NF-e de Saída para comodato

Mostrar procedimento para gerar NF-e de remessa no sistema Shop.


A unica particularidade no lançamento de uma nota de saída para comodato é o CFOP e a Operação que serão utilizadas no documento.

Exemplos!

Exemplos usuais de comodato é o comodato de aparelhos celulares pelas operadoras de telefonia. Nestes casos as operadoras emprestam o aparelho a empresas, para uso empresarial, e a companhia cliente paga apenas pelo consumo em telefonia e dados, desfrutando do aparelho sem custos.

A indústria cervejeira usa do comodato com frequência, ao emprestar freezers e geladeiras a bares para que estes ofereçam seus produtos no estabelecimento.


Para realizar o lançamento de uma nota de remessa primeiro é necessário identificar qual CFOP será utilizado na operação.

Em caso de dúvida sobre qual CFOP utilizar, por se tratar de uma informação fiscal,  essa informação pode ser vista com o contador da empresa.

Identificar o CFOP que será informado na nota.


  1. Acesse no Shop a aba Produtos e Serviços / Fiscais / Operações.
  2. Clique em Novo, informe a Descrição da operação, informe o Tipo de operação, podendo ser Entrada ou Saída, informe o CFOP de remessa que será utilizado e o tipo de preço que será utilizado na operação.

    Caso a nota que será lançada tenha que calcular algum imposto, como ICMS, Substituição Tributária, IPI ou PIS/Cofins, devemos acessar no cadastro da operação as abas referentes aos impostos e clicar para calcular.

  3. Acesse a aba ICMS e marque a opção Calcula ICMS.

    Esse mesmo procedimento pode ser feito também para os demais impostos.

  4. Após realizar a configuração da operação, se o produto e fornecedor da nota estiverem cadastrados no sistema, basta acessar o Movimento de estoque, clicar em "Nova NF-e" e realizar o lançamento do documento utilizando a Operação criada.

    Caso precise realizar o cadastro de produtos e não sabe como fazer, consulte o tópico Novo Cadastro de Produtos.
    Caso precise realizar o cadastro de cliente, consulte o tópico Cadastro de clientes sem inscrição estadual.

  5. Após o lançamento do documento, se necessário, pode ser gerado o XML da NF-e para que seja enviada para SEFAZ.