o gestor, ter feito o vínculo do ID no Hub, realizar a integração e ela estiver ativa, o Spice já estará configurado para trabalhar com o Anota AI.
Informações Importantes
A Anota AI, fará a elaboração o site do cliente (Loja/Cardápio Digital), toda a parte visual e todo pedido que chegar no gestor ser recebido dentro no Delivery.
- Posso trabalhar com recurso de Perguntas do Spice?
A estrutura do Anota AI para remoção de itens que não são produtos (ingredientes, produtos do tipo observação, perguntas) não atende muito bem, devido limitações da plataforma Anota AI. - Qual o funcionamento do pedido agendado?
Para pedido agendado, a API do Anota AI tem um comportamento diferente do Spice On e iFood, por exemplo, que já cai com a data do agendamento informado. Então se o pedido do Anota AI, demorou para cair, isso é por uma limitação da API do Anota AI. O pedido só cai faltando uma hora antes do agendamento. - O cliente consegue acompanhar do Status do pedido?
Ao trocar o status no Delivery do Spice, no site (visão do cliente do pedido) irá atualizar também (não são todos, apenas os principais: Em Entrega e o Entregue). O acompanhamento do pedido também pode ser feito peloWhatsapp Web. O pedido feito pelo site é como se fizesse pelo Whatsapp, a estrutura é a mesma.
- E como funciona o cancelamento do pedido?
O Anota AI permite o cancelamento do pedido independentemente do que aconteça. Cancelou noDelivery do Spice, o pedido é cancelado no site para o cliente também. Quanto ao estorno de cartão, o Spice não tem controle. O Spice só faz o que a API do Anota AI integra. O proprietário precisa definir como o estorno poderá ser feito, por exemplo, na maquininha do motoboy ou no próprio estabelecimento.
Informação importante sobre a opção Aceitar Pedidos Automaticamente, opção localizada no Delivery do Spice. Quando marcada, o pedido chegará no Delivery normalmente e, se desmarcada, chegará no Hub de pedidos. No entanto, o gestor do Anota AI também possui a opção Aceitar os pedidos automaticamente. Quando marcada, o aceite automático por parte do gestor ocorrerá e a opção correspondente lá no Spice perde sua utilidade, pois o Spice receberá o pedido como já confirmado e ele será enviado diretamente para a impressão de Copa e Cozinha.
Então, recomendamos o seguinte:
Volte às opções de Provedores de Integração!