Para cadastrar lojas, ou seja, as Matrizes e Lojas da empresa, siga os passos:

  1. Acesse o sistema Retaguarda.
  2. Clique no menu Cadastro Geral.
  3. Clique em Lojas.
  4. Clique em Incluir

  5. Clique nas abas apresentadas, para cadastrar a loja:


    1. Clique na aba Dados cadastrais.
    2. Preencha os campos de acordo com os dados da loja, que além dos dados básicos são:

      1. Selecione se é pessoa Física ou Jurídica.
      2. Informe o Tipo de loja.
      3. Informe a Rede.
      4. Informe separação interna da empresa que rateará despesas e receitas no campo Centro de Custo.
      5. Informe a tributação que será aplicada às notas no campo Tabela Tributação (ECF).
      6. Informe o profissional contábil responsável no campo Contador.
      7. Informe a filial Filial de Faturamento.
      8. Caso a loja seja uma franquia:

        1. Marque a opção Franquia caso a loja seja uma franquia.
        2. Selecione a loja matriz no campo Matriz Franquia.

      9. Informe a Apuração ICMS (SPED).



    3. No quadro Tabelas Permitidas, selecione as tabelas de preços que serão usadas pela loja:

      CampoDescrição

      Permitir Venda

      Marque esta opção para autorizar a loja realizar vendas.

      Tabela de Custo

      Selecione uma opção para determinar como serão usadas as tabelas de preço no sistema para esta loja.

      • Aquisição
        Selecione esta tabela para ser utilizada apenas no caso de aquisições de mercadorias (compras e entradas).
      • Gerencial
        Selecione esta tabela para ser utilizada de forma gerencial, ou seja, na geração de relatórios e na decisão de escolha para o Custo da Mercadoria Vendida (CMV).
      • Venda
        Selecione esta tabela para ser utilizada apenas em vendas e saídas.


      Tela Transferência

      Marque esta opção para determinar quais tabelas poderão ser usadas na tela de transferência de mercadorias.

      Tela Entrada Nota

      Marque esta opção para selecionar as tabelas que poderão ser usadas na entrada de notas fiscais.

      Produto

      Marque esta opção para definir as tabelas que aparecerão na tela de produtos ao localizar um produto no momento da pesquisa.

      Pedido Compra

      Marque essa opção para que as tabelas que possam ser usadas na criação de pedidos de compra.

      Faturamento

      Marque essa opção para definir quais tabelas poderão ser usadas no cadastro e emissão de NF-e

      Consulta

      Marque essa opção para definir as tabelas que aparecerão em outras telas do sistema.

      Armazenar Estoque

      Selecione uma opção para determinar como serão registrados o armazenamento do estoque no sistema para esta loja. 

      Aquisição: Selecione esta tabela para ser utilizada apenas no caso de aquisições de mercadorias (compras e entradas).

      Gerencial: Selecione esta tabela para ser utilizada de forma gerencial, ou seja, na geração de relatórios e na decisão de escolha para o Custo da Mercadoria Vendida (CMV).

      Venda: Selecione esta tabela para ser utilizada apenas em vendas e saídas.

      ExcluirMarque essa opção para impedir o uso da tabela em questão.


    4. Clique em para copiar as configurações da tabela para outra loja.

    5. Descreva alguma Observação Pedido que julgar necessário.
    6. (Opcional) Marque a opção Inativo para inativar a loja no sistema.

    Na aba Configurações determine as configurações para uma loja específica, um grupo de lojas ou para todas as lojas de uma rede.

    1. Clique na aba Configurações .
    2. Marque as opções conforme a necessidade da loja:

      CampoDescrição

      Não abre sábado/domingo/ feriado

      Marque estas opções para informar os dias em que a loja não funcionará. 

      Não será possível abrir o sistema NetLoja neste dia da semana. Para a matriz, estas configurações não fazem diferença.

      Recebe o arquivo DIVERSOS

      Marque esta opção para receber dados de forma manual.

      Recebe o arquivo de SALDOS

      Marque essa opção para receber arquivos de informação do estoque.

      Recebe o arquivo CLIENTES

      Marque essa opção para receber arquivos de informação em relação a cadastro de clientes.

      Exportar dados

      Marque essa opção para a loja exportar dados para a Matriz.

      Se esta opção não for marcada a Matriz não receberá os dados da loja na integração.

      Diretório para armazenar arquivos

      Clique para preencher o diretório para exportação offline de dados. 

      Recebe Distribuição

      Marque esta opção para a loja estar habilitada a receber distribuição de mercadorias.  Com ela habilitada as outras opções irão aparecer para informar qual tabela será exibida no romaneio de distribuição (custo ou varejo) e percentual (%) para distribuição.

      Hora para a loja enviar movimento

      Defina algum horário para a loja enviar a informação de movimentação para Matriz.

      Travar processamento de inventário quando houver transferência ou distribuição em divergência

      Marque esta opção para não ser possível processar inventário se houver alguma divergência em transferência ou distribuição de mercadoria que ainda não foi resolvida.

      Faz transferência

      Marque esta opção para permitir que a loja trabalhe com a rotina de transferência de mercadorias.

      Faturamento

      Marque esta opção para que a loja possa realizar a rotina de emissão de notas como por exemplo de troca e devolução.

      Recebe Promoção

      Marque esta opção para que a loja possa receber qualquer valor de promoção.

      CPF na nota

      Marque esta opção para o sistema pedir CPF na nota.

      Gerar entrada de nota pelo faturamento

      Marque esta opção para o sistema crie uma nota de entrada, ao escolher a opção movimentar estoque na nota fiscal eletrônica.

      Loja com gerenciamento de estoque

      Marque esta opção para a loja possa realizar movimentações de estoque.

      Valor de custo da distribuição

      Selecione o custo que será usado na rotina de distribuição.

      Dica:

      É recomendável selecionar a opção Custo Total.

      Valor de venda da distribuição

      Selecione o valor de venda que será praticado na rotina de distribuição.

      Dica:

      É recomendável selecionar a opção Varejo.

      Habilitar QTD. no F3 do pré venda

      Marque esta opção para habilitar o a tecla F3 para fazer a consulta de produto no NetPaf.

      Itens que cabem na nota faturamento

      Informe o número máximo de itens que podem caber em uma nota.

      Gera comissão de retirada

      Marque esta opção para que ao fazer uma venda para outro funcionário da loja é gerada a comissão para o vendedor que realiza a venda.

      Para que seja calculada a comissão preciso ter o valor da comissão no cadastro do vendedor ou uma meta cadastrada.

      A loja trabalha com estoque negativo

      Marque esta opção para que a loja possa fazer a venda mesmo que o produto não esteja no estoque do sistema mas está disponível no estoque da loja.

      A loja deve armazenar as tentativas de vender produto sem estoque

      Marque esta opção para que sempre que um vendedor tentar vender um produto que não tiver estoque o sistema irá armazenar a informação desta tentativa, informando o produto.

      A loja recebe pedido de compra

      Marque esta opção para a loja receber os pedidos cadastrados na retaguarda através do NetLink.

      Trabalha com 2° comissionado

      Marque essa opção caso a loja trabalhe com 2° comissionado.

      Trabalha com vale eletrônico(Givex)

      Marque essa opção caso a loja trabalhe com o vale eletrônico (Givex).

      Gestor de pedidos

      Marque esta opção para que Gestor de pedidos fique disponível na loja no Gestor Ecommerce.


    3.  No quadro Enviar Movimento Para, selecione a matriz franqueadora, para que ela receba as movimentações da franquia.

      No caso do cadastro da matriz franqueadora, este quadro não deverá ser preenchido pois ela recebe movimentação de todas as lojas e franquias, mas não envia para ninguém.

    4. No quadro Configurações de franquia, escolha uma ação conforme a necessidade da franquia:

      Essas configurações estão habilitadas caso do cadastro Lojas na aba Dados Cadastrais a opção Franquia e a loja matriz esteja informada no campo Matriz Franquia.

      CampoDescrição

      Recebe preço 1

      Marque esta opção para a franquia receber o preço sugerido da franqueadora.

      Recebe preço 2

      Marque esta opção para a franquia receber o preço 2 que, no sistema, caracteriza uma promoção.

      Alterar preço

      Selecione se a franquia poderá alterar os preços para mais, para menos ou ambos.

      Controle de compra

      Selecione se a franqueadora poderá realizar algum procedimento com a nota/pedido do franqueado 

      Recebe configurações das lojas

      Marque esta opção para apenas a matriz franqueadora poderá realizar as configurações das franquias, desmarque para as franquias terão autonomia de configurar suas lojas independente do que a matriz franqueadora determinar.

      Cadastra pedidos de compra

      Marque esta opção para definir se a franquia trabalhará ou não com pedidos de compra.


    5. No quadro E-mail Log Produtos S/ Estoque, informe um e-mail para caso a loja faça a venda de algum produto que não esteja disponível no estoque.

      Para que esta opção funcione corretamente, é preciso configurar o envio de e-mails pelo sistema na aba E-mail.

    6. No quadro E-mail de Fechamento, informe um e-mail  para receber informações de encerramento do caixa quando a loja fizer o fechamento no NetPaf.

    7. (Opcional) No quadro Promoção Fiscal, escolha uma das opções de acordo com o estado da nota fiscal.

    8. No quadro Recebimento de caixa, preencha os campos:

      1. Marque a opção Habilitar Configurações de Recebimento.

      2. Informe a Conta Corrente.
      3. Informe o Centro de Custo.


    9. Clique em Transferir Estoque para transferir todo o estoque da loja atual para uma nova loja.
    10. Clique em Fornecedor para selecionar os fornecedores que a loja irá receber as transferências.

    A aba Arquivos Enviados é habilitada na operação de consulta ou edição da loja e mostra as sincronizações de informação da matriz para as lojas.

    A sincronização é feita através da aba comunicação no Retaguarda.

    A aba Arquivos Recebidos é habilitada na operação de consulta ou edição da loja mostra os arquivos recebidos pela matriz que vieram das lojas.

    Clique em Excluir Arquivo para fazer a exclusão do arquivo selecionado.

    Na aba Metas você pode cadastrar todas as metas da loja.

    1. Clique no quadro % por Semana e informe as metas das do mês e da semana.
    2. Clique em % por Dias da Semana e informe as metas dos dias da semana.
    3. Informe o período da meta.


    1. Informe a inscrição estadual do substituto tributário.
    2. Preenchas as informações de Tributação.

      1. Informe o regime tributário
      2. Clique nas opções Habilitar Tributação de PIS/COFINS para informar a tributação e alíquota de PIS e COFINS.
      3. Informe o Código de Situação da Operação do Simples Nacional (CSOSN).


    3. No quadro NFC-e - CSC (Código de Segurança do Consumidor), informe o identificador e o Token no Código de Segurança do Consumidor ( CSC/ Token).

    4. Informe a assinatura no campo do Código de Vinculação SAT / MF- e.

    5. Clique em Confirmar.

    Utilize as opções da manutenção das configurações de e-mail.

    • Incluir Configuração de E-mail

      1. Clique em Incluir.
      2. (Opcional) Selecione a opção de Configurações pré- definida para optar por uma configuração de acordo com o provedor de E-mail (Gmail, Yahoo, etc) de sua preferência.
      3. Preencha as informações de e-mail e marque suas preferências de acordo com os campos apresentados.

        1. Informe o Setor.
        2. Informe o ID E-mail, ou seja, a descrição do e-mail antes do @ por exemplo.
        3. Informe o Ususário e Senha.
        4. (Opcional) Selecione a opção Não deixar uma cópia das mensagens no servidor.


      4. Clique em Testar.
      5. Clique em Confirmar.

    • Alterar Configuração de E-mail

      1. Selecione a configuração de e-mail que deseja alterar.
      2. Clique em Alterar.
      3. Alterar as configurações.
      4. Clique em Confirmar.

    • Excluir Configuração de E-mail

      1. Selecione a configuração de e-mail que deseja excluir.
      2. Clique em Excluir.
      3. Confirme a exclusão.

    Na aba Atributos marque a que grupo (atributos) essa loja pertence.

    Exemplo:

    A quais Franquias ou Lojas Próprias pertence.

    A aba Integrador TEF permite que as transações financeiras sejam otimizadas e realizadas de maneira segura.

    O TEF é instalado pela empresa contratada pelo cliente, o que é feito pelo sistema é apenas a configuração.

    • Zoop

      1. Informe o Selle ID.
      2. Marque a opção Habilitar Tef Zoop.
      3. Informe o seu Market Place.
      4. Informe o Publish Able Key (Chave Publicável).


    • Quickon Cashback

      1. Marque a opção Habilitar.
      2. Informe a chave Token.

    • QuickOn Pix

      1. Marque a opção Habilitar.
      2. Informe a chave Token.


    • QuickOn Boleto
      (informação)  Ao habilitar esta opção, será exibido na tela de lançamento de caixa e despesa nos sistemas NetPaf (Cadastro Geral/ Caixa/DespesaRetaguarda (Cadastro Geral/ Caixa/Despesa), o recurso Gerar Boleto. Ao clicar nesse botão, informe valor desejado.

      1. Marque a opção Habilitar.
      2. Informe a chave Token.


  6. Clique em Confirmar.

Para mais detalhes sobre as outras funcionalidades do cadastro, consulte o tópico Lojas.