O que é uma devolução e qual sua importância?
A NF-e de Devolução de Mercadoria é um documento para formalizar o retorno de produtos ao fornecedor, registrando informações sobre a circulação da mercadoria e garantindo a conformidade fiscal. Além disto, a devolução facilita o controle do estoque, promove transparência nas transações comerciais e assegura o reembolso de valores e créditos de impostos.
As empresas enquadradas no Regime Normal (Lucro Presumido ou Lucro Real), destacam normalmente o ICMS em suas notas, diferentemente de empresas do Simples Nacional. Mas para emissão de devoluções existem outros cadastros que podem impactar o cálculo do sistema, não apenas no ICMS mas em outros tributos também.
Como destacar os impostos?
A devolução realizada a partir da nota compra, seja parcial ou integral, sempre irá considerar os valores da nota original. Logo, ao realizar a importação de uma NF-e, sempre verifique se os impostos estão sendo destacados corretamente no sistema.
É verdade que quando se tratam de impostos, sempre surgem dúvidas! Na emissão da NF-e de devolução não seria diferente, principalmente quando a empresa emitente e a destinatária têm regimes tributários diferentes.
A Secretaria da Fazenda determina que, ao devolver a mercadoria, a empresa deve fazê-lo por meio de uma NF-e (modelo 55), sendo obrigatório destacar os impostos nos campos correspondentes, conforme a nota original de compra. E para que o Shop realize o cálculo automático com base na nota de compra, é importante conferir alguns cadastros no sistema, sendo eles:
Após conferir estes cadastros, poderemos realizar a devolução de duas formas:
Os dados fiscais são de responsabilidade da empresa. Em caso de dúvidas, consulte a sua contabilidade.